Muitas empresas hesitam em contratar pessoas com deficiência, porque acham equivocadamente que esses profissionais não são capazes de desempenhar tarefas de trabalho. Além disso, empregadores acham que contratar pessoas com deficiência vai gerar custos adicionais de contratação.
Por causa desses pensamentos equivocados muitas empresas deixam de contratar pessoas com deficiência. Foi por isso que em 1991 foi instituída a lei de cotas. Essa lei obriga as empresas com mais de 100 funcionários a disponibilizarem uma determinada porcentagem de vagas para pessoas com deficiência.
Desde então, muitas empresas estão contratando pessoas com deficiência, e algumas estão percebendo os benefícios que podem colher por contratar esses profissionais.
Quando uma empresa contrata um profissional com deficiência e promove um ambiente inclusivo e acessível, esse profissional proporciona muitas vantagens para a empresa que o contratou. Podemos afirmar que uma empresa, inclusive, ganha muito mais ao contratar um profissional com deficiência, do que o próprio profissional.
Empresas que possuem uma equipe diversa, possuem também funcionários mais engajados, criativos e produtivos. Pesquisas mostram que empresas que promovem a diversidade e inclusão mantém os funcionários mais motivados e, essa motivação gera mais lucros para a empresa.
Mas existem muitos outros benefícios que uma empresa pode ter por contratar pessoas com deficiência. Um deles é construir uma employer branding positivo da empresa.
Neste artigo você vai ver o que é employer branding e como a sua empresa pode se beneficiar por contratar pessoas com deficiência. Além disso, você vai ver outras formas de criar uma employer branding positiva para a sua empresa.
O que é employer branding?
Employer branding significa a marca do empregador, ou marca empregadora. Empresas com employer branding positivo são na verdade empresas dos sonhos de todos os candidatos talentosos.
Esse tipo de empresa possui uma imagem interna e externa muito atrativa para os funcionários que já estão lá e para as pessoas que anseiam por uma oportunidade de trabalhar em uma empresa assim.
O employer branding é a identidade de uma empresa bem sucedida que valoriza os seus funcionários. É aquela empresa que oferece uma remuneração justa, possibilita horários de trabalho flexíveis e dá oportunidades a grandes talentos.
Empresas com a employer branding são empresas inclusivas que são reconhecidas em contratar pessoas com deficiência além do número de cotas exigidas.
Além disso, uma empresa com marca empregadora positiva atrai mais clientes e fornecedores interessados em fazer negócios.
De que forma contratar PCDs pode afetar a imagem da sua empresa?
Empresas que querem construir uma marca empregadora positiva, precisam ser empresas inclusivas. Ao contratar pessoas com deficiência e proporcionar um ambiente inclusivo e acessível, a empresa estará dando um grande passo para criar uma imagem positiva entre os funcionários, clientes e toda a sociedade.
Mas vale ressaltar que não basta contratar pessoas com deficiência para ter uma marca empregadora positiva, afinal qualquer empresa com mais de 100 funcionários é obrigada por lei a fazer isso. Sendo assim, se a sua empresa tem mais de 100 funcionários e você contrata PCDs apenas pelas cotas, você não está fazendo nada além da sua obrigação.
Para construir uma marca empregadora positiva é necessário ir além das cotas. É necessário enxergar as pessoas com deficiência como um valioso recurso de contratação e contratá-las com base nas suas qualificações.
Além disso, é necessário criar um sentimento de pertencimento nessas pessoas ao contratá-las por mostrarem que elas são membros importantes da equipe. É importante também investir em acessibilidade para que você construa uma employer branding positiva.
Outras formas de uma empresa construir uma marca empregadora positiva
Além de promover a inclusão e acessibilidade, existem outras coisas que você pode fazer para construir uma marca positiva para a sua empresa.
Construa parcerias fortes
Criar parcerias com outras empresas podem te ajudar a construir uma marca empregadora positiva. Mas fique atento para não se unir com a primeira empresa que oferecer uma parceria. É necessário construir parcerias com empresas que possuem os mesmos valores que a sua empresa possui, pois caso contrário a sua empresa pode acabar sendo vista com uma marca negativa se a empresa na qual você se uniu, possuir uma imagem negativa.
Ao se unir com empresas de cultura inclusiva e valores bem definidos, você pode construir uma parceria forte que vai te ajudar a melhorar a sua marca empregadora.
Conquiste a confiança dos clientes
Outra coisa que você deve construir é a confiança. Os consumidores precisam ser capazes de confiar em sua marca para ter uma percepção positiva dela e, eventualmente, comprar dela. Você pode tornar sua marca mais confiável exibindo provas sociais e exibindo avaliações e experiências positivas de clientes e até mesmo de seus próprios funcionários.
Peça ajuda de especialistas
Existem muitos especialistas que se dedicam a prestar consultoria para desenvolver uma employer branding positiva da sua empresa. Um exemplo de consultoria especializada é a Iigual.
A consultoria que Iigual presta é especializada em PCDs. Sendo assim, se você quer melhorar a marca empregadora da sua empresa contratando pessoas com deficiência, essa consultoria pode te ajudar em todo o processo seletivo e, até mesmo na retenção dos funcionários por transformar a cultura da sua empresa em inclusiva.
Como medir a employer branding da sua empresa
Muitas pessoas acham que medir os níveis de uma marca positiva só pode acontecer depois que a construção da marca proporcionar aumento nos lucros. Mas se você quiser medir de forma mais prática como outras pessoas estão enxergando a marca da sua empresa, basta perguntar a elas.
Sendo assim, faça primeiro uma pesquisa interna com todos os seus funcionários para saber como eles estão enxergando a marca da sua empresa. Com base nesses resultados, veja o que você pode fazer para melhorar ainda mais a forma como a sua equipe enxerga a empresa.
Em seguida, você pode realizar uma pesquisa com os seus clientes, para saber como as pessoas fora da empresa enxergam a sua marca empregadora.
Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com outras pessoas para que elas também possam melhorar a marca empregadora da empresa contratando PCDs.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
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Andrea Schwarz
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Jaques Haber