A acessibilidade digital é um tema que ganha cada vez mais relevância hoje em dia. A princípio, muitas marcas ignoram, até por não ter noção da importância desse tema. No entanto, são várias as razões para crer que esse conceito é crucial para todos.
Para começar, do que se trata?
Caso não saiba, essa ideia trata de quais recursos estão disponíveis para navegar na internet. Porém, não pára por aí, visto que o tópico também inclui ferramentas para interpretação e compreensão.
De modo geral, esse tipo de acessibilidade serve para tornar viável a interação online. Ou seja, é uma forma de tornar o acesso à internet acessível para todo mundo. Assim, os seus conceitos passam pela meta de democratizar essa chance para qualquer público.
Em detalhes, como se define uma web acessível?
A web nessas condições é, acima de tudo, viável para todas as pessoas. Nesse sentido, ela trata de formas para tornar possível participar e interagir, bem como dar as oportunidades, independente da capacidade:
- Motora;
- Visual;
- Intelectual;
- Auditiva;
- Social;
- Cultural.
Por que a acessibilidade digital é tão importante?
Antes de mais nada, a ideia aqui é que todo mundo possa acessar à rede. E isso deve ser feito de modo que todos tenham condições iguais para essa navegação. Logo, essa democratização faz com que pessoas com deficiência não precisem de tanta ajuda.
Na prática, um deficiente visual, por exemplo, não terá problemas em fazer compras. Do mesmo modo, a marca que tiver o site acessível vai atrair mais clientes. Portanto, é uma medida que tende a beneficiar a todos os usuários.
Quais são as consequências?
Ao aderir a essa prática, o cenário mais provável de ocorrer é muito positivo. Antes de tudo, o site da empresa terá um fluxo maior por causa dessa ideia. Como resultado, o portal terá uma melhor posição no ranking das buscas.
Vale dizer que o número de pessoas com deficiência não é nem um pouco baixo. Dessa forma, um portal acaba deixando de lado o acesso de mais de 60 milhões de usuários com limitações.
A ideia de acessibilidade digital do Google no Android
Muito desse debate se dá por causa do Google e alguns pontos novos no Android. Afinal, o sistema terá um maior número de funções acessíveis para quem possui alguma limitação.
De todas essas novidades, a maior delas se dá pelo controle do celular com os olhos. Dessa maneira, uma pessoa que tem problemas de movimentos, poderá usar seu aparelho só com expressões faciais.
O recurso trata do uso da câmera do smartphone como base para funcionar. A partir disso, o sistema tende a interpretar alguns gestos feitos com os olhos para acessar algumas telas, como:
- Ouvir música;
- Ver vídeos;
- Ter acesso aos e-mails;
- Abrir a área de notificações;
- Desativar o recurso;
- Voltar para a tela de início.
Uma grande novidade de acessibilidade digital
Esse tipo de medida chega para tornar viável o uso para quem não consegue usar comandos de voz. Ou seja, a própria câmera do dispositivo vai ter a função de um botão multiuso.
Junto com isso, houve também atualizações em aplicações com esse foco, Lookout e Action Blocks. O primeiro ajuda pessoas com deficiência visual e o segundo quem possui algum tipo de limitação intelectual.
Como saber se a empresa está preparada para esse conceito?
O que você deve saber, antes de tudo, é que a chance dela não estar pronta é bem alta. Afinal, o Brasil tem menos de 1% dos seus websites acessíveis, mesmo levando em conta a pandemia.
Mesmo que os estudos mostrem uma melhora nesse quesito, ainda é muito pouco na prática. Acima de tudo, porque muitas marcas acabam deixando de lado e não dão a devida atenção para pessoas com deficiência.
Muitas falhas de acessibilidade digital
Na parte da acessibilidade em geral, há um grande número de falhas entre os sites. Nesse sentido, quase 97% dos portais no Brasil têm problemas ligados a esse tipo de recurso.
Tal cenário reflete a urgência de adaptação para um formato mais inclusivo. Afinal, há muitas pessoas com deficiência que entram em um website e ficam com uma experiência ruim de navegação.
Essa situação chega também para os aplicativos que estão no catálogo das lojas virtuais. Como resultado, nota-se uma porcentagem baixa de aplicações com pontos acessíveis para os seus usuários.
A acessibilidade digital nas redes sociais
Uma outra forma de tornar o acesso melhor para pessoas com deficiência são as redes sociais. Acima de tudo, porque as empresas podem aplicar ideias mais acessíveis em seus perfis virtuais.
Vale dizer que o Brasil é um dos países que mais usam as mídias sociais. Portanto, é nelas que pode estar um dos métodos de democratizar mais o acesso. Além disso, as plataformas sempre se atualizam mais rápido em questão de acessibilidade.
Um bom exemplo disso é o Tik Tok, que tem a opção de legenda automática. Graças a esse recurso, milhões de pessoas pelo mundo podem assistir aos vídeos dessa plataforma.
Aplicar acessibilidade digital requer atenção
Talvez o grande passo esteja sendo dado pelo próprio Google, um gigante da tecnologia atual. Assim, todas as outras podem seguir essa tendência e voltar suas atenções para maior acessibilidade.
A pandemia já criou uma situação para isso ganhar mais força. Porém, é preciso ir além e com isso, companhias de outros setores vão aderir ao movimento. Ou seja, é um efeito cascata que começa pela sociedade e acaba com a marca atendendo seus acionistas.
Como aplicar esse conceito na prática?
Em geral, dá para ter uma maior acessibilidade digital no site com algumas adaptações simples. Nesse sentido, a empresa pode aplicar os seguintes elementos nas seções do website:
- Imagens com texto alt;
- Links acompanhados de um texto que descreve o conteúdo;
- Fontes mais limpas, ou seja, sem serifa;
- Adicionar opções de legenda, transcrição de texto e audiodescrição;
- Criar textos curtos e sem muitos termos de cunho técnico.
Quais são as vantagens de aplicar essa medida no site?
Além de incluir milhões de usuários, essa ação gera vários outros pontos relevantes. Por exemplo, a marca se torna mais humana diante do seu público, o que lhe dá maior confiança.
Outro ponto vantajoso ao aderir a acessibilidade é em sobre o conteúdo em SEO. A partir disso, o site da sua companhia vai estar em melhor posição nas buscas de motores como o Google.
A acessibilidade digital está longe, mas é possível melhorar
É esse o resumo que se pode ter da situação em relação a essa ideia. Acima de tudo, porque a web dá enormes redes de dados, para vários fins. Portanto, é crucial que essa fonte esteja à disposição de todo mundo, mesmo quem tem limitações.