Com certeza você já chegou a escolher um livro ou filme pela capa, não é mesmo? Muito provavelmente, você nunca estabeleceu um processo de reflexão acerca desse nosso costume de sempre escolher aqueles que ao nossos olhos (na verdade aos olhos da sociedade) é mais bonito. Viemos aqui te falar que há muito a ser discutido e refletido a respeito dessas nossas ações que passam despercebidas cotidianamente, mas que interferem em muitas coisas e há muitos significados por trás. Se você ficou curioso para saber sobre vieses inconscientes e o que isso tem a ver com o fato de afetar a contratação de pessoas com deficiência, fique com a gente e continue lendo nosso artigo!
O que são vieses inconscientes?
Vieses inconscientes são pré conceitos estabelecidos e enraizados pela sociedade. Esse viés estrutural (aquele na qual, assim que nascemos, passamos a conviver em sociedade) afeta o modo como nos comportamos em relação a padrões estéticos impostos pelo meio social.
Esses padrões são tipos de pessoas que o homem regularizou, estabeleceu e selecionou com a intenção de excluir e marginalizar aqueles que não se encaixam em seu conceito do que é aceitável/bonito/admirável.
Iremos te fazer uma pergunta e tente responder com total sinceridade: Se você tiver uma empresa e aparecer uma mulher com deficiência e outra mulher que seja branca e sem deficiência, qual você contrataria? Não deveria, mas essa pergunta incomoda muita gente, pois a resposta é o que já esperamos: a mulher branca sem deficiência.
Dito isso, já foi possível entender melhor o que são os vieses inconscientes, correto? Seguiremos para mais reflexões.
Por que esses vieses afetam a contratação de pessoas com deficiência?
Uma das principais lutas das pessoas com deficiência está relacionada a oportunidades de emprego. Muitas empresas, na verdade a maioria, não ofereciam oportunidades para PCDs a partir de seus vieses inconscientes de contratação, relacionado a pergunta que fizemos anteriormente.
As pessoas com deficiência não recebiam oportunidade a partir do momento que eram excluídas mesmo com total capacidade de exercerem as funções que a elas seriam destinadas. Perdiam seus lugares na sociedade e oportunidade de trabalho, a partir do método de seleção e exclusão daqueles considerados diferentes no meio social
Como evitar vieses inconscientes?
Busque conhecimento. Ter sede de aprendizado é o começo para a mudança em qualquer esfera social. Sabendo a respeito da luta de pessoas com deficiência e trajetória, faz com que você desenvolva a consciência e noção do porque as discussões a respeito do assunto são completamente necessárias.
Após o aprendizado e atualização, você pode compartilhar com seus amigos acerca desses vieses inconscientes a fim de ensinar o que foi aprendido e fazer sua parte em relação à inclusão social.
Quais são os principais vieses inconscientes?
Existem vários vieses inconscientes que permeiam nossas atitudes enquanto cidadãos. Falaremos a seguir, brevemente, a respeito de cada uma.
Viés de afinidade
Sabe quando nos identificamos com alguém e decidimos fazer parte de nosso grupo identitário? Pois bem, o viés de afinidade é quando nos identificamos de forma com que convivemos harmoniosamente com aqueles que possuem traços semelhantes ao nosso, seja de personalidade ou até mesmo físicas, como: trajetória de vida, profissão, estilos musicais, entre outros.
Viés de percepção
O viés de percepção surge a partir do julgamento que fazemos em relação ao outro. São pensamentos inadequados criados pela sociedade e que passamos a reproduzir em relação ao próximo, como por exemplo o pensamento ultrapassados de que “lugar de mulher é na cozinha”.
Viés confirmatório
O viés confirmatório está relacionado a pessoas que não decidem mudar de opinião e se fecham em suas bolhas procurando pessoas que compartilham de suas mesmas ideias. Não aceitam novos argumentos e nem se abrem para refletir acerca de outras possibilidades além daquela que é defendida.
Pensamento grupal
Quando um grupo possui pessoas com viés confirmatório, os integrantes dessa comunidade passam a ter o pensamento grupal. Que é quando as pessoas do grupo não aceitam opiniões diferentes e por isso, passam a não questionar atitudes próximas devido a pressão das outras pessoas.
Efeito Halo
O Efeito Halo é a consequência dos vieses inconscientes que aplicamos na sociedade. É basicamente quando superestimamos alguém, baseado nas características que a sociedade admira, como por exemplo o fato de achar mais bonita uma pessoa branca de olhos claros e do que um negro de olhos escuros. Neste caso, seria o efeito halo consequente do racismo estrutural.
Como esses vieses impactam a diversidade nas empresas?
Esses vieses impactam a diversidade nas empresas a partir do momento que influência suas contratações. Uma pessoa, por exemplo, que cumpre a lei de cotas apenas por cumprir, mas que contrata a pessoa que acredita estar nos padrões da sociedade, não contribui para que a inclusão e a diversidade de sua empresa cresça.
É importante que passemos a desconstruir esses vieses inconscientes, fazendo com que passemos a enxergar as pessoas da mesma maneira. É necessário encontrar medidas que fazem com que a seleção através de estereótipos chegue ao fim.
Conclusão
Todos temos vieses inconscientes, é algo intrínseco ao ser humano pois somos inseridos em uma sociedade extremamente preconceituosa. Porém, com o conhecimento a respeito das lutas de diversos grupos, como o caso de pessoas com deficiência, podemos treinar nossa forma de lidar e enxergar o próximo com igualdade e empatia.
E aí? O que achou do nosso texto a respeito deste tema? Nunca se esqueça de sempre compartilhar com seus amigos informações tão importantes e fazer parte das pessoas que ajudam na contribuição por um Brasil mais empático.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
Linkedin http://linkedin.com/in/andrea-schwarz Instagram
@dea_schwarz
Jaques Haber
Linkedin http://linkedin.com/in/jaqueshaber