Nas dicas de filmes irá encontrar títulos a respeito da inclusão social. Assim, trata de algumas deficiências, bullying, orientações sexuais e entre outros temas. Dessa forma, as pessoas podem assistir e entender mais sobre esses assuntos de forma emocionante.
Conheça algumas dicas de filmes sobre inclusão
O cinema e a TV têm dado mais atenção a esse tipo de tema, já faz um tempo. Além disso, são uma forma de mostrar para os mais jovens sobre a diversidade. Por isso, tem alguns longas-metragens que podem ser assistidos por todos:
- Hoje eu quero voltar sozinho;
- O filho eterno;
- Como estrelas na terra;
- The fundamentals of caring;
- Sierra Burgess é uma loser;
- Pódio para Todos;
- Amigos Para Sempre;
- Sound Of Metal;
- Extraordinário.
Alguns desses títulos podem ser vistos na popular Netflix, mas sempre é possível que sejam removidos. Mas, todos são feitos para tocar as emoções das pessoas que forem assistir. Por isso, fazer uma sessão pode te fazer pensar mais sobre esses temas.
Lugar para assistir
Outras opções para assistir são em plataformas como a Prime Video. No entanto, existem vários outros lugares em que se pode procurar, igual ao Star+ e HBO+.
Dicas de filmes: hoje eu quero voltar sozinho
Trata-se de um título produzido no Brasil, dirigido e roteirizado por Daniel Ribeiro. Assim, conta a história de Leonardo, um adolescente cego que deseja ter mais independência. Além disso, também conta mais sobre o que sente por Gabriel e suas informações são:
- Gênero: Drama, romance;
- Faixa etária: 12 anos;
- Ano de lançamento: 2014.
O filme é baseado no curta-metragem chamado Eu Não Quero Voltar Sozinho. Além disso, chegou a concorrer a diversos prêmios e ganhou uma boa parte deles. Por exemplo, melhor filme e melhor filme ficção, do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Veja mais
Está na lista de dicas de filmes na Netflix, marcado como um dos mais curtidos. Dessa forma, é possível assistir na plataforma até então, conta com cerca de 1h32m. Os atores do romance são Ghilherme Lobo como Leonardo e Fábio Audi como Gabriel.
Um dos pontos ideais e que o torna uma das dicas de filmes é a leveza do tema. Porque, conta a história de uma forma interessante e simpática. Além disso, não se rende de forma total aos clichês e consegue passar a sua mensagem sobre o garoto.
Conheça sobre O Filho Eterno nas dicas de filmes
Mais uma das produções brasileiras que está dentro das dicas de filmes Netflix. Assim, foi dirigido por Paulo Machline e escrito por Leonardo Levis, baseado no livro de Cristovão Tezza. Dessa forma, as principais informações sobre esse título são:
- Gênero: Drama;
- Faixa etária: 12 anos;
- Ano de Lançamento: 2016.
Os atores protagonistas são Marcos Veras, Debora Falabella e Pedro Vinicius. Dessa forma, conta a história do casal e como eles lidam com um filho com síndrome de Down. Porque, o pai via a chegada do bebê como uma esperança e ponto de vida nova.
A história
Toda a aura dos pais muda quando se deparam com a deficiência do filho. Então, tudo se torna sobre medos e incertezas a respeito de sua criação. Além disso, mostra como a vergonha toma conta do pai, junto com a insatisfação e enfrenta vários desafios.
Esse título trata sobre aprender o verdadeiro significado de ser um pai. Por isso, está nas dicas de filmes a respeito da inclusão, por conta desse tema. Assim, a ideia é emocionar e fazer as pessoas pensarem mais sobre as diferenças, ainda mais, dentro da própria casa.
Veja o Como Estrelas na Terra nas dicas de filmes
Uma das dicas de filmes para assistir é esse título que também pode ser visto na Netflix. O nome original é Taare Zameen Par, dirigido por Aamir Khan, que se inclui como elenco. Portanto, algumas das informações que pode saber sobre essa obra são:
- Gênero: Comédia dramática;
- Faixa etária: 10 anos;
- Ano de Lançamento: 2007.
O filme foi criado na Índia e seus direitos foram comprados pela Walt Disney Home, em 2010. Então, foi distribuído de forma comercial por todo o Reino Unido, EUA e Austrália. Assim, também pode ser conhecido como Somos Todos Diferentes, em outros lugares.
Toda criança é especial
Para a ideia desse filme, tem um garoto chamado Ishaan, que não consegue se concentrar em seus estudos. Além disso, tem dificuldades para escrever até o alfabeto e recebe reclamações da escola. Dessa forma, se descobre sobre a sua dislexia, um transtorno.
Dentro das dicas de filmes, esse título está na lista por conta da ajuda do professor do jovem. Porque, ele entra em ação com seu plano de fazê-lo ter vontade de aprender. Mas, inclui trazer de volta a sua motivação para continuar e viver a sua vida.
Extraordinário nas dicas de filmes
Uma obra dirigida por Stephen Chbosky, inspirada no livro de R. J. Palacio. Assim, conta com a participação de atores como Julia Roberts, Jacob Tremblay e Owen Wilson. Portanto, as informações a respeito desse filme incrível são:
- Gênero: Drama, infantil
- Faixa etária: 10 anos;
- Ano de Lançamento: 2017.
Seu título original se chama Wonder e conta a história de August Pullman. Porque o garoto nasceu com uma deficiência facial e precisa passar por 27 cirurgias plásticas. Dessa forma, sua primeira vez na escola é aos 10 anos, o que o leva a lidar com a aceitação.
Conheça mais sobre
Por entre as dicas de filme essa é uma opção que pode ser vista pelo Prime Video. Então, pode acompanhar toda a história sobre o preconceito que as pessoas têm com a criança. Sua aparência é algo que leva a questão sobre como a sociedade lida com diferenças.
Trata-se de algo emocionante e com ensino sobre como se comportar em um convívio social. Mas, é tratado na visão de Auggie e por isso, a narrativa é simples e tocante. Assim, fala sobre o bullying e os resultados no emocional que ele pode causar mais tarde.
Importância da inclusão social
A ideia é que qualquer pessoa pode ter a mesma aceitação dentro da sociedade. Dessa forma, por mais que tenha deficiências, transtornos, raças e outras etnias, todos são iguais. Então, a equidade de oportunidades precisa ser a mesma para todos em qualquer local.
Os filmes a respeito desses problemas são para que vejam as dificuldades que enfrentam. Por isso, a ideia é que ao ver sobre o tema, as pessoas passem a entender e a aceitar. Portanto, é uma forma fácil de caminhar para um convívio de conforto para todos.
Conheça a iigual
A iigual já realocou mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado e nasceu da experiência do casal Jaques Haber e Andrea Schwarz quando a mesma se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.