Assuntos como diversidade e inclusão estão cada vez mais em alta. As pessoas estão falando muito sobre a importância da diversidade e inclusão, em ambientes como escolas, universidades, cargos políticos e mídias.
Mas todos nós precisamos voltar a nossa atenção para a diversidade e inclusão no local de trabalho. Esse é um assunto que precisa estar em pauta nas discussões sobre diversidade e inclusão.
Ao falar sobre a diversidade no local de trabalho, muitas pessoas relacionam isso à diversidade de gênero, etnia, idade e religião. Mas a diversidade vai além disso.
As pessoas com deficiência também são consideradas como minoria. Mas não é minoria no sentido de quantidade de pessoas com deficiência, mas minoria pois são marginalizadas pela sociedade e são minorias ao alcançar lugares de destaque.
Desde que a lei de cotas foi criada em 1991, houve um aumento significativo na alocação de pessoas com deficiência em ambientes de trabalho. Mas isso ainda está muito longe do ideal, pois a maioria das empresas só contratam pessoas com deficiência porque são obrigadas por lei a fazerem isso.
Empresas que querem ser conhecidas como inclusivas, precisam dar atenção a esse tipo de diversidade e precisam se atentar a como fazer isso da melhor forma.
Se você deseja fazer isso, desenvolvemos esse artigo especialmente para você, pois hoje iremos abordar algumas maneiras de melhorar a diversidade e inclusão no local de trabalho. Fique com a gente para aprender as melhores dicas para promover a inclusão na sua empresa.
Esteja atento ao preconceito inconsciente
Muitas pessoas afirmam que não tem preconceito com nada e ninguém, mas algumas atitudes não apoiam essa declaração. Isso acontece, pois a maioria de nós possuímos o chamado preconceito inconsciente.
O preconceito inconsciente não é declarado, mas oculto. No entanto isso pode ser ainda pior, pois é demonstrado principalmente por ações do dia a dia e, essas ações podem prejudicar a inclusão no local de trabalho.
Os líderes e profissionais de RH podem começar a abordar isso ajudando os funcionários a compreender como os indivíduos são afetados por preconceitos inconscientes e quais ações continuam a reforçar os preconceitos.
Uma maneira de criar consciência e lidar com o preconceito inconsciente é encorajar cada funcionário a revisar, questionar e analisar seus próprios preconceitos e suposições.
Crie programas de contratação de minorias
Grandes empresas muitas vezes promovem programas de contratação de minorias com o objetivo de aumentar a diversidade e inclusão da empresa. Esses programas não estão relacionados a contratação por cotas, mas vai além disso.
Empresas que querem ser reconhecidas como inclusivas criam muitas ações para contratar exclusivamente pessoas que pertencem a grupos minoritários que muitas vezes por isso são excluídos de oportunidades, como negros, LBTQI+, idosos e pessoas com deficiência.
Essas ações não são benéficas apenas para esses grupos, mas também proporcionam inúmeras vantagens para a empresa que promovem isso. Afinal, ter uma equipe diversa e inclusiva pode até mesmo aumentar a produtividade da equipe e aumentar significativamente os recursos da empresa.
Promova a igualdade salarial
As leis trabalhistas impõem que haja igualdade salarial entre pessoas de cargos equiparados, porém na prática nem sempre acontece como diz a lei.
Para melhorar a diversidade e inclusão na sua empresa, você precisa promover a igualdade salarial entre pessoas de cargos equiparados, independentemente das características diversas que as pessoas tenham.
Se um funcionário alcançar determinada vaga em determinado cargo, é porque ele é qualificado para isso. Sendo assim, ele tem total direito de receber a remuneração equivalente ao seu cargo, não importa se ele faz parte de um grupo minoritário ou não.
Desenvolva um programa de treinamento estratégico
O treinamento em diversidade ajuda os funcionários a compreender como as diferentes características de uma equipe podem afetar a maneira como as pessoas trabalham e interagem no trabalho.
Pode abranger qualquer coisa, desde conceitos de tempo e estilos de comunicação até autoidentidade e lidar com conflitos. O treinamento em diversidade oferecido como opcional tende a ser mais eficaz do que aquele que é obrigatório.
As empresas também devem se concentrar no treinamento que seja relevante para sua organização e funcionários específicos, e que se alinhem com suas iniciativas mais amplas de diversidade e inclusão e desafios identificados.
Facilite o feedback contínuo
As empresas podem incentivar os funcionários a relatarem problemas que estão atrapalhando a diversidade e a inclusão em uma empresa. Para que isso aconteça, deixe um canal aberto de comunicação anônima, para que os funcionários se sintam mais à vontade em falar dos problemas que surgirem nesse sentido.
Mas para que isso seja realmente eficaz, tome ações imediatas caso seja necessário lidar com algum problema que esteja interrompendo o fluxo da inclusão na sua empresa.
Avalie as políticas da empresa
Líderes e profissionais de RH que estão se empenhando para melhorar a diversidade e inclusão na empresa, precisam estar atentos as áreas de negócios que podem surgir discriminação.
As políticas da empresa e a forma como um problema interno é tratado, desempenham um papel fundamental na perpetuação dos problemas existentes.
Para mudar as políticas da empresa de forma a promover a diversidade e inclusão, é bem provável que seja necessário mudar a cultura da empresa para inclusiva. Criar uma cultura inclusiva pode adequar essas políticas a práticas inclusivas e sem preconceito ou discriminação.
Acompanhe o progresso da diversidade e inclusão
Os esforços para melhorar a diversidade e inclusão não vão dar resultados da noite para o dia. Além disso, para criar uma cultura inclusiva na empresa, será necessária uma mudança estrutural que vai exigir tempo e esforço.
Mas para que isso não te desanime, você pode acompanhar os pequenos progressos que a empresa consegue fazer para promover a diversidade e inclusão.
Contrate uma consultoria especializada
Se você não possui experiência e nem conhecimento necessário para melhorar a diversidade e inclusão na sua empresa de forma eficaz, você pode contar com a ajuda de uma empresa especializada em diversidade e inclusão de PCDs.
Essas consultorias podem te fornecer a experiência e o conhecimento de que você precisa, para melhorar ainda mais a inclusão e a diversidade na sua empresa.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe com outras pessoas, para que elas também tenham acesso a esse conhecimento importante!
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber