A Lei de cotas obriga as empresas com mais de 100 funcionários a contratar pessoas com deficiência para preencher a equipe de funcionários. Porém, algumas empresas só contratam pessoas com deficiência por causa dessa lei.
Outras empresas que não estão dentro dessa obrigação, pelo fato de possuírem menos de 100 funcionários, hesitam em contratar pessoas com deficiência por vários motivos.
Talvez o setor de RH até incentive a contratação desses profissionais, mas ainda há uma grande resistência por parte dos líderes para contratar pessoas com deficiência.
Infelizmente, muitos líderes acham que contratar pessoas com deficiência vai levar prejuízos para empresa, entre outros pensamentos equivocados. A verdade é que essas ideias errôneas são baseadas em preconceito e discriminação.
Para que alguém seja considerado um bom líder, é necessário deixar totalmente de lado qualquer sentimento de preconceito. Essas características prejudicam não só as pessoas com deficiência, mas prejudica toda a equipe e até mesmo a empresa.
Para entender melhor porque alguns líderes ainda resistem em contratar pessoas com deficiência, desenvolvemos esse artigo que vai abordar as objeções mais comuns impostas por esses líderes. Além disso, vamos ver como contratar pessoas com deficiência pode beneficiar a empresa.
Objeções impostas por gestores para contratar PCDs
Existem algumas barreiras que os líderes impõem como desculpas para não contratar PCDs. Algumas dessas objeções são explícitas, outras são veladas. Mas independentemente disso, é necessário derrubar essas barreiras e até mesmo desmistificar algumas afirmações.
Falta de acessibilidade
Alguns líderes e empresários não querem investir em acessibilidade para contratar pessoas com deficiência. Na verdade, muitos acham que esse investimento não vai ter retorno e é necessário.
Porém, o que um funcionário com deficiência pode produzir com as ferramentas necessárias de acessibilidade, pode gerar um grande retorno para as empresas. Além disso, muitas coisas relacionadas à acessibilidade não vão beneficiar apenas os funcionários, mas também possíveis clientes.
Pessoas com deficiência são mais propensas a fechar negócios com empresas que são inclusivas e investem em acessibilidade. Além disso, pessoas sem deficiência também podem ter uma visão melhor da empresa se ela for inclusiva e acessível.
Sendo assim, não investir em acessibilidade, não é um argumento válido para deixar de contratar pessoas com deficiência.
Muitos líderes acham que as pessoas com deficiência são limitadas
Líderes e empresários hesitam em contratar pessoas com deficiência por acharem equivocadamente que elas não são capazes de realizar as tarefas que lhes forem confiadas na empresa.
Porém, muitas vezes as limitações que impomos aos outros estão puramente em nossas próprias mentes. PCDs são totalmente capazes. É verdade que em algumas situações pode ser necessário adaptar uma tarefa, dependendo da deficiência que a pessoa possua, mas isso de forma alguma a incapacita de realizar algo.
Preconceito
Talvez o preconceito seja a maior barreira para alguns líderes não contratar pessoas com deficiência. Na verdade, é o preconceito que ajuda a levantar todas as outras barreiras.
Mesmo que a pessoa se diga sem preconceitos e até se esforce para não demonstrar isso, esse preconceito pode estar arraigado no coração e dessa forma, influenciar as decisões que a pessoa toma no dia a dia.
Uma dessas decisões é contratar ou não pessoas com deficiência. Talvez, o líder até contrate, por razões legais, mas não contrata outras pessoas com deficiência quando o número de cotas já foi preenchido.
Além disso, o preconceito de um líder também pode atrapalhar o crescimento profissional de uma pessoa com deficiência dentro da empresa, por não providenciar um plano de carreira para os funcionários com deficiência.
Em todos os campos da vida, o preconceito só atrapalha! Um bom líder deve remover totalmente qualquer tipo de preconceito que esteja arraigado no seu coração. Por fazer isso, o líder contribui para o desenvolvimento de outros, mas principalmente para o seu desenvolvimento pessoal.
Como contratar pessoas com deficiência pode beneficiar uma empresa
Os líderes que dificultam a contratação de PCDs , por impor essas barreiras como desculpas, provavelmente não conhecem os benefícios que funcionários com deficiência podem proporcionar para a empresa. Veja a seguir apenas alguns desses benefícios.
As pessoas com deficiência têm potencial inovador
Pessoas com deficiência enfrentam e resolvem problemas todos os dias. Por isso, além da facilidade de resolver problemas, pessoas com deficiência levam para o seu local de trabalho habilidades como criatividade, planejamento estratégico, agilidade, impulso e persistência. Essas são características que promovem a inovação dentro de uma empresa.
Principalmente quando a empresa promove uma cultura inclusiva e os meios de acessibilidade para o profissional com deficiência, esses funcionários podem demonstrar ser grandes talentos e levar ainda mais lucro com suas ideias inovadoras e criativas.
A diversidade e inclusão pode beneficiar toda a equipe
Ter uma equipe diversa, onde todos se respeitam é benéfico para todos os funcionários. Além do respeito, isso pode promover a solidariedade e a criatividade de todos os funcionários da empresa.
O líder que enxerga esse benefício e contrata PCDs , também se beneficia, afinal o líder também é um membro da equipe. Com certeza qualquer líder quer liderar uma equipe cooperativa que se respeite mutuamente.
Mas para que isso aconteça, o líder deve ser um exemplo no que diz respeito à promoção da inclusão.
Líderes que promovem a inclusão são mais confiáveis e respeitados
Falando em promover a inclusão, líderes que fazem isso conquistam de forma mais fácil o respeito e a confiança dos seus subordinados. Dessa forma as coisas fluem de maneira mais ordeira e simples.
Se você é um líder e está lendo esse artigo, tente pensar um pouco nas objeções que apresentamos. Veja se você também pensa dessa forma e tente mudar esse pensamento, com base nos benefícios que a sua empresa pode ter por contratar pessoas com deficiência para preencher o quadro de funcionários.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe com outros líderes e profissionais de RH, para que eles também possam derrubar essas barreiras e reconhecer os benefícios de contratar PCDs. Ao fazer isso, você se tornará parte de uma grande mudança que está apenas começando!
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber