A diversidade e comunicação é crucial para gerar valor aos negócios e a sociedade, além de aproximar as pessoas com perfis diversos. Desse modo, pode-se reduzir qualquer obstáculo que impeça a equidade de chances entre os membros do time.
O que é diversidade e comunicação?
Trata-se de uma forma de inclusão cujo objetivo é garantir que pessoas de diversas etnias, idades, religiões e gêneros possam expressar as suas ideias. Dessa forma, é possível promover discussões saudáveis, estimular reflexões e resolver problemas, graças a um:
- Maior engajamento;
- Redução de conflitos;
- Diminuição do turnover.
A diversidade e comunicação busca aproximar as pessoas com o intuito de melhorar o local de trabalho e criar maior conexão entre as equipes. Assim, pode-se gerar mais valor aos negócios e também à sociedade. Uma vez que essas ações, a curto e médio prazo, podem chamar a atenção de um público diverso que tende a se identificar com a marca.
Como a diversidade e comunicação podem tornar uma empresa mais eficiente?
Os líderes têm um papel crucial para garantir que todos possam expor as suas opiniões sobre um certo assunto sem que haja discórdias. Desse modo, eles devem estar aptos a conduzir as pessoas com ideias distintas a fim de encontrar soluções eficazes para
os desafios. Com isso, a criação de um programa de diversidade pode ajudar a reduzir os:
- Riscos de crises;
- Aumentar a motivação;
- Incentivar o crescimento na profissão;
- Alinhar metas e objetivos.
A inclusão social nas empresas é um processo crucial para deixar as pessoas mais próximas e validar a importância da diversidade e comunicação no trabalho em equipe. Além disso, pode-se promover um sentimento positivo onde a pessoa sente que pertence àquele local. Logo, isso facilita integrar as equipes, além de ajudar a criar uma cultura mais inclusiva.
Sete dicas para promover a diversidade e comunicação na empresa
Ao incentivar este tema no ambiente de trabalho é possível atrair e reter novos talentos de forma fácil. Contudo, é preciso ter calma e paciência para estruturar processos. A fim de definir os métodos certos para tornar o local mais inclusivo para realizar vários debates.
1. Crie um espaço para acolher as pessoas
Esta iniciativa visa estimular uma discussão eficaz sobre a diversidade e comunicação no dia a dia da empresa. Dessa forma, a ideia central é que todas as pessoas possam expor as suas opiniões com o intuito de achar novas soluções eficazes para resolver os conflitos.
Promover a união entre as equipes é crucial para atingir as metas e os objetivos a curto e médio prazo. Além disso, este espaço é uma forma eficaz para denunciar as práticas
abusivas de poder e criar uma conexão genuína com pessoas de perfis e visões distintas.
2. Fortaleça a cultura da empresa
Um negócio que consegue transmitir valores fortes como o respeito, a empatia e a clareza podem deixar as pessoas cada vez mais motivadas. Por isso, reforce os hábitos, as crenças
e os valores da sua empresa a fim de manter todos alinhados com os mesmos objetivos.
3. Conheça as pessoas
A comunicação eficaz promove a inclusão, isso porque, faz com que todos os membros da equipe se sintam à vontade para emitir novas opiniões e tirar dúvidas. Desse modo, procure conhecer as pessoas para criar mais afinidade e detectar de forma clara as expectativas em relação às suas tarefas diárias.
4. Mapeie todas as fontes de ruído
Para que uma equipe seja bem mais produtiva, deve se eliminar tudo o que atrapalha o seu progresso. Dessa forma, pode-se evitar que pequenas faltas de atenção se tornem grandes bolas de neve. Uma vez que isso tende a desmotivar muito as pessoas ao longo do tempo.
A diversidade e comunicação nas empresas exige que os dados fornecidos sejam claros e objetivos. Assim, é possível usar os recursos certos para cada tipo de projeto. Desse modo, tem-se uma melhora dos processos internos e integrar diversas tarefas com o time.
5. Faça reuniões semanais
Esta é uma boa forma de melhorar a relação entre as pessoas, além de repassar alguns pontos cruciais e dar avisos de um modo claro. Logo, as reuniões devem ser rápidas e objetivas, a fim de informar, alinhar e ajustar processos, sanar dúvidas e organizar projetos.
O ideal é que todas as reuniões tenham um horário e local marcado com a equipe e que ocorra com todos os membros presentes. Dessa forma, pode-se evitar a falta de atenção e estimular as conversas produtivas sobre a inclusão social e conhecer as opiniões distintas.
6. Forneça bons feedbacks
Para implantar a diversidade e comunicação de uma forma certa, deve-se avaliar as tarefas diárias das pessoas. Com isso, pode-se reduzir vários tipos de erros durante os projetos, além de melhorar muito a qualidade do trabalho e tornar o time mais ágil e eficaz.
O feedback ao ser dado de modo correto pode acalmar os ânimos da equipe sobre metas e objetivos a serem atingidos. Assim, tente avaliar as pessoas de uma forma positiva, a fim de engajá-las e deixá-las bem mais motivadas em relação às tarefas e aos resultados pedidos.
7. Adapte todos os processos de seleção
Os processos seletivos são um meio eficaz para encontrar novos talentos e tornar a equipe mais diversa. Desse modo, deve-se criar estratégias para recrutar as pessoas com idades, etnias e visões distintas. Logo, use a tecnologia para descobrir bons perfis para o seu time.
A descrição das vagas pode ajudar a atrair aqueles que têm maior aptidão para o cargo solicitado na empresa. Além disso, evite ao máximo exigir fluência em idiomas. Uma vez que isso impacta de forma negativa na diversidade e comunicação dentro dos negócios.
Por que investir em diversidade e comunicação?
A sociedade é diversa e várias pessoas são propensas a comprar de uma marca cuja publicidade reflete a sua etnia. Dessa forma, ao criar um local acolhedor onde todos se sintam à vontade para relatar as opiniões, tem-se como resultado uma melhora em grande parte dos processos. Logo, isso pode refletir nas vendas e no suporte aos clientes da loja.
Maior visibilidade para empresas que praticam a inclusão
As empresas que aderem às campanhas de inclusão são bem vistas pelo público geral que tende a consumir os seus produtos com mais frequência. Assim, pode-se criar uma conexão mais genuína com as pessoas e ao mesmo tempo incentivar a inclusão social.
Seja relevante e tenha uma cultura inclusiva
Ao tratar as pessoas de perfis diversos com mais respeito e dignidade é possível adquirir um certo nível de admiração dos clientes. Uma vez que muitas pessoas estão dispostas a priorizar uma marca que apoie as suas causas e estimule a diversidade e comunicação.
As políticas de inclusão
Ter uma equipe inclusiva vai muito além de contratar pessoas de raças, idades e etnias distintas. Desse modo, apostar em um time diverso pode trazer vários benefícios que aliado às políticas de inclusão muito trazem sucesso e harmonia para qualquer local de trabalho.