Diversidade e inovação tem sido uma pauta muito debatida hoje em dia, já que é possível dizer que uma completa a outra. Assim, entenda as ideias de inclusão empresarial e coloque em ação em seu negócio para um espaço de trabalho com mais empatia.
O que é diversidade?
Quanto à definição, diversidade é aquilo que é diferente, que possui características diversas, ou seja, trata-se de um local que possui ampla variações de indivíduos em razão da etnia, sexualidade, religião, pessoas com deficiência, entre outros.
Como criar um ambiente mais diverso
Não há uma fórmula para aplicar a diversidade e inovação, mas existem fatores que podem auxiliar nessa inclusão, dessa forma, cabe citar:
- Propósito;
- Recursos;
- Colaboração;
- Autonomia;
- Inspiração;
- Experimentação.
Para implementar deve-se ter estratégia e preparação, assim como é preciso que as lideranças estejam alinhadas em um único propósito, o de garantir práticas novas que incluam todo o seu time diverso.
O que é diversidade dentro da empresa?
Em um contexto empresarial, diversidade e inovação são essenciais para garantir a competitividade, bem como, para que todos tenham uma oportunidade, sem exclusão. Hoje em dia, isso é muito usual por meio das cotas que são um meio de fazer com que a empresa não escolha pessoas “iguais”, não tenha um padrão e que aceite o diferente.
Inclusão x diversidade
Falar de diversidade sem citar inclusão é quase impossível, uma vez que a segunda tem a ideia de inserção. Assim, garante que as pessoas diversas sejam incluídas em um ambiente de trabalho. Mas, isso requer antes uma preparação para que todos se sintam confortáveis e prontos para atuar de forma livre.
Qual é o conceito de inovação?
Inovação é implantar uma novidade, ideia ou um projeto novo. Assim, sempre tida com a mudança, também é muito comum tratá-la como um motor de crescimento econômico, ou seja, um modo de alavancar a empresa juntamente com a diversidade.
Quais são os 4 tipos de inovações?
Existem diversos tipos de inovações, mais de dez exemplos, porém ela possui uma divisão, em quatro “graus” ou categorias. Assim, cabe citá-las:
- Incremental;
- Radical;
- Disruptiva;
- Aberta.
É importante entendê-las uma por uma, por exemplo, a incremental visa aprimorar ou atualizar algo que já existe. Ao contrário da radial em que há a criação de algo novo. Já a disruptiva, como o próprio nome traz, é similar a anterior, porém rompe com algo anterior. Por fim, a aberta é uma aposta e ocorre por meio de parcerias, fusões ou aquisições de outras instituições.
Exemplos dos tipos de inovações
Existem diversos exemplos de inovações, assim é possível citar alguns como:
- Produto;
- Serviço;
- Marketing;
- Processos;
- Modelos de negócio.
Não é um rol taxativo, a lista é extensa, assim, é preciso explicar um pouco sobre esses exemplos. Desse modo, o produto é sobre lançar um novo, bem como o serviço, que oferece algo à disposição do cliente. Já o marketing trata das necessidades e demandas, nesse sentido, os processos são para otimizá-lo e por fim, o modelo de negócios é uma estrutura fora do padrão.
Qual a relação entre diversidade e inovação?
O mundo evolui a cada instante, por isso, é preciso que as empresas busquem sempre atualizar o seu portfólio. Assim como aconteceu com a diversidade e inovação, em que ambas se tornaram uma pauta importante no mercado e foi preciso a adequação de todos.
Existe uma relação bastante positiva entre esses dois conceitos, porém é fundamental que isso saia do papel, ou seja, deve-se aplicar na prática, pois juntas podem gerar bons resultados de crescimento.
Como trazer bons resultados com a diversidade e inovação?
Esses institutos em conjunto geram um aumento nos resultados da empresa, dessa forma, garantem um maior crescimento. Assim como, uma empresa diversa significa ter pessoas com habilidades e diferentes visões que complementam e ajudam em todos os setores.
As chances de soluções criativas e que geram a resolução dos problemas são muito maiores. Pois pessoas diferentes pensam de forma distinta, desse modo, podem levantar propostas “fora da caixa”. Ou seja, com o aumento da diversidade de pensamento, grande é a possibilidade de obter inovação nas respostas e ideias de um negócio.
A importância da diversidade e inovação
Combinar pessoas diferentes gera um novo ambiente e pode trazer ótimos resultados. Desse modo, tem-se uma equidade de oportunidades, onde todos os indivíduos, independente de suas características, conseguem inserção nos mais distintos espaços de trabalho. Isso, principalmente naqueles que detém de uma boa estratégia e atualização constante com o que acontece no mundo.
A busca por um tratamento justo e igualitário traz para o mercado uma amplificação que garante maiores benefícios. Assim, implantar a inovação e a diversidade traz eficiência e desenvolvimento, além de tudo que já foi dito.
Respeito e Empatia
Respeito e empatia são essenciais para garantir a diversidade e inovação, bem como são importantes para se ter na vida. Esse primeiro trata-se de um sentimento de garantir a outra pessoa que o desejo dela não passará por uma análise da parte oposta, é um dos valores interpessoais humanos. Já a empatia é entender o lugar do outro, não colocar-se, pois é preciso evitar qualquer tipo de julgamento.
Dicas para aumentar a diversidade e inovação na empresa
Existem algumas dicas que podem ajudar no momento de implantar na empresa a diversidade e inovação. Confira o que pode-se aplicar e aumentar as chances de sucesso:
- Liderança com engajamento;
- Minoria inseridas nas equipes;
- Metas de equidades;
- Diversificação.
Claro que isso requer muito trabalho e uma boa estratégia para garantir o funcionamento, mas, seguir esses passos é um bom começo para garantir um local de trabalho inovador e diverso.
Invista em uma consultoria para a sua empresa
Como tudo na vida, às vezes é preciso alguém atue como um guia e ajude a conquistar os objetivos. Dessa forma, neste caso, a consultoria sobre diversidade e inovação pode fazer com que você consiga se atualizar e aplicar esses conceitos de modo prático em seu negócio.
Especialista em diversidade e inovação
Uma ação muito importante para garantir os resultados é ter alguém que tenha experiência na área. É preciso que essa pessoa seja especialista em diversidade para que tenha um olhar mais amplo e oriente o seu RH na hora de contratar profissionais diversos e também inovadores.