Uma empresa que possui uma cultura inclusiva pode se beneficiar em vários aspectos. Uma cultura inclusiva permite a exploração de um maior pool de talentos, visto que você vai abrir oportunidades para talentos diversificados.
Além disso, pesquisas mostram que empresas com a cultura inclusiva possuem funcionários mais motivados e consequentemente mais produtivos desempenhando as suas tarefas com mais afinco. Esse aumento na produtividade e melhor desempenho, gera uma receita consideravelmente maior para empresas inclusivas.
Esses são só alguns benefícios que uma empresa pode ter por ser inclusiva. Uma empresa com a cultura inclusiva precisa contratar profissionais com diferentes características, para que possam acrescentar no quadro de funcionários.
Uma empresa com a cultura inclusiva contrata profissionais com base em suas qualificações e não com base em padrões preconceituosos estabelecidos por uma sociedade preconceituosa.
Uma empresa com a cultura inclusiva contrata profissionais com deficiência, porque sabem que esses profissionais são tão capazes quanto qualquer outro profissional. Além disso, uma empresa inclusiva desperta em todos os funcionários um sentimento de pertença e acolhimento.
Mas empresas inclusivas não geram benefícios apenas para si mesmas e para os funcionários, os clientes também podem ser beneficiados por consumir de uma empresa inclusiva e isso volta como um benefício para a empresa, pois gera um círculo de vantagens para todos.
Se a sua empresa possui algum sistema de avaliação como a pesquisa de NPS, seus resultados podem ser muito satisfatórios se a sua empresa aderir a uma cultura inclusiva. Mas o que é a pesquisa de NPS e como a sua empresa pode construir uma cultura inclusiva para melhorar essa pesquisa? Continue com a gente para saber mais!
O que é pesquisa de NPS?
A pesquisa de NPS é um sistema de pontuação para medir a satisfação do cliente em relação a um atendimento ou produto que ele comprou. Essa pesquisa pode ser usada por empresas de quaisquer segmentos e visa colher informações para fidelizar o cliente e realizar melhorias no atendimento.
Existem diversas formas de realizar pesquisas de satisfação, e todas elas são importantes para uma empresa. Uma pesquisa de satisfação pode ajudar os gestores a criar soluções de atendimento, aprimorando as técnicas existentes ou criando novas técnicas para satisfazer os clientes.
Como fazer pesquisa de NPS na sua empresa?
A diferença da pesquisa de NPS para outras pesquisas de satisfação é que a pesquisa de NPS se resume em geralmente uma pergunta fechada, onde a resposta pode ser uma nota de 0 a 10.
A pergunta que geralmente é usada para realizar a pesquisa de NPS é: “de 0 a 10 o quanto você recomendaria a nossa empresa (ou determinado produto) para um parente ou um amigo?” Algumas empresas optam por fazer outra pergunta em seguida, que geralmente pode ser dada uma resposta aberta, justificando o motivo do cliente ter dado aquela nota.
A pesquisa de NPS é feita por atendimento eletrônico, mas também pode ser feita de forma presencial com algumas ferramentas que estão disponíveis para medir a satisfação do cliente.
Como usar os dados da pesquisa de NPS para aprimorar as estratégias da sua empresa?
Com base nos resultados da pesquisa de NPS, você vai conseguir identificar pelo menos 3 grupos de clientes.
- Os clientes que dão notas entre 9 e 10 são clientes que se identificam com a empresa e realmente gostam do relacionamento que desenvolveram com a empresa.
- Os clientes que dão notas entre 7 e 8, consomem na empresa apenas o necessário, mas não são considerados fidelizados à empresa.
- Os clientes que dão notas entre 0 e 6 são pessoas que não tiveram uma experiência satisfatória com a empresa e podem até mesmo fazer um marketing negativo da marca.
Esses dados podem ser usados para aprimorar as políticas da sua empresa em relação ao atendimento ao cliente, com o objetivo de fidelizar mais clientes para a sua empresa e sabemos que mais clientes fidelizados, geram mais lucros.
Se sua empresa tem uma cultura inclusiva, como isso pode afetar a pesquisa de NPS?
Empresas com culturas inclusivas, conseguem promover um sentimento de acolhimento não só para os funcionários, mas também para os clientes, pois a cultura inclusiva reflete em todos os setores de uma empresa, inclusive no atendimento ao cliente.
Se a sua empresa proporcionar um bom atendimento para todos os consumidores, a porcentagem de clientes satisfeitos pode aumentar de forma significativa, fidelizando ainda mais clientes.
Dicas para implementar uma cultura inclusiva na sua empresa
Sem dúvidas, uma cultura inclusiva pode refletir no atendimento ao cliente e consequentemente nas pesquisas de satisfação. Mas como a sua empresa pode construir uma cultura inclusiva? Veja algumas estratégias a seguir que podem te ajudar!
Treine toda a equipe
Para implementar uma cultura inclusiva na sua empresa é necessário treinar toda a equipe, inclusive a liderança. Palestras de conscientização, dinâmicas em grupo e workshops podem ajudar a equipe a entender e respeitar pessoas de características diferentes das deles, como os funcionários com deficiência que também fazem parte da equipe.
Contrate pessoas com deficiência além da obrigatoriedade
Existe uma lei que determina que empresas com mais de 100 funcionários devem contratar obrigatoriamente pessoas com deficiência em uma porcentagem equivalente ao número total de funcionários.
No entanto, empresas que querem ser reconhecidas como inclusivas, precisam contratar PCDs por causa das qualificações que esses profissionais possuem, mesmo que o número determinado de cotas já tenha sido preenchido.
Peça ajuda de uma empresa de consultoria especializada
Uma empresa especializada em consultoria de diversidade e inclusão pode te ajudar a construir uma cultura inclusiva na sua empresa. Uma consultoria especializada vai desenvolver todos os pontos necessários para que uma empresa seja reconhecida por todos como inclusiva.
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A Iigual já incluiu mais de 20 mil PCDs no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber
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De que forma construir uma cultura inclusiva pode afetar a pesquisa de NPS da sua empresa? Leia o nosso artigo para saber como uma cultura inclusiva pode refletir na satisfação dos clientes que consomem serviços e produtos da sua empresa e veja dicas para construir uma cultura inclusiva.