A contratação de pessoas com deficiência tem ganhado mais destaque nos últimos anos como um grande passo em direção à inclusão nas empresas. Isso porque, essa prática não só promove a diversidade, mas ainda contribui para uma sociedade mais justa e igualitária.
Como fazer a contratação de pessoas com deficiência?
Para fazer a contratação de pessoas com deficiência, é ideal criar um processo e uma política que induza a inclusão. Nesse sentido, é ideal adotar algumas posturas, como:
- avaliar as vagas em aberto;
- divulgar essas vagas;
- criar um processo de seleção justo.
Ainda assim, é ideal que você adapte as funções e crie meios para que qualquer pessoa possa cumprir a sua função sem nenhum tipo de barreira.
Após fazer a seleção, faça uma análise individual do que o candidato que você escolheu precisa para trabalhar bem. Enfim, forneça um espaço ideal para o mesmo, além de soluções que facilitem o seu dia a dia de trabalho.
Quais são os modelos?
Existem alguns modelos que você pode usar na hora de contratar pessoas diversas ou com deficiência na sua empresa. Assim, é possível incluí-las por meio de:
- CLT;
- MEI;
- contrato pessoa jurídica.
Para entender como funciona cada uma delas, veja mais adiante alguns detalhes sobre os modelos listados acima.
Contratação CLT
A CLT é a forma mais comum de contratar, pois oferece estabilidade, direitos trabalhistas e a chance de crescer dentro da empresa. Nesse sentido, é possível fazer essa contratação direta ou por meio de um processo de seleção interno, por exemplo.
Para as pessoas com deficiência, a CLT é uma opção importante, porque garante a inclusão no mercado de trabalho com todos os direitos e benefícios previstos em lei. Portanto, o trabalho CLT é uma boa opção para ambos os lados.
Contratação PJ
Contratar pessoas com deficiência como prestadores de serviços autônomos é uma opção que tem ganhado destaque. Afinal, essa modalidade permite alguns pontos flexíveis, tanto para a empresa quanto para o profissional.
No entanto, é importante ressaltar que a legislação exige que a atividade do PJ seja compatível com a sua deficiência, o que garante uma ocupação justa.
MEI
A contratação MEI é uma opção interessante para pessoas com deficiência que desejam empreender. Isso porque, ele oferece benefícios como a:
- formalização do negócio;
- acesso a benefícios previdenciários;
- facilidades tributárias.
Empresas também podem contratar MEIs com deficiência como fornecedores, o que contribui para a cadeia econômica inclusiva. Ainda assim, esse também é um modelo de contrato via pessoa jurídica, então exige todo o cuidado legal para ambas as partes.
Do mesmo modo, é ideal ter um contrato que proteja ambas as partes e que não deixe brechas para prejuízos, nem de tempo, nem de dinheiro para ninguém.
É possível fazer a contratação online?
Você também pode optar por contratar online, uma opção que tem ganhado força na forma como as empresas recrutam talentos, o que inclui também as pessoas com deficiência.
Afinal, as plataformas para fazê-lo permitem algumas vantagens para ambas as partes, como você pode ver adiante:
- processo simples;
- atinge mais pessoas;
- inclusão de dados específicos.
Nesse formato, as etapas de seleção podem ocorrer por meio de testes online e entrevistas virtuais, o que facilita o processo para que todas as pessoas tenham as mesmas chance de participar.
Ainda assim, vale destacar que esse modelo também torna mais simples a inclusão, visto que exclui os problemas das barreiras físicas, que podem afetar algumas pessoas.
Por que fazer a contratação de pessoas diversas?
É ideal fazer a contratação 2023 de pessoas diversas e com deficiência, pois isso traz uma série de benefícios para as empresas e para a sociedade. Assim, pode-se destacar:
- mais inovação;
- criação de um novo ambiente interno;
- melhoria da sua imagem social.
Pessoas com diferentes origens, culturas e soft skills trazem uma variedade de opções e vivências para o ambiente de trabalho. Nesse sentido, isso pode levar a soluções mais criativas e inovadoras para os desafios do dia a dia da sua empresa.
Melhore sua tomada de decisão
A partir desse mix de vivências, a sua tomada de decisão se torna ainda melhor. Contudo, é ideal também mudar o seu clima interno, para que todas as pessoas do seu time tenham voz por igual na criação de novas ideias e soluções.
Inclusão social
Fazer a sua parte e contratar sem uma visão limitante ajuda na inclusão social, seja em qual modelo for. Assim, é ideal pensar em meios de promover vagas que possam atender qualquer pessoa.
Mais igualdade
Com um simples gesto, você consegue criar um ambiente mais igual, mas que também ofereça formas para que todos possam crescer dentro da empresa.
Então, promova a equidade de chances, além de criar formas de educar para trabalho, tanto a sua equipe como os novos colaboradores.
Mudança de paradigmas
É ideal mudar a forma de pensar para incluir mais pessoas na empresa. Portanto, foque em contratar com base nos talentos das pessoas e não em algo que as tornem diferentes, por exemplo.
Quais são as vantagens da contratação de pessoas diversas?
Fazer a contratação de pessoas com deficiência te ajuda a crescer de forma sustentável e ainda dá espaço para que novos talentos integrem a sua equipe.
Nos últimos estudos do Brasil, apenas 28% das pessoas desse grupo tinham espaço no mercado de trabalho, um número muito abaixo do ideal.
Cumpre as leis e normas
Nem todas as empresas precisam contratar pessoas diversas, mas é ideal que isso seja feito, para inspirar outras a fazerem o mesmo. Contudo, é ideal entender que esse espaço vai além de apenas contratar, mas também criar meios para terem vez e voz.
Faça a sua parte para um futuro melhor
Se você pode contratar pessoas diversas, nada melhor que ajudar a construir um futuro melhor, onde as características físicas não sejam medidas para definir a capacidade de ninguém.
Como enfrentar os desafios após a contratação?
Para enfrentar todas as etapas após fazer a contratação, é ideal que a empresa faça um esforço contínuo no sentido de criar um ambiente acessível a todos.
Nesse sentido, sempre invista na inclusão e em adaptar os espaços, para que todos possam trabalhar, bem como, ir e vir sem problemas.
Além disso, mude a forma de pensar e não entenda isso como uma ajuda e nem como um desafio, mas sim como uma forma justa de conviver e lidar com pessoas diversas.
Quebre os estigmas
Ao conviver e trabalhar com colegas com deficiência, os demais membros da equipe podem quebrar mitos e estigma social, o que ajuda a promover uma cultura de respeito e convívio.
Desse modo, a inclusão no local de trabalho contribui para uma sociedade mais justa e igualitária, ao permitir que todas as pessoas participem de forma plena da economia e criem as suas próprias carreiras.
Quem pode fazer a contratação de pessoas com deficiência?
Em geral, grande parte das empresas podem fazer a contratação, sejam elas privadas, públicas ou sem fins lucrativos.
Ainda assim, aquelas com mais de 100 pessoas em seu quadro de funcionários tem o dever de contratar, para ficarem em acordo com as leis que regem os direitos do trabalhador no Brasil.