Clientes e parceiros buscam cada vez mais a diversidade e inclusão. Dessa forma, além de cumprir um papel social, elas passam a ser vital para os negócios. Então, saiba mais sobre a importância e os benefícios delas para a sua empresa.
O que é diversidade e inclusão nas empresas?
A diversidade e inclusão nas empresas é formar uma equipe com pessoas de vários grupos sociais, por exemplo:
- Com deficiência;
- Diferentes etnias;
- Idades;
- Religiões.
Esses grupos devem ter a mesma chance e espaço para contribuir no trabalho. Por isso, algumas ações devem ser realizadas para ajudar nesse processo, desde a abertura da vaga até o dia a dia na empresa.
Qual a política de diversidade e inclusão no Brasil?
A Lei de Cotas existe há 30 anos e ajuda na inclusão de pessoas com deficiência no país. Assim, empresas a partir de 100 funcionários, devem contratar esse público específico. Mas, em 2021, apenas 25% delas tinham trabalho, segundo o governo.
Para outros grupos, onde não há leis precisas de emprego, os números são mais baixos. Segundo pesquisa da Gestão Kairós, a maioria dos cargos no país são de homens brancos. Do mesmo modo, a mulher negra é a minoria nas organizações.
O governo garante apenas que não se pode contratar com base em raça, idade ou situação econômica, por exemplo. Entretanto, leis estão sendo feitas para aumentar os direitos dos grupos sub-representados no mercado de trabalho.
Entenda a diferença entre diversidade e inclusão dentro da empresa
Apesar de andarem juntas, diversidade e inclusão são termos diferentes. Nesse sentido, este primeiro é o ato de reunir pessoas de diferentes grupos sociais.
Já essa segunda, no entanto, é um processo mais profundo. Assim, se trata de garantir a equidade de oportunidades. Ou seja, que todos tenham respeito e chances iguais no trabalho.
Empresas têm tido mais diversidade. Porém, a parte de inclusão ainda é pouca. Portanto, apesar de ter um avanço, ele ainda é pequeno. Então, os benefícios dessas ações para empresa e funcionário também são limitados.
Como promover essas iniciativas no trabalho?
Para ter mais diversidade e inclusão, deve-se atuar a partir do momento em que se abre uma vaga, por exemplo:
- Ter cargos exclusivos;
- Adaptar o processo de seleção;
- Criar anúncios nos locais certos.
Estas são apenas algumas formas que ajudam a ter um grupo mais diverso. Dessa maneira, mostre como sua empresa está aberta e pronta para receber esses públicos.
Na parte inclusiva, receba os candidatos com questões de gênero ou deficiências. Do mesmo modo, o local e modo da seleção tem que ser acessível a todos.
Uma forma de inclusão, de fato, tem sido fazer o processo de modo virtual e sem ver a pessoa. Assim, avalia-se apenas as metas do cargo. Mas, vale lembrar que nem todos têm acesso ao computador ou internet. Então, deve-se pensar antes de usar esta opção.
Técnicas de inclusão no espaço de trabalho
O local de trabalho e a equipe são outra parte importante. Nesse sentido, o ambiente inclusivo e as máquinas devem ser acessíveis a todos. Aliás, treinar os colaboradores e garantir respeito, bem como, tolerância também são exemplos de inclusão.
Saiba como a diversidade e inclusão podem aumentar suas vendas
Mais do que uma questão social, a diversidade e inclusão podem ajudar o seu negócio. Alguns retornos para uma empresa mais inclusiva são, por exemplo:
- Melhor reputação;
- Trabalhadores mais engajados;
- Atrai investidores.
Ao se tornar um símbolo de inclusão, a empresa atrai profissionais, bem como, parceiros. Além disso, cada vez mais clientes buscam empresas com maior impacto e valor social.
Um caso recente que prova isso foi o Magazine Luiza. Nesse sentido, durante a pandemia, ela fez doações e cuidou dos trabalhadores. Desse modo, a loja teve boas notas dos consumidores e foi uma das poucas a crescer neste período.
Quais os benefícios da diversidade e inclusão no trabalho?
Como vimos, alguns benefícios são o aumento de vendas, melhor marca e atração de trabalhadores, além de parceiros. Mas, estes pontos mostram o lado financeiro, existem também vantagens internas para a empresa.
Mais motivação e desempenho
Quando funcionários sentem-se acolhidos, dão maior retorno à empresa. Além disso, a equipe permanece ali por mais tempo. Assim, o fluxo e os custos com admissões diminui.
Criatividade e tolerância
A diversidade junta diferentes histórias e culturas. Nesse sentido, os trabalhadores são mais criativos. Além disso, a inclusão aumenta a tolerância, diminui conflitos e melhora o clima no trabalho.
Melhor lucro e tomada de decisão
Segundo pesquisa da Cloverpop, uma equipe mais diversa traça melhores planos em quase o dobro dos casos. Da mesma forma, elas têm lucros acima da média.
Como sua equipe contribui para inclusão e diversidade?
Saber os pontos fortes e fracos é a chave para melhorar a diversidade e inclusão. Assim, a melhor forma de checar essas questões é avaliar a sua equipe.
Fale e pesquise as mudanças que eles fariam na empresa. Da mesma forma, abra espaço para debates, crie canais com o setor de RH para ajudar na conversa.
Um aspecto essencial é abordar sobre as políticas contra intolerância. Ou seja, ter meios de denunciar de forma anônima os problemas é uma opção para diminuir os casos.
Invista na equipe e ofereça planos de liderança para grupos minorizados
Treine sua equipe para respeitar as diferenças. Dessa maneira, ensine sobre:
- Questões de gênero;
- Ações inadequadas;
- Políticas da empresa;
- Acessibilidade física e digital.
Outra forma de aumentar a diversidade e inclusão social é investir nas minorias. Portanto, dê treinos e cursos para certificar esses grupos. Além disso, tenha planos de carreira feitos só para eles. Por exemplo, escolha vagas de líder para mulheres negras.
Colocar em posição de destaque esses grupos fará com que a empresa tenha mais contato com o que eles precisam. Assim, cumpre com o seu papel social, dá o devido valor a novos talentos e aumenta-se a chance de retorno de lucros, bem como, produção.