A busca da melhor maneira de promover a diversidade, o respeito, aceitação e a empatia é constante. Para tanto, ações do governo visam certificar empresas que adotam políticas de inclusão. Assim, saiba como aplicar em seu negócio e como ela pode agregar mais valor.
O que é diversidade?
Antes de mais nada, ela se trata do plural, ou seja, tudo o que torna alguém único. Quando se olha para o contexto social, pode-se dizer que é a união de pessoas diferentes, que podem ser de distintas:
- Etnia;
- Cultura;
- Gênero.
Nada mais é do que unir essas diferenças e conviver com respeito e harmonia, em busca de uma sociedade com equidade de oportunidades e mais justa.
Cenário no Brasil
O Brasil é miscigenado, de fato, isso contribui para a diversidade ser latente dentro do país. Portanto, o torna um local rico e plural. É essa troca que ensina a todos sobre respeito, empatia e aceitação.
Ainda que a passos lentos, já é possível ver que várias etnias e raças ocupam o mesmo lugar de destaque no mercado de trabalho. Mesmo que, muito ainda deva ser feito a este respeito.
Diversidade no ambiente de trabalho
Antes de mais nada, a maioria das empresas já viu o quanto ela ajuda e colabora no mundo corporativo. Na área em que a inovação é essencial, nada melhor que unir o maior número de perfis que pensam diferente e com vivências diversas.
Fora do olhar criativo, no entanto, em algumas áreas de hierarquia superior, ainda há relutância quanto ao que difere. Ainda assim, o futuro é otimista, graças às gerações que vêm abertas ao novo.
Benefícios da diversidade nas empresas
Quando a empresa se abre para a diversidade cultural no trabalho, de fato, ela ganha na conexão com novos públicos e também agrega valor à sua marca. Além disso, vale citar outros prós como:
- Aumento da criatividade;
- Inovação;
- Melhora na tomada de decisões;
- Resolução rápida dos problemas.
Por último, ela é capaz de unir as pessoas, aumentar a empatia e criar um bom clima no trabalho, além de employer branding.
Mas afinal, o que é employer branding?
Trata-se de marketing para gerar uma boa percepção sobre a empresa e o local do trabalho. Com isso, o seu objetivo é manter os melhores colaboradores e tornar-se destaque no mercado. Além disso, há outros pontos positivos, por exemplo:
- Equipes de alta performance;
- Reter os talentos;
- Aumento da produção.
O employer branding faz parte do novo cenário que se desenhou nos últimos anos. Onde o ambiente das empresas, bem como, as causas que ela defende fazem parte do pacote que os profissionais procuram quando pensam no lugar ideal para trabalhar.
Como melhorar a diversidade cultural no trabalho?
O conceito de aceitar as diferenças, antes de mais nada, passa pelo processo de conhecê-las. Por isso, é essencial que a empresa entenda seu papel social. Assim, criam-se ações para aproximar seus funcionários com diversas realidades.
Para isso, algumas ações tomadas são:
- Interagir com a comunidade;
- Visitas em ONGs;
- Estágio de jovem aprendiz de escolas públicas.
Note que incluir o diverso não é um dos desafios do RH apenas. No entanto, ele tem um papel essencial desde admitir e adaptar, como também promover o respeito e a aceitação.
Entenda a diferença entre inclusão e diversidade
Imagine uma festa onde há várias pessoas, com diferentes perfis, mas só um tipo é convidado para dançar. Assim, trata-se de um local diverso, entretanto, só um perfil tem a chance de crescer, logo, não é inclusivo.
Qual o papel do RH na aplicação da diversidade?
Ela começa na seleção, assim, cor da pele, orientação sexual e religião, não devem ser analisados. Assim como, há outras ações que o setor de RH pode colocar em prática, por exemplo:
- Divulgar a vaga em vários sites;
- Analisar com foco no currículo e nas soft skills.
Além dessas ações, a área tem papel importante com ações afirmativas como:
- Treinar com foco na diversidade;
- Incentivá-la em todos os níveis;
- Estimular a autonomia.
Conheça 5 maneiras eficazes de promover a diversidade no mercado de trabalho
Para promovê-la, saiba que há algumas ações que podem ser trabalhadas. Dessa forma, veja abaixo quais são e como aplicá-las.
1 – Programas e políticas para a diversidade
Antes de mais nada, incentive um local de trabalho livre de qualquer preconceito. Para isso, a ação conjunta do RH, gestores, líderes e executivos, é importante para conscientizar os funcionários.
2 – Verifique as equipes e a cultura organizacional
Avalie como as equipes estão formadas, mensure a diversidade e como sua cultura foi construída ao longo dos anos. Desmistificar paradigmas é um bom começo, para ajudar, veja algumas perguntas que podem ser feitas nesse sentido, por exemplo:
- A empresa contrata pessoas do mesmo perfil?
- Os funcionários vêm da mesma faculdade?
- Contrata pessoas com deficiência além do imposto por lei?
Isso contribui para limitá-la, se a resposta para as perguntas é positiva, vale a pena revê-las com mais atenção.
3 – Cuidado nas contratações
Amplie o leque do perfil de vagas na hora de contratar, a fim de acolher diversos perfis. Para isso, divulgue em vários canais e também nos grupos que orientam a inclusão.
4 – Apoio da liderança
Para o sucesso das ações, é bom que toda a liderança esteja envolvida e que apoiem a diversidade. Além disso, é vital que o líder busque oportunidades iguais e invista no treino da equipe.
5 – Monitore
Veja os resultados, para ver como esses profissionais vêm evoluindo. Além disso, monitore também a promoção, remuneração, desempenho e níveis de satisfação desses colaboradores.
Porque a diversidade não basta e é preciso incluir?
Note que diversificar a empresa é mais do que contratar diferentes perfis de pessoas. Trata também de como elas são aceitas e se oferecem chances para elas crescerem.
O mercado muda rápido e com isso, os profissionais estão em evolução constante. Por isso, é preciso que padrões engessados e a barreira que vêm de gerações sejam quebrados. Lembre-se, a empresa que aprende a ouvir a sua equipe plural tende a ter mais sucesso.