Quando se trata de criar um local de trabalho próspero e aumentar o envolvimento dos funcionários, a diversidade no local de trabalho e inclusão é a chave. A diversidade no ambiente de trabalho ajuda a engajar o espírito de equipe, estimula a criatividade e a inovação de cada colaborador, independentemente de seu cargo ou função na empresa. Todas essas origens, experiências e perspectivas oferecem um ponto de vista exclusivo que pode impactar muito seus resultados financeiros.
Pesquisas mostram que empresas que possuem uma equipe diversa, bem como líderes com características diversas obtêm lucros mais altos em comparação com empresas que não promovem a diversidade no local de trabalho e inclusão.
Além do clamor popular que pede pelo aumento da diversidade em todos os ambientes, é necessário que as empresas promovam a diversidade pois o futuro da sociedade e dos negócios é diverso. Então é melhor que as instituições comecem a partir de agora a promover a diversidade e inclusão, para que não fiquem para trás quando maiores mudanças chegarem.
A diversidade proporciona uma inovação enorme para as empresas, contribuindo para o desenvolvimento delas. Empresas com equipe diversificada possuem uma vantagem competitiva muito grande, quando comparadas à empresas que não possuem uma cultura inclusiva.
Para te ajudar a obter essa vantagem competitiva, preparamos este artigo que vai te mostrar algumas estratégias para promover e melhorar a diversidade no local de trabalho e inclusão.
Esteja atento a todos os tipos de diversidade
Atualmente muito se fala sobre diversidade de gênero e raça, mas existem pelo menos 5 tipos de diversidade que você deve estar atento para incluir na sua empresa.
- Diversidade de raça e etnia: A diversidade de raça diz respeito a características físicas como tom de pele, cabelo e cor dos olhos. Já a diversidade de etnia diz respeito à geografia, ou o lugar que as pessoas vieram.
- Diversidade de idade e geração: Diversidade de idade e geração diz respeito à faixa etária a que uma pessoa pertence.
- Diversidade de gênero: Diversidade de gênero está relacionada à identidade de gênero que a pessoa possui, que nem sempre está relacionada a sua classificação morfológica.
- Diversidade de religião: A diversidade de religião está relacionada com o que a pessoa acredita, ou desacredita.
- Diversidade de deficiência: A diversidade de deficiência diz respeito a pessoas com deficiência que possuem deficiências visíveis ou invisíveis.
Empresas que querem promover a diversidade, precisam contratar pessoas que possuam todas as características citadas acima, para que a diversidade possa ser completa e não parcial.
As políticas da empresa devem promover a diversidade
A sua empresa precisa ter como missão, visão e valores a diversidade inclusa nesses propósitos, pois dessa forma, em tudo o que a empresa fizer e em todas as metas que forem estipuladas, a diversidade vai estar inclusa.
Além disso, independentemente de quem entre ou sai da empresa, tendo a diversidade como parte da política, os padrões de diversidade e inclusão podem ser mantidos.
Avalie se os líderes e gestores são pessoas diversas
Em sua empresa, quantas pessoas da supervisão ou da gestão são pessoas de grupos minoritários? É importante observar isso, pois a diversidade e inclusão só acontece de verdade quando preconceitos são deixados de lado e as qualificações começam a ser vistas em primeiro lugar.
Use uma linguagem inclusiva
Se você possui uma equipe diversa, que palavras você usa para se referir aos membros dessa equipe? Você usa apelidos que se relacionam às suas características físicas ou do lugar de onde a pessoa veio? É importante estar atento a isso, pois essa atitude está relacionada com o preconceito e discriminação.
Crie planos de carreira para pessoas com deficiência
Como mencionamos, para que a diversidade ocorra de forma efetiva, é necessário ter uma equipe diversa também em cargos de supervisão e liderança. No entanto, pessoas com deficiência dificilmente são promovidas a esses cargos, pois equivocadamente as pessoas acham que elas não são capazes de assumir cargos de liderança.
Embora esse seja um pensamento comum de muitos empregadores, você não precisa compartilhar desse pensamento errôneo. Crie planos de carreira para profissionais com deficiência em sua empresa, pois esses profissionais são tão qualificados quanto outros para assumirem cargos de supervisão e gestão.
Promova a diversidade por meio das redes sociais da sua empresa
Uma coisa que pode ajudar a promover a diversidade no local de trabalho é usar as redes sociais para incentivar a diversidade e inclusão, por mostrar a outros que você tem uma equipe diversificada. Isso pode aumentar a representatividade de grupos minoritários e atrair talentos diversos para a sua empresa.
Elimine o preconceito nos processos de avaliação
Seja na avaliação de currículos, de qualificações ou de desempenho de funcionários, qualquer tipo de preconceito deve ser eliminado e uma avaliação imparcial deve ser feita em todas essas situações. Somente dessa forma, você vai conseguir promover a diversidade e inclusão de maneira eficaz.
Eduque os gestores
Os líderes podem ser as pessoas com maior dificuldade para promover a diversidade e inclusão em uma empresa, por isso é importante educá-los de várias formas e envolvê-los nos processos para que eles possam ajudar na promoção da diversidade e inclusão.
Treine toda a equipe sobre a diversidade
Além dos líderes, também é importante treinar toda a equipe de uma empresa para colaborar com o respeito à diversidade e inclusão. É muito importante que todos participem desse treinamento, pois pessoas com um tipo de diversidade podem acabar tendo atitudes discriminatórias com pessoas de outro tipo de diversidade.
Então todos devem participar desse treinamento, para que todos possam se conscientizar da necessidade de inclusão.
Peça ajuda de uma consultoria especializada
Empresas podem se beneficiar por solicitar apoio de uma consultoria especializada para promover a diversidade e inclusão. Uma consultoria pode agilizar esses processos, bem como implementar a diversidade e inclusão de maneira efetiva na sua empresa.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também possam se beneficiar desse conhecimento útil!
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber