A acessibilidade é uma etapa para as empresas que desejam cumprir com os direitos das pessoas com deficiência em sua equipe. Dessa forma, é muito bom entender o que é esse termo e como aplicá-lo.
O que é acessibilidade
A palavra é uma das mais cruciais no setor social de indústrias e hoje em dia vai além de apenas cumprir lei. Isso porque um grupo variado agrega valor e soluções, o que melhora muito o negócio.
Ela gera inclusão e diversidade, o que sobe os valores de cada marca. Então, é bom saber o que é acessibilidade e tudo sobre a Lei de Cotas que a tornou obrigatória.
Como funciona a lei?
Ela serve para dizer como os funcionários se organizam e assim criar vagas de emprego para os grupos no mercado.
De acordo com as regras, a cada tanto de funcionários, uma porcentagem seja de pessoas com deficiência. Assim, quem não cumpre essa regra fica sujeito a multas de vários preços.
Ao longo de um tempo, empresas os contratavam sem o intuito de usar o seu potencial, o que era um desperdício. Mas, essa ideia mudou, então hoje em dia, se deseja ter pessoas que somem às funções que ocupam.
Por que implementar a acessibilidade
A acessibilidade vai além de respeitar uma lei, ela gera inclusão dos empregados. Com isso, faz com que gente diversa possa conviver junto e trocar suas ideias e pontos de vista sobre tudo, o que torna a marca mais plural.
No Brasil cerca de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Por isso, deixá-las fora do mercado de trabalho é algo que não pode ocorrer.
Outro ponto a se atentar é que hoje em dia o foco em diversidade cresceu. Então, uma marca que quer se destacar, precisa ter um time amplo, porque passa uma mensagem de que se importa com essa meta.
Quais os custos dela
Isso depende de como a empresa está no momento e quantos profissionais com deficiência já tem uma função nela. Afinal, cada tipo de deficiência requer adaptações para que essas pessoas possam exercer a sua função.
Outro custo que entra nesse processo são os treinos, para que o grupo saiba como lidar com as diferenças. Além disso, também é indicado que as marcas se preocupem em qualificar cada vez mais os empregados para fazer o seu trabalho.
Como calcular?
A forma mais lógica de chegar a esse valor é contratar uma consultoria que possa indicar todas as mudanças. Assim, ela deve avaliar todos os pontos onde as necessidades já existem e quais podem surgir.
Os símbolos de acessibilidade
Para mostrar que a empresa tem meios para atender a todos, é preciso usar símbolos de acessibilidade. Então, eles são cruciais para que as pessoas com deficiência possam acessar sozinhas serviços e espaços, veja alguns deles.
Símbolo Internacional de Acesso (SIA)
Indica que há acessibilidade com rampas, elevadores ou outros recursos no local. Ou seja, é um modo de afirmar que todos podem se mover e acessar os espaços.
Deficiência Visual
É útil para quem é cego ou tem baixa visão. Dessa forma, as imagens e vídeos contam com descrição, braile, presença de piso tátil e demais recursos.
Cão-Guia
Indica que o local está apto para receber o cão-guia junto de uma pessoa com deficiência visual.
Deficiência Auditiva
É usado para mostrar que os locais têm recursos para surdos. Assim, tem legendas e intérpretes de Libras, por exemplo, para que eles possam se comunicar.
Símbolo de Pessoas com Nanismo
Indica que o ambiente tem alcance para que qualquer altura possa usar de modo seguro o que está no espaço.
Símbolo de Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Mostra que há atendimento para autista. Além disso, é um local livre de ruídos e de outros aspectos que os incomodam.
Principais dicas para construir a acessibilidade nas empresas
A acessibilidade é uma forma de deixar sua empresa pronta para receber pessoas de todos os tipos. Afinal, a inclusão precisa ir além de contratar, mas também estar pronto para que as pessoas com deficiência tenham suporte para se destacar.
Identifique quais os tipos mudanças físicas que o ambiente precisa
Entenda quais as obras que a empresa precisa passar para construir um ambiente de fácil acesso para vários tipos de pessoas. Portanto, atenda a um quadro amplo com segurança e autonomia.
Para isso é bom fazer um mapeamento e identificar o que dificulta o acesso de pessoas com deficiência que podem ser:
- Arquitetura – que são físicas;
- Programáticas – que estão embutidas nas políticas e normas ;
- Atitudes – preconceitos e discriminações ;
- Comunicacional – problemas de comunicação;
- Metodológica – métodos e técnicas de trabalho que não se encaixam;
- Instrumental – ferramentas que não podem ser usadas por todos.
Educar as equipes
Quem quer ter um grupo unido precisa educar todos os níveis dentro da marca para saber como lidar com essas pessoas. Afinal, para que se sintam incluídas todos ao seu redor tem que entender como tratar com respeito e humanidade, mas de modo profissional.
O que é acessibilidade virtual
Nos últimos anos, o estilo de trabalho remoto fez com que a acessibilidade virtual chamasse atenção. Assim, esse termo – que já existe a muito tempo – mostrou o quanto é crucial para que as pessoas desempenhem as suas funções.
Esta área significa que as ferramentas, sites e plataformas online vão oferecer suporte para pessoas com deficiência. Portanto, os estilos mais comuns são:
- Intérprete de Libras – em vídeos e palestras onlines;
- Legenda de áudio – para quem tem problemas de audição;
- Descrição de textos – para atender a deficiência visual.
Os exemplos acima são apenas algumas formas de garantir que a informação chegue a todos. Mas, como o ambiente cresce cada dia mais, novos recursos surgem para que a acessibilidade de todos ocorra.
Crie acessibilidade com um apoio especializado
Hoje em dia há consultoria em pessoas com deficiência para que a empresa tenha equidade de oportunidades em suas vagas. Assim, a iigual é uma das melhores, com anos de experiência e capacidade para auxiliar em todas as etapas para fornecer acesso a todos.