Há alguns anos grande parte dos líderes viam a inclusão como algo desnecessário para as empresas. É verdade que muitos ainda pensam dessa forma hoje, mas depois que a lei de cotas foi instituída em 1991, a contratação de pessoas com deficiência aumentou e as empresas estão percebendo os benefícios de contratar esses profissionais e promover a inclusão. No entanto, o conceito de inclusão pode variar entre muitos líderes e gestores de RH. Alguns pensam que contratar uma equipe diversa já basta para promover a inclusão. Outros acham que investir em acessibilidade é o suficiente para obter uma cultura inclusiva. Entre outras coisas que empresários pensam que são o suficiente para um local de trabalho inclusivo.
Embora esses esforços sejam ótimos pontos de partida, uma organização que busca enfatizar verdadeiramente a inclusão deve criar uma cultura que abrace ideias, perspectivas, experiências e pessoas únicas.
Investir em acessibilidade e contratar uma força de trabalho diversificada é apenas parte da equação. A chave para um ambiente de trabalho inclusivo é garantir que cada funcionário se sinta incluído, e é exatamente aí que muitas empresas perdem a força.
Você precisa do verdadeiro compromisso de todos, todos os dias e em toda a organização, para criar uma cultura que pareça inclusiva. Os líderes também precisam mostrar que valorizam de verdade as pessoas por trás das ideias e experiências.
Dessa forma, promover a inclusão exige atenção a um conjunto de fatores importantes, mas principalmente o bem-estar de cada funcionário e o sentimento dele em relação a empresa devem ser levados em conta.
Para te ajudar a entender mais a respeito das características que estão relacionadas a um local de trabalho inclusivo, preparamos esse artigo que vai explanar mais a respeito desse assunto. Além disso, você vai ver também alguns benefícios de ter um ambiente de trabalho com a cultura inclusiva.
Benefícios de um local de trabalho inclusivo
Quando os diversos aspectos da inclusão são levados em conta em uma empresa, muitos benefícios podem ser colhidos pela instituição. Veja a seguir apenas alguns dos benefícios que a sua empresa pode ter por construir uma cultura inclusiva.
Funcionários mais engajados
Uma empresa inclusiva consegue proporcionar para todos os funcionários um sentimento de pertencimento. Quando os funcionários de uma empresa se sentem bem acolhidos eles se sentem mais motivados a trabalharem para o desenvolvimento da empresa.
Funcionários bem engajados são a chave para o sucesso de uma instituição, visto que na maioria das vezes uma empresa depende de mão de obra bem engajada para se desenvolver de forma plena.
Maior bem-estar
Embora muitos ignorem esse fato, estamos vivendo uma nova revolução industrial. Apesar dessa revolução industrial ser baseada no uso de tecnologias, foi criado o
RH 4.0 para equilibrar essa revolução.
O RH 4.0 tem a inclusão como base para proporcionar o bem-estar dos funcionários de uma empresa. Empresas que já promovem a inclusão hoje podem ter uma vantagem competitiva no que diz respeito ao bem-estar dos funcionários no RH 4.0.
Funcionários que se sentem bem na empresa em que trabalham proporcionam diversos benefícios para os empregadores. Podemos dizer que a promoção do bem-estar é uma troca, pois os funcionários se sentem bem e dessa forma produzem mais para a empresa.
Aumento na produtividade e melhor desempenho
Como mencionamos, a inclusão promove um maior engajamento e melhora o bem-estar dos funcionários. Tudo isso proporciona aumento na produtividade na equipe e um melhor desempenho.
Maior pool de talentos
Empresas que possuem uma cultura inclusiva, contratam pessoas com base nas suas qualificações, não importa o gênero, raça, idade ou deficiência. Isso ajuda os empregadores a ampliarem o seu pool de talentos e, dessa forma eles conseguem contratar muito mais pessoas qualificadas para ocuparem diversas funções dentro da empresa.
6 características de uma empresa inclusiva
Agora que você já sabe os benefícios de ter uma empresa inclusiva, veja a seguir algumas características que identificam um local de trabalho inclusivo. Observe se a sua empresa já apresenta alguns desses traços e faça empenho para melhorar no que for preciso.
Compromisso com a diversidade
A diversidade e a inclusão andam lado a lado. Uma empresa inclusiva precisa ter compromisso com a diversidade por completo que inclui diversidade de gênero, raça, etnia, idade, deficiência e religião.
Esses talentos diversos precisam fazer parte da equipe de uma empresa inclusiva e todos precisam se sentir acolhidos pela empresa, pois é apenas dessa forma que a inclusão pode funcionar de verdade.
Igualdade de oportunidades
Esses talentos diversos precisam estar inseridos em todos os locais da empresa. Muitas empresas até contratam pessoas diversas para a sua equipe, no entanto, esses profissionais costumam ser contratados apenas para cargos de entrada e operacionais. Mas uma empresa inclusiva insere talentos diversos em diversos cargos.
Foco nas pessoas
O foco principal de uma cultura inclusiva são as pessoas. Como mencionamos, em um ambiente de trabalho inclusivo os profissionais precisam se sentir pertencentes e acolhidos por toda a empresa. Para que isso aconteça de forma efetiva, é necessário que a empresa foque nas pessoas e no bem-estar delas.
Abertura para opinar
Uma empresa inclusiva está aberta a opiniões dos funcionários e isso pode proporcionar muitos benefícios com uma equipe diversa. Pessoas de diferentes culturas, habilidades, formações e experiências podem levar diferentes ideias para a mesa, proporcionando inovação e criatividade.
Acessibilidade
Isso pode parecer óbvio, mas uma empresa inclusiva precisa investir em acessibilidade. A acessibilidade ajuda a proporcionar para os funcionários com deficiência acesso às áreas da empresa. Além disso, a acessibilidade também proporciona para esses funcionários a oportunidade de realizar suas funções de forma apropriada de acordo com as habilidades que cada um possui.
Políticas antidiscriminação
Em uma empresa inclusiva não existe espaço para a discriminação, seja ela de qualquer tipo. Dessa forma, uma empresa inclusiva deve possuir políticas práticas de antidiscriminação para que nenhum membro da equipe seja vítima de preconceito dentro da empresa.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também tenham acesso a esse tipo de conhecimento importante.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil PCDs no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber