Diversidade e sustentabilidade são termos que têm tudo a ver um com o outro. Uma empresa sustentável não se preocupa apenas com o lado ambiental. Mas, também com o impacto social de seu negócio. Entenda melhor a relação entre essas ideias.
A diversidade e sustentabilidade em uma empresa
Hoje em dia, não tem como construir um negócio sólido sem se importar com a sustentabilidade e a diversidade. Afinal, este primeiro abrange até mesmo o lado econômico e social.
As marcas atuais precisam atender às demandas do público que envolvem, acima de tudo, esses dois conceitos. O termo ESG, por exemplo, teve origem em um relatório da ONU, que reuniu cerca de 20 instituições de nove nações distintas.
Todas as sugestões dadas incluíam um mercado cada vez mais sustentável. Dessa forma, ficou claro a partir daquele momento que para uma empresa atingir resultados melhores era essencial impor certos valores.
Pelo bem do próprio negócio e de todo o planeta, veja logo abaixo, os três principais prós de aplicar a diversidade e sustentabilidade em sua organização o quanto antes.
1 – Maiores lucros
Ações voltadas para a diversidade, por exemplo, podem aumentar os lucros da sua empresa. Um estudo da McKinsey comprova isso. De fato, negócios que apostam em gêneros diversos tiveram resultados 25% maiores em comparação a outros.
Já as empresas que possuem um time étnico-racial, os lucros chegam a 36% a mais. Por outro lado, segundo a XP Investimentos, fundos com base em ESG possuem ativos de 30 trilhões de dólares no mercado mundial das finanças.
Uma pesquisa da CNI também mostra que 76,4% das fábricas do Brasil já adotam práticas de reciclagem e reutilização em seus processos. A fim de ter uma produção mais eficaz e gerar menos custos.
2 – Atender a demanda
Com a tecnologia, a relação entre marca e usuário se tornou bem mais próxima. Portanto, é mais fácil saber o que elas fazem. Acima de tudo, o que os clientes em potencial querem é se envolver com um negócio de boa reputação e com valores em comum com foco na:
- Preservação da natureza;
- Justiça social;
- Igualdade.
O consumidor mudou. Hoje em dia, o interesse do público é por serviços e produtos que estejam alinhados com os seus valores pessoais. Ou seja, não basta ter um bom preço e alta qualidade.
3 – Equipe satisfeita
Outro pró de aplicar os conceitos de diversidade e sustentabilidade na empresa é conquistar o respeito e a satisfação do próprio time. Afinal, na hora de procurar um emprego, o candidato preza pela organização com a qual ele mais se identifica.
Para ter um quadro de funcionários engajados e um local de trabalho mais agradável, sem dúvida, vale a pena criar ações práticas sobre esses dois termos.
Agora entenda a relação entre diversidade e sustentabilidade
De acordo com a UCLA, o termo sustentabilidade se refere a união de três conceitos, por exemplo:
- Economia;
- Meio ambiente ou Environment, em inglês;
- Equidade.
Para que uma empresa seja sustentável a longo prazo, acima de tudo, torna-se essencial que ela adote uma política de:
- Diversidade;
- Equidade;
- Inclusão.
Isso não é mais um diferencial e nem uma visão estratégica de um negócio. Afinal, a diversidade faz parte dos planos de ESG e até mesmo dos IPOs das grandes corporações.
Muitos relacionam sustentabilidade com o aspecto ambiental, mas esse é apenas um dos seus lados. Isso porque, ser sustentável quer dizer atender as demandas atuais, a fim de não afetar as necessidades das gerações futuras.
Sustentabilidade na empresa
Aqui vai uma prova da ligação entre diversidade e sustentabilidade. Uma empresa para ser sustentável conta com um conjunto de ações. Dentre elas está incluir as minorias em sua equipe, stakeholders e fornecedores. É aqui que a diversidade se encaixa.
Veja como aplicar a diversidade e sustentabilidade em sua empresa
Aliar essas duas ideias é tudo o que o seu negócio precisa para se tornar mais sólido no mercado. Os prós de investir nisso já ficaram claros. Mas, criar ações reais e práticas pode ser um desafio.
Para ajudá-lo a dar os primeiros passos, confira algumas dicas que vão guiá-lo nesta nova jornada de sucesso rumo a uma empresa mais sustentável, bem como, diversa.
1 – Entenda o impacto da sua empresa
Antes de tudo, para aplicar a diversidade e sustentabilidade, você precisa saber qual é o impacto que o seu negócio gera de forma geral. Ou seja, nos aspectos:
- Ambientais;
- Sociais;
- Econômicos.
Como se sabe agora, esses três pilares estão conectados de modo direto. Depois desse balanço, então, a empresa será capaz de ver em que precisa melhorar. Além disso, pode criar ações mais positivas, a fim de ajudar na construção de um mundo melhor para todos.
2 – Integre os planos do seu negócio
Ambos os conceitos não devem ser vistos como função só do setor de RH da sua empresa. É preciso desenvolver práticas em todas as áreas do seu negócio. Portanto, líderes e gestores precisam guiar as suas equipes juntos para atingir esse objetivo.
3 – Aplique a diversidade e sustentabilidade na cultura da empresa
A diversidade e sustentabilidade devem ser postas em prática por toda a equipe. Somente assim, o seu negócio vai poder construir a sua reputação de modo mais sólido, o que muda a cultura da sua empresa por inteiro, de forma interna e externa.
Faz parte da função do líder, bem como, de cada gestor reforçar esses conceitos o tempo todo. A fim de ter um local de trabalho com base nesses pilares.
Invista na diversidade e sustentabilidade em sua empresa
Como visto, essas duas ideias devem andar juntas para o sucesso do seu negócio a longo prazo. Isso porque, o público está cada vez mais atento às marcas e como elas agem. Aquelas que aplicam a reciclagem e outras práticas são mais bem vistas.
Ele se estende para as empresas que possuem um quadro de funcionários diverso. Afinal, ela se torna capaz de se comunicar de forma muito mais eficaz com vários grupos sociais.
Todas essas ações, então, têm o poder de gerar mais valor ao seu negócio, além de lucros maiores. Portanto, reveja a cultura da sua organização e aplique a diversidade e sustentabilidade em todas as áreas da sua empresa.