As dicas de livros falam sobre vários temas de inclusão social para todas as pessoas. Assim, cada obra aborda seus próprios assuntos com uma visão própria para o mundo. Dessa forma, a intenção é abrir a mente de quem lê para o que acontece na sociedade.
Quais são as dicas de livros sobre inclusão e diversidade?
Os valores de uma empresa devem conter essa vontade de incluir a todos. Portanto, existem várias formas de entrar por dentro do assunto e aprender mais sobre. Então, veja uma lista com indicações de livros que tratam desses temas:
- Inclusifique;
- Uma atitude por dia por um mundo com menos racismo;
- A Diversidade: Aprendendo a ser humano;
- O que você precisa saber para aprimorar as práticas de inclusão em sua empresa;
- Sociedade Inclusiva: quem cabe no seu todos?
- O Cérebro Autista – Pensando através do espectro;
- Diversidade e inclusão: e suas dimensões.
Essas são algumas leituras que podem ajudar a entender melhor sobre o tema. Assim, cada página pode se tornar uma inspiração dentro de uma empresa. Dessa forma, irá gerar um bom conhecimento de como lidar com pessoas com deficiência, por exemplo.
1 – Inclusifique está nas dicas de livros
Uma leitura que foi lançada pela editora Benvirá e pode ser considerada um best-seller. Porque, sua ideia é inovar ao mostrar mais sobre a inclusão e a diversidade. Então, reforça sobre o pertencimento de um funcionário a uma empresa e fala mais de:
- todos podem mostrar sua individualidade;
- ajudar equipes com pessoas diferentes a serem aceitas e valorizadas;
- erros comuns de firmas ao criar seus times;
- contém estudos de casos de Starbucks, Salesforce, GM.
A autora Stephanie Johnson, é uma professora da Universidade de Colorado, em Boulder. Além disso, ajuda vários líderes a tornar as pessoas mais engajadas. Mas, também ensina como fazer com que todos mantenham o respeito uns pelos outros.
Esse livro aborda sobre a necessidade e importância de se ter um ambiente diverso e inclusivo. No entanto, ele vai além e ensina como colocar isso em prática. Assim, a autora, Stefanie Johnson, afirma que esse é um trabalho constante.
Isso porque de nada adianta ter um negócio diverso, se as pessoas se sentem excluídas no ambiente. Dessa forma, ela também mostra os principais erros dentro desse cenário e dá dicas de como resolvê-los.
Saiba mais sobre
Essa é uma das dicas de livros porque faz com que quem lê, estude a inclusão e diversidade de outra forma. Ou seja, por meio de uma nova visão, que é prática e pode ser vista como esclarecedora. Além disso, essa obra oferece dados essenciais para a leitura.
Por estar entre as dicas, o que não falta são histórias para tocar o coração do leitor. Porque, o objetivo é mostrar ideias para fazer com que qualquer pessoa tenha destaque. Mas, que também se sinta parte de um grupo e ajuda a criar um novo líder.
2 – Uma atitude por dia por um mundo com menos racismo
O nome completo da obra é Uma Atitude por Dia: Por Um Mundo com Menos Racismo. Assim, é um meio para entrar por dentro do tema racial e olhar para as próprias atitudes. Desse modo, ele apresenta o assunto de forma que fale tudo sobre:
- compreensão da desigualdade racial;
- atitudes para dar um mundo mais justo a pessoas negras;
- prática de transformação.
Possui algumas mudanças que podem ser postas em prática no dia a dia. Então, pode-se começar a fazer com que os outros queiram pensar diferente também. Portanto, traz a consciência sobre o racismo e como ele é visto por si e pelas outras pessoas.
Esse é um livro bem completo que fala sobre como a luta contra o racismo não é apenas de pessoas negras. Então, a autora Gabriela Oliveira, fala sobre o papel dos brancos nesse processo.
Para isso, ela lista 100 atitudes que você pode aplicar no dia a dia para lutar por um mundo menos racista. Assim, mostra como essas medidas podem transformar a sociedade e motivar a todos a fazer o mesmo.
Veja mais
Está entre as dicas de livros para leitura que mostram uma lista enorme de atitudes. Mas, também contém interatividade, com espaços para anotar as suas ideias a respeito. Dessa forma, é uma obra em que a experiência se sair melhor na versão impressa.
Sua publicação foi por meio da editora Belas-Letras, com cerca de 200 páginas. Portanto, é uma das dicas que faz as pessoas pensarem sobre o assunto. Por isso, serve para todos que querem iniciar um processo na vida, mas não sabem por onde começar.
3 – A Diversidade: Aprendendo a ser humano
Nas dicas de livros para ler, tem A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano. Assim, essa obra foi feita por um filósofo, que mostra como o preconceito é construído. Então, tem alguns destaques de temas que valem a pena aproveitar a leitura:
- destaca momentos do dia a dia;
- tolerância e desprezo;
- o que o preconceito faz.
Esse é um livro muito famoso de Mario Sérgio Cortella. Dessa forma, seu foco é mostrar a riqueza que existe na pluralidade. Além disso, ele fala sobre intolerância, desprezo e polarização.
Seu foco é mostrar como os preconceitos impedem que a sociedade viva de forma justa e feliz. Mario ressalta que existem diversas formas de ser humano e discute sobre como isso é muito bonito e deve ser valorizado.
Conheça mais sobre o livro
Fala tudo sobre como as pessoas olham o interior dos outros. Portanto, permite dizer mais sobre a busca de uma vida que todos participem. Então, o autor aborda o tema com maestria para que a população veja além de si e perceba o mundo.
É uma das dicas de livros por conta de sua leitura fácil, o que dá conforto aos leitores. Além disso, muitos podem se ver dentro das falas e refletir sobre elas depois. Por isso, vale a pena aproveitar a fluidez para com em torno de 120 páginas.
4- O que você precisa saber para aprimorar as práticas de inclusão em sua empresa
A obra aborda vários temas ótimos para refletir e debater, bem como, 44 autores renomados fazem parte dela. Assim, todos atuam com a diversidade no seu dia a dia, sempre à procura de equidade de oportunidades e representatividade, o livro fala de:
- cultura;
- liderança;
- a comunicação inclusiva;
- o papel do profissional;
- grupos de afinidade.
Essa é uma das dicas de livros mais incríveis dessa lista. Afinal, aqui a autora, Liliane Rocha, descreve como lidar com diversidade e inclusão dentro de empresas.
Assim, ela aborda de maneira prática as melhores formas de tornar o ambiente corporativo mais inclusivo. Além disso, o legal desse livro é que tudo é mostrado com base em diálogos. Então, é uma leitura obrigatória para quem deseja dominar o tema.
Traz uma visão a respeito de gênero, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, religião, raça e etnia. Dessa forma, possui em torno de 300 páginas de conteúdo sobre esses assuntos. Além disso, ainda cita a neurociência e como o cérebro percebe o impacto das pessoas.
5- Sociedade Inclusiva: quem cabe no seu todos?
Uma das dicas de livros é a obra ‘Sociedade Inclusiva: Quem Cabe no Seu Todos?’. Assim, essa arte foi criada por uma jornalista chamada Claudia Werneck. Seu objetivo é falar sobre a palavra TODOS e quais condições humanas que se encaixam dentro dela.
Um livro que desperta uma série de reflexões interessantes. Dessa forma, aqui ela visa instigar você sobre o termo “todos”. Ainda mais, mostra como essa palavra é usada de maneira banal hoje em dia.
Para isso, ela passa por questões como: educação, saúde, cidadania e direitos humanos. Então, é uma obra bem forte e que gera uma série de questionamentos válidos.
Mostra o quanto a autora defende a igualdade social e como deve ser garantido aos cidadãos. Dessa forma, deve ser feito de modo em que as pessoas tenham o seu valor e reconhecimento. Além disso, mostra como as pessoas com deficiência são vistas.
6- O Cérebro Autista – Pensando através do espectro
Um livro super didático para quem quer entender melhor sobre autismo. Dessa forma, aqui você tem uma noção do quão complexo esse tema é. Ainda mais, os autores trazem pesquisas científicas para debater o assunto de modo racional e prático.
7- Diversidade e inclusão: e suas dimensões
Essa é uma obra que fala sobre diversidade e inclusão em inúmeros âmbitos. Além disso, o livro traz temas como liderança, cultura e comunicação inclusiva. O legal é que aqui você tem um compilado de ideias de 44 autores renomados na área.
É ótimo para refletir sobre assuntos densos, mas de maneira leve. Então, vale muito a pena conferir o que esses especialistas têm a dizer.
Por que conhecer dicas de livros sobre diversidade e inclusão?
Ler pelo menos um desses livros pode ajudar a criar inclusão e diversidade na firma. Portanto, é essencial que as companhias apliquem esse tema, mostrando o quanto são responsáveis. Assim, um ambiente de trabalho diverso tem que dar oportunidades iguais.
A equidade de oportunidades é o que abre um espaço com respeito a todos. Porque, todos podem mostrar os seus talentos e as chances que têm para crescer no serviço. Por fim, as pessoas devem ser tratadas como iguais em qualquer lugar dentro da sociedade.
Conheça a iigual
A iigual é uma consultoria especializada em diversidade e inclusão. Então, oferece diversos serviços para a criação desse tipo de cultura organizacional. Tem como fundadores o casal Jaques Haber e Andrea Schwarz, que aos 22 anos em 1998 se tornou cadeirante.