A atenção com a diversidade no recrutamento de profissionais é um dos desafios do RH hoje em dia. Afinal, o mercado busca qualidade e têm interesse na responsabilidade social das empresas. Bem como, estão atentas se elas cumprem a lei 8.213.
O que é a diversidade no recrutamento de profissionais?
Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), trouxe alguns dados relevantes sobre a situação no país em relação ao tema. Então, veja a seguir:
- 40% dos participantes contam ver situações de discriminação em suas firmas;
- 24% das pessoas creem que altura e peso são motivos de não contratação;
- 63% das grandes firmas investem em diversidade e inclusão;
- 57% das pessoas reconhecem o aumento dessa iniciativa no mercado.
Os dados, ainda que mostrem um aumento da atenção com a diversidade no recrutamento de profissionais, também apontam que há um longo caminho a percorrer. Em especial, para melhorar os métodos de seleção, bem como, a maneira de contratar.
A definição
A diversidade nas firmas engloba muito mais do que ter algumas pessoas com deficiência ou mulheres como parte de seu quadro. Afinal, é uma iniciativa para a empresa mudar toda a sua cultura e valores.
Ela mostra o quanto a firma está envolvida, de fato, em construir um ambiente inclusivo e diverso. Portanto, neste local, é preciso ter acesso não apenas às mesmas chances, mas também ao mesmo espaço e respeito.
Os desafios
Nos dias de hoje, uma das maiores barreiras ao inserir políticas de inclusão, de fato, é uma base sólida de informação. Ou seja, ainda falta nivelar o saber de todos os membros de suas empresas. Aliás, é preciso entender a diferença entre um local de trabalho diverso e um inclusivo.
Em geral, no local diverso há diferentes pessoas que convivem com um mesmo objetivo. Já o segundo, que é um espaço inclusivo, ele é receptivo e seguro para todos os tipos de pessoas e seus diferenciais.
Há ainda alguns mitos que envolvem adotar a diversidade no recrutamento de profissionais. Aliás, isso acontece por falta de dados sobre o tema. Então, veja o que deve considerar sobre o assunto:
- Levar em conta dados pessoais, como idade e gênero;
- Custo para adaptar pessoas com deficiência;
- Mudanças na rotina do local de trabalho;
- Processo lento para recrutar.
Nesse cenário, os membros do RH têm um papel vital para mostrar o quanto apostar na diversidade nas firmas pode trazer ganhos para um grupo. Não apenas como equipe, mas em seus objetivos e metas também.
Qual é o papel dos gestores na diversidade no recrutamento de profissionais?
Um bom líder precisa estar pronto para lidar com todo e qualquer tipo de pessoa. Além disso, incentivar políticas inclusivas dentro da firma. Afinal, eles servem de espelho para as equipes.
Ao time de RH, cabe ainda trazer dados para a gerência da empresa para também ajudar a difundir a diversidade no recrutamento de profissionais. Como por exemplo, aqueles em relação aos ganhos que acompanha esse projeto:
- Impacto social;
- Elevação de receita;
- Redução de demissões;
- Produção mais eficiente;
- Uma boa gestão de conflitos.
Vale lembrar, que para a equipe de RH conseguir não só difundir a inclusão corporativa, bem como, realizar processos seletivos justos, ela também precisa receber capacitação. Aliás, esse deve ser o primeiro passo da empresa.
Quais são os ganhos para a empresa?
Uma força de trabalho diversa traz não apenas ganhos para a sociedade, como também bons resultados para a própria firma. Investir em diversidade no recrutamento de profissionais torna os ambientes de trabalho não só mais dinâmicos, bem como, mais criativos.
Isso acontece pois reúne vivências dos mais diferentes tipos de pessoas. Aliás, permite uma melhora ao atender os clientes. Afinal, a equipe tende a ser mais empática e saber ouvir e solucionar os problemas.
Há ainda a tendência das equipes se tornarem mais tolerantes. Isso porque, elas aprendem a respeitar o próximo e aceitar novos pontos de vista. Ou seja, fatores essenciais para um bom clima na empresa.
Como inserir políticas de diversidade no recrutamento de profissionais?
A diversidade nas firmas contribui para a imagem de atenção com responsabilidade social da empresa. Aliás, traz muitos prós tanto para as equipes, como também para os resultados de uma marca como um todo.
Para instituir um processo de seleção diverso é preciso ter um método de acordo com as políticas e cultura da firma. Além disso, há outras ações que os gestores precisam ter em mente antes de iniciar a seleção, tais como:
- Análise do quadro atual de membros;
- Adaptar os anúncios de vaga ao público;
- Incluir diferentes etapas no processo seletivo;
- Engajar o resto da equipe no processo.
A chave para o sucesso da diversidade no recrutamento de profissionais é capacitar todo grupo. Ou seja, não só quem faz o processo de seleção, mas também os demais membros do time. Afinal, todos tem que saber lidar com as diferenças que possam surgir.
Entrevistas às cegas é uma ótima técnica de seleção
Um método útil para aplicar não só diversidade, bem como, inclusão na seleção de candidatos é esse tipo de entrevista. Afinal, ela tem o intuito de conhecer melhor a pessoa, sem levar em conta dados da pessoa tais quais:
- Nome e idade;
- Sexo e estado civil;
- Ter ou não filhos, em especial, para as mulheres.
O modelo criado na Europa, ganha a cada dia mais espaço nos métodos de seleção. Isso porque, ele permite entrevistar sem dados que possam afetar ou influenciar de forma ruim o processo. Por fim, até mesmo evitar que aconteça uma contratação.
Vale frisar, que além de difundir diversidade, este método contribui ainda mais para trazer lisura no processo. Assim, a firma ganha ainda mais respeito não só de quem concorre às vagas, mas dos clientes.
Como a inclusão contribui para a imagem social da marca?
Há grandes ganhos para a imagem da empresa ao ter um programa que seleciona membros de modo inclusivo e diverso. Assim, traz um toque mais humano para a firma. Aliás, deve ir além de contratar pessoas com deficiência.
Esta ação torna a firma mais forte diante da sociedade. Afinal, atesta que ela aceita as pessoas como elas são e que sabe que a inclusão corporativa é essencial. Com isso, os ganhos são para o time como um todo.
A promoção das ações
Divulgar que a firma leva em conta a diversidade na contratação de pessoas com deficiência, por meio de seu site e nas redes sociais deve ser o ponto de partida. Com isso, mostra como ela coloca suas ações em prática, para os clientes e para o mercado.
É essencial a marca se posicionar sobre como vê e aplica a diversidade em seu dia a dia. Afinal, os clientes nos dias de hoje estão mais exigentes e atentos às ações de responsabilidade social das empresas.
Vale lembrar que a ação deve, de fato, ser permanente. Ou seja, algo que faça parte da rotina do seu time. Isso porque, a inclusão é essencial para empresas de todos os setores e em todos os momentos.