O mercado de trabalho, assim como outras esferas da sociedade, não é um lugar fácil de ocupar para pessoas com deficiência. Muitas delas ainda enfrentam grandes dificuldades quando o assunto é arrumar um emprego, ou até mesmo em se manter neles e ser bem tratado. Infelizmente, o preconceito ainda existe e causa danos às pessoas com deficiência. Mas na contramão disso, ainda há algumas empresas preocupadas em receber e tratar da melhor maneira funcionários PCD’s em suas empresas. Neste artigo falaremos um pouco sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência no mercado de trabalho e daremos algumas dicas de como valorizar seus funcionários com deficiência.
A resistência por parte das empresas em contratar pessoas com deficiência
Existe hoje uma lei, criada em 1991, que obriga as empresas a contratarem funcionários com deficiência, a Lei de Cotas. Ela coloca as empresas em posição de obrigatoriedade diante da contratação de PCD’s, podendo elas estarem sujeitas a multas aplicadas pelo Ministério do Trabalho. O fato é que, desde sua criação até os dias de hoje, não há o cumprimento total da lei e muito menos uma fiscalização rigorosa sobre ela, o que abre muitos precedentes para os que bolam mil estratégias para se esquivar dela.
Algumas empresas, para fugir do fato de terem funcionários com deficiência em seu grupo de colaboradores, faz a contratação mas com a condição de o funcionário com deficiência permanecer em casa, e comparecer à empresa somente em dias de fiscalização por parte do Ministério do Trabalho, enquanto outras contratam funcionários com deficiência mas não lhes atribui função, o que faz com que o funcionário apenas compareça ao local, mas não exerça nenhuma atividade. E há outras, ainda, que preferem assumir o pagamento das multas aplicadas do que incluir pessoas com deficiência em sua empresa.
Tais atitudes comprovam o quanto nossa sociedade precisa evoluir e o quanto é urgente falarmos sobre inclusão social e respeito à diversidade no local de trabalho.
Como devo me preparar para entrevistar pessoas com deficiência?
É fundamental que haja uma preocupação por parte da empresa ainda no momento da entrevista com pessoas com deficiência, para que elas se sintam incluídas e respeitadas. O departamento de Recursos Humanos deve ter sempre em mente como fazer do momento da entrevista um momento de demonstração de interesse no perfil do candidato com deficiência, sem que haja desconfiança ou deboche sobre sua capacidade em exercer a função para a qual se candidatou.
É extremamente importante evitar tratar os funcionários com deficiência com sentimentos paternalistas ou piedade demonstrada por causa de sua deficiência, pois esta também é uma forma sutil de demonstrar o preconceito.
Como valorizar meu funcionário com deficiência?
Em primeiro lugar, é indispensável que seu funcionário com deficiência saiba de sua importância na empresa. Ele não pode se sentir inferior aos demais funcionários sem deficiência que desempenham a função em comum. Demonstre – e tenha de fato – total confiança na capacidade que ele tem de exercer sua função da melhor forma, afinal foi por essa razão que você o contratou, e não somente para se enquadrar na lei.
Seu funcionário com deficiência deve ter funções atribuídas a ele e não pode ser diminuído pelos colegas sem deficiência, ou seja, não permita situações de capacitismo em sua empresa. O capacitismo é a forma preconceituosa de lidar com pessoas com deficiência, fazendo piadas ofensivas, uso de termos pejorativos e afins. Seu funcionário com deficiência deseja ser bem tratado e respeitado em seu local de trabalho.
Outro ponto importante sobre como valorizar seus funcionários com deficiência é remunerando-os de forma adequada. Não ofereça a ele um salário inferior por causa de sua deficiência, mas seja justo no trato e na remuneração, para que ela seja igual a de seus funcionários sem deficiência. Saiba, desde o momento da contratação, destinar seu candidato com deficiência a uma vaga que ele poderá ocupar e exercer suas funções com maestria.
Acessibilidade: um ponto indispensável
Uma forma brilhante de valorizar seu funcionário com deficiência é adaptando o espaço para a sua chegada. Muitas empresas ainda se recusam a contratar pessoas com deficiência pois não querem abrir mão da comodidade e encarar mudanças em sua estrutura física e comportamental.
steja ciente das necessidades de seu funcionário com deficiência e prepare o ambiente para ele. Este preparo inclui debates sobre inclusão, aprendizado de um novo idioma, como LIBRAS, rampas de acesso, recursos audiovisuais etc.
Não se preocupe em investir em acessibilidade, pois este jamais será um investimento perdido ou que não valerá a pena. Sua empresa pode, assim, se tornar espelho para muitas outras e referência em acessibilidade, inclusão e diversidade.
Lembre-o constantemente de sua importância para a equipe
Sempre que possível, faça com que seu funcionário com deficiência se sinta importante e querido para a equipe. Crie estratégias de premiação, bonificação ou simplesmente fale para ele o quanto sua contribuição tem sido válida, tanto para o crescimento da empresa quanto para o crescimento pessoal de todos os colegas envolvidos no grupo. Assim, seu funcionário com deficiência saberá de seu valor e se dedicará ainda mais no desempenho de suas tarefas, pois se sentirá motivado.
O que deve ser evitado na convivência com seus funcionários com deficiência?
Não se esqueça que seu funcionário com deficiência enfrenta dificuldades de aceitação, respeito e igualdade em muitos locais que frequenta. Infelizmente nossa sociedade ainda não atingiu o cenário ideal, livre de preconceitos e exclusão social, então preocupe-se em tornar sua empresa um local rico em diversidades, que levanta essa bandeira e a discute sem tabus, que respeita e integra pessoas com deficiência de forma gentil e verdadeira.
As pessoas com deficiência estão em busca de oportunidades, não somente de emprego, mas também de relacionamentos profissionais saudáveis, remuneração justa, acessibilidade e respeito acima de tudo.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e comente conosco qual a melhor forma de valorizar funcionários com deficiência em sua opinião.
Como valorizar seus funcionários com deficiência? Leia este artigo e confira algumas dicas de como dar valor ao trabalho e à presença de funcionários com deficiência no ambiente de trabalho.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil PCDs no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber