Atualmente, sabemos que muitas empresas estão adotando sistemas de cotas que contribuem para a diversidade e inclusão. Porém, com as diversas discussões a respeito do assunto, é válido sempre refletirmos e estabelecermos conhecimentos a respeito das PCDs e dessa forma, irmos além das cotas para o conhecimento real a respeito do recrutamento e seleção das pessoas com deficiência.
Dito isto, te convidamos a aprofundar cada vez mais a respeito da diversidade e aprender um pouco mais sobre a inclusão no mundo corporativo. Sendo assim, fique com a gente e saiba mais como não errar na hora de recrutar e selecionar pessoas com deficiência.
Inclusão corporativa
Infelizmente, nos dias atuais, ainda nos deparamos com preconceitos e pessoas que não buscam tantas informações a respeito da inclusão, diversidade e obstáculos que as pessoas com deficiências enfrentam cotidianamente. Dito isto, achamos necessário e válido ressaltar a importância de as empresas adotarem métodos que visam maior inclusão no meio corporativo. Ou seja, se você está lendo este texto, muito provavelmente já está dando um passo importante para a conscientização.
Antigamente, sem a evolução digital e grupos minoritários – que buscam por igualdade e fazem com que causas sociais ganham visibilidade – muitas empresas buscavam por pessoas que seguiam padrões de beleza e comportamento vistos como o ideal para a sociedade. As pessoas com deficiência eram automaticamente “excluídas” de ações sociais que são importantes para uma sobrevivência básica, como por exemplo: trabalhar.
A seleção padronizada, além de ser totalmente inadequada, faziam com que várias pessoas, nessa “disputa” por algum lugar no mundo, fossem prejudicadas.
Graças a movimentos e evoluções históricas, várias empresas, inclusive multinacionais, adotam políticas de inclusão ao perceberem que tanto PCDs como pessoas de religião e origens diferentes, podem agregar positivamente para o crescimento da empresa. Porém, é claro, estamos em constante evolução. No entanto, é importante que procuremos otimizar os métodos de recrutamento para que, assim , possamos de fato alcançar uma sociedade igualitária.
Ofereça a PCD uma vaga que seja compatível com seu perfil.
Empatia é um bom começo na hora de lidarmos com as pessoas com deficiência. Devemos ser realistas e nos colocarmos no lugar das pessoas que estão em busca de uma vaga. Como as outras, o objetivo do funcionário com deficiência é colocar em prática todo seu conhecimento e contribuir para o crescimento da empresa de onde estiver. Por isso, procure sempre oferecer vagas que sejam compatíveis com o perfil do candidato.
Todo mundo que trabalha com o que conhece e que se sente capaz para colocar em prática o trabalho que lhe é atribuído, se sente mais feliz e consequentemente possui melhor produção, correto? Por esse motivo é importante atenção especial aos tipos de vagas que estão sendo oferecidas para as pessoas com deficiência. Seja realista e empático também nessa hora.
Ofereça uma melhor preparação para a equipe em geral
Muitas vezes, quando vamos contratar alguém, raramente nos preocupamos de fato com a equipe gestora. Costumamos ter em mente que a pessoa que está sendo entrevistada, terá que por si só convencer os recrutadores de que precisa daquela vaga e que por isso fará qualquer coisa para consegui-la. Porém, não é assim que acontece.
É necessário que busquemos conhecimentos para que consigamos fazer uma boa seleção e assim não errar ao contratar um funcionário com deficiência. Dito isto, ofereça um treinamento e uma boa preparação para toda sua equipe. De preferência, escolha pessoas com deficiência para dar treinamentos e assim começar a inclusão a partir da conscientização.
Todos que já passaram pela experiência de emprego, sabem o quanto é complicado quando nos sentimos pressionados ou observados. É natural do ser humano se incomodar em ser avaliado. Por isso, prepare sua equipe para deixar o convidado o mais confortável possível. Na verdade isso deveria ser feito em qualquer situação, porém este é um ótimo momento.
Ofereça capacitação e futuro de carreira para o candidato
Com toda certeza você não irá se decepcionar. Os funcionários com deficiência são extremamente capacitados para executar funções a eles destinadas. Dê possibilidade acessíveis para que a PCDs possa praticar suas habilidades e chegar ainda mais longe na empresa, com certeza essa é uma dica que fará com que a pessoa recrutada e selecionada, se inspire e tenha ainda mais força para atingir seus objetivos na empresa. O nome disso é possibilidades – ação que todas as pessoas com deficiência, precisam.
Divulgue vagas da maneira correta
Muitas empresas não divulgam corretamente as vagas para PCDs. É importante que saiba que existem muitos grupos de pessoas com deficiência e é interessante que você procure obter uma divulgação que atinja diretamente as pessoas que você queira recrutar e participar de seu processo de seleção. Essa dica tornará tudo bem mais fácil. Importante também escolher sites de emprego que ajudem a acessibilidade das pessoas com deficiência às informações. Como por exemplo: legendas e conteúdos auto descritivos.
Consultoria especializada
Caso você esteja se perguntando qual o primeiro passo para que você tenha acesso as melhores dicas para não errar ao contratar funcionários com deficiência e conseguir colocar em prática todas as nossas dicas, é válido informá-los que existem consultorias especializadas para empresas que desejam adotar o caminho da inclusão e fazer diferença no mundo.
A consultoria irá ajudá-lo a tomar as melhores decisões a respeito do assunto e dar detalhadamente dicas de quais passos a empresa deve tomar para que todo o processo seja feito da melhor forma possível.
Claro que podemos destacar que tudo que não faz parte de nossa vivência e experiência, pode causar dúvidas e dificuldade. Por esse motivo, contamos com pessoas especializadas e que se importam com o próximo independente das diferenças. Dito isso, você pode, através da consultoria, se comprometer com a inclusão e garantir a propagação de informações e uma sociedade mais saudável.
Esperamos que o artigo tenha te ajudado a entender melhor a respeito do recrutamento e seleção de PCDs. Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com outras pessoas para que elas possam, além de se conscientizar, adotar meio e estratégias para contribuir para uma sociedade mais inclusiva e diversificada.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil Dicas para não errar ao contratar PCDs no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber