Trabalhar em equipe nas empresas, beneficia a inclusão social, porque é um jeito de conscientizar a força do grupo sobre o valor do tema. Então, saiba como usar esse meio para ter diversidade e equidade de oportunidades nas firmas.
O que é inclusão social?
Nas empresas isso é uma mudança na cultura da organização. Afinal, consiste em abrir chances para que pessoas de diferentes grupos façam parte do quadro de funcionários da firma.
Para entender como operam as práticas de inserir gente plural. Antes de mais nada, é preciso saber quais são os grupos que sofrem exclusão na sociedade. Vale frisar, que elas são de diversos tipos, veja alguns exemplos:
- Pessoas com deficiência;
- Enias;
- Membros da comunidade LGBTQ;
- Pessoas mais velhas;
- Indígenas.
A Lei
No caso das pessoas com deficiência, existe a Lei de Cotas Nº 8213/1991. Ela garante que estes profissionais tenham vagas. No entanto, apesar de não existir leis ou políticas públicas para os demais grupos. As firmas cada vez mais veem o valor de ter um time diverso.
Os clientes estão cada dia mais exigentes e preocupados com as questões sociais. Aderir a inclusão social com o intuito de construir uma boa imagem junto à população, bem como cumprir seu papel dentro da sociedade.
Como trabalhar em equipe pode contribuir para a inclusão social?
Inserir pessoas com deficiência no mercado não pode ser feito não apenas com a união dos donos e gestores da firma. Afinal, também é preciso a ajuda dos demais funcionários para que a pessoa com deficiência se adapte ao novo posto.
Após avaliar as aptidões deste funcionário, cabe aos líderes atribuírem não apenas funções, mas também fazer com que eles façam parte das várias equipes dentro da firma. Desta forma, eles contribuem para aumentar os resultados, devido a seus pontos de vista.
O setor de RH é responsável por fazer essa adaptação na empresa. Portanto, precisa fazer um trabalho constante sobre o valor de agregar pessoas junto aos grupos.
Equipes de trabalho
As equipes de trabalho são um ótimo meio de gerar a equidade de oportunidades. Afinal, ao colocar seu jeito e experiências em prática, mostra para os colegas que são tão capazes como qualquer um.
De acordo com o conhecimento de cada colaborador, cabe ao líder identificar quais são as melhores formas de obter bons resultados. Além disso, promove o respeito entre os membros do time.
Dicas para promover inclusão social nas empresas?
Alguns gestores ainda tem um pouco de resistência para promover a inclusão social em suas firmas. Isso porque, ainda há muitos mitos com relação ao assunto.
Com isso, a informação é a melhor aliada para quebrar estas barreiras, e assim tornar a equidade de chances uma realidade nas empresas. Para tal, é vital entender que além da lei, ter gente plural possui um papel de melhorar a sociedade como um todo.
Ter um grupo mais inclusivo traz não apenas opiniões e pontos de vista diferentes. Mas também muitas experiências de vida e aptidões. Além disso, incluir pessoas com deficiência nos times, traz pontos como:
- Pluralidade no ambiente;
- Consolidação da marca;
- Novos talentos;
- Criatividade para as equipes
Benefícios
Os benefícios não são apenas para quem tem a chance de inserção no mercado de trabalho. Por isso, ajuda os seus colegas, bem como para a firma que possa alcançar melhoras nos seus resultados.
Benefícios da inclusão nos trabalhos em equipe
São muitas as vantagens de ter grupos mais inclusivos no emprego. Isso porque, essas vantagens melhoram até a vida pessoal de quem trabalha. Dessa forma, faz com que eles fiquem mais felizes e produtivos.
Na prática são vários incentivos para ter diversidade nas equipes. Então, confira alguns exemplos de como estas pessoas podem melhorar o ambiente da firma.
Atrair os melhores talentos
Um local de trabalho onde todos se sentem acolhidos e respeitados, que além disso possuem acesso às mesmas chances de se tornar atrativo para os candidatos.
Dá para não apenas atrair, como também consegue reter os melhores talentos. Afinal, muitos deles têm muito interesse em qualidade de vida, mais do que em altos salários.
Equipes criativas
Ter pessoas com diferentes experiências de vida e pontos de vista pode contribuir para chegar a soluções mais rápidas para as questões. Bem como inovar nos produtos e serviços que já oferecem, pode ser um resultado do processo.
Reputação
Uma firma preocupada com as questões não apenas econômicas, mas também sociais na qual ela faz parte, transmite uma imagem mais humanizada para a sociedade. Assim, sua reputação muda junto aos clientes.
O papel do RH neste processo
No setor de RH de uma firma, hoje em dia, é preciso saber como promover o conceito de grupos mais inclusivos.
As campanhas de informação junto não apenas os líderes e gestores, bem como com a força de trabalho ajudam a reduzir preconceitos. Além disso, o papel deste setor vai além de contratar. Afinal, é preciso ter certeza que o funcionário está incluído dentro da firma.
O RH deve participar de todo o processo de inclusão social. Em suma, ele começa no momento do anúncio da vaga e continua até que a pessoa com deficiência se torne parte da equipe de trabalho. Portanto, o setor deve estar a atento a:
- Humanizar e sensibilizar o time para receber o novo colega;
- Alinhar as atividades com a descrição da vaga;
- Verificar a acessibilidade;
- Propor mudanças de hábitos para tornar a adaptação mais simples;
- Realizar análises das deficiências e comparar com a função.
A integração
Quando o funcionário for integrar o grupo, o processo de não está finalizado, pois é preciso acompanhar como está a sua recepção dentro do time. Além disso, proporciona o máximo de liberdade para ele exercer sua função.
Como fazer inclusão nas equipes?
Um bom ambiente de trabalho faz com que o respeito entre os membros do time cresça, e com isso, o local fique mais agradável. Desse modo, os colaboradores ficam mais felizes e produzem mais.
De acordo com uma pesquisa da Development Dimensions International. As organizações com gente diversa acima da média, têm 8 vezes mais chances de estar entre as 10% melhores em resultados financeiros.
Os benefícios são ótimos, no entanto vale lembrar que para promover diversidade e inclusão social, de acordo com a Gallup, instituto de pesquisa de opinião dos EUA. Por isso, também é preciso adotar três passos para ter equipes mais inclusivas:
- Avaliar o estado atual da empresa;
- Planejar o futuro;
- Manter o foco
Estas são as etapas iniciais para promover um ambiente de trabalho que não apenas inclua, como dê oportunidades iguais para todos dentro da firma.