A área de recursos humanos é vital para gerar maior diversidade e inclusão nas empresas. Pois, é a porta de entrada de novos talentos para um negócio de sucesso. Além disso, tem um papel de destaque ao atuar para que haja maior respeito às diferenças.
O que é diversidade, inclusão e equidade?
Esse primeiro termo se volta à existência de diferentes grupos de pessoas nos espaços da sociedade, como no local de trabalho. Assim, se torna cada vez mais viável ter atenção a esse tema.
Inclusão é um dos conceitos que vem após o anterior. Pois, para gerar um ambiente mais inclusivo, é preciso criar meios para que todos os cidadãos se sintam bem e sejam respeitados.
Equidade é, então, quando há a divisão certa de recursos e chances, de acordo com as diferenças de cada grupo. Assim, é como adaptar uma regra para que seja mais justa. Afinal, cada conjunto social possui necessidades distintas.
Por que é essencial ter uma equipe diversa?
É viável formar equipes que sejam plurais e abracem a cultura de uma empresa diversa. Desse modo, há maior empatia entre todos e também melhorias na fama do negócio.
Qual o papel do recursos humanos na promoção da diversidade e inclusão nas empresas?
O setor de recursos humanos possui o papel de fazer com que haja o desenvolvimento social e cultural de pessoas no trabalho. Ou seja, deve buscar que a equipe esteja alinhada aos valores de diversidade e inclusão do negócio.
Ajuda de modo direto, então, com a criação de métodos e ações para empatia e respeito à pluralidade. Assim, atua por meio de treinamentos e atividades que tornem viável essa consciência.
Deve agir também em conjunto com os gestores. Pois, se torna possível observar a existência de diversidade e inclusão nos grupos, bem como, o que pode ser feito para melhorar nesse aspecto.
Uma atuação eficaz do RH garante uma equipe diversa
O processo de construir um ambiente plural e inclusivo se inicia desde o processo de seleção. Então, o RH é essencial para criar um espaço com indivíduos distintos e de respeito coletivo.
Ações afirmativas nas empresas
Elas são úteis para gerar maior equidade de oportunidades nas empresas. Assim, é uma prática adotada em lugares que visam contribuir com o reparo de injustiças históricas.
Quais são os tipos de diversidade no trabalho?
Há muitos grupos diversos e todos eles podem estar no ambiente de trabalho. Então, é viável conhecer e entender para gerar cada vez mais respeito e chances de inclusão. Então, algumas das categorias são:
- Idades;
- Etnias;
- Religiões;
- Culturas;
- Gêneros;
- Peso;
- Orientações sexuais;
- Pessoas com deficiência;
- Crenças;
- Regiões.
Cada um desses pontos são vitais para criar equipes plurais e promover a inclusão com respeito às diferenças. Além disso, também contribui para que haja uma maior performance de atuação.
A diversidade reduz o número de demissões
Empresas que adotam o respeito como sua base, geram mais valor. Assim, as pessoas se sentem melhor e mais motivadas no trabalho. Com isso, há menos demissões no quadro de agentes.
O recursos humanos pode contribuir com a diversidade e a inclusão?
A área de recursos humanos é o ponto de entrada de novos membros em uma empresa. Então, uma das formas de gerar um ambiente mais diverso está no modo de avaliar e fazer as contratações.
Existe a lei 8.213/91 que torna obrigatória a reserva de vagas para pessoas com deficiência. Ademais, é essencial criar ações afirmativas que visem promover chances iguais para todos.
Também se deve colaborar para que haja permanência nas organizações. Então, é o seu papel buscar ações que gerem a promoção da inclusão nas equipes.
A atuação do RH junto aos líderes de equipes
Saiba que a atuação do RH deve ser feita junto aos líderes. Pois, assim, as ações se tornam alinhadas com a realidade de cada grupo. Assim, também é mais fácil notar os efeitos das estratégias.
Como saber se o RH da sua empresa promove a diversidade e a inclusão?
Quem já atua em uma empresa, é útil avaliar como está o nível de diversidade e inclusão. A partir disso, direcionar o foco para observar as seguintes questões pode ajudar:
- Como se dá o processo de recrutamento e seleção;
- Qual o nível de desempenho dos funcionários;
- Ocorre equidade de salários e bônus;
- Existe representatividade nos grupos.
Esses pontos são muito úteis para saber quais melhorias devem ser feitas na construção de um local mais plural. Ademais, pedir opiniões à própria equipe também é viável para entender o que pode ser mudado.
A necessidade de criar uma nova cultura
É vital que as empresas busquem criar de fato uma diversidade cultural. Pois, é por meio disso que se abre espaço para novas visões essenciais para um melhor crescimento do seu negócio.
Quais os benefícios em colaborar com a diversidade e a inclusão de seus colaboradores?
Negócios que têm como pilar o respeito às diferenças, são muito mais bem vistos de um modo geral. Além disso, obtém benefícios que ajudam bastante em seu crescimento, como:
- Solução de questões de modo mais ágil;
- Destaque entre as demais companhias;
- Marca mais memorável para os consumidores;
- Aumento na receita;
- Maior interesse em parcerias.
O ponto que gera essas vantagens é a inovação por ter um grupo diverso. Pois, com diversidade e a inclusão há mais chances de criar algo novo e de impacto positivo.
Uma empresa diversa cresce muito mais
Construir um ambiente plural faz com que haja a formação de equipes de alta performance. Então, as diferentes visões de mundo levam a criar uma gama de opções que tornam possível estar sempre um passo à frente em seu nicho.
Diversidade para a além do recursos humanos também é possível
A diversidade criada apenas pelos recursos humanos dentro de uma empresa não é suficiente. Pois, também é útil ter atenção a parcerias externas que atuam junto com o negócio. Assim, é viável se fazer algumas questões, como:
- De onde vem os itens;
- Quais são os tipos de fornecedores;
- Há um compromisso social.
Esses pontos são vitais para que haja toda uma rede inclusiva. Assim, toca desde a base da produção até os recursos comprados. Ademais, também ajudam para que se busque sempre opções de impacto social positivo.
Diversidade e inclusão como estratégia de negócio
Além de gerar boa fama para a empresa, a promoção de ambientes plurais é também um modo de fazer negócio. Pois, contribui para que haja um maior destaque e produtividade na empresa.