Empregar pessoas com habilidades diferentes tem muitos benefícios que não são comumente conhecidos, especialmente para os empregadores e apoiar eficazmente funcionários com deficiência é importante.
Por exemplo, funcionários com deficiência têm muito mais probabilidade do que outros trabalhadores de permanecer no emprego quando são contratados por uma empresa inclusiva.
Um estudo descobriu que boa parte dos funcionários com deficiência também se classificaram com um melhor desempenho e frequência no trabalho, em comparação com colegas sem deficiência. Isso pode economizar dinheiro em recrutamento, treinamento e perda de produtividade.
Além disso, pesquisas mostram que empresas que contratam pessoas com deficiência concordam que a diversidade em sua força de trabalho impulsiona a inovação de forma considerável.
Apesar desses e de outros benefícios, prevalecem os equívocos sobre a contratação de profissionais com deficiência.
Se a sua empresa possui mais de 100 funcionários, ela está debaixo da lei de cotas que determina que empresas com mais de 100 funcionários contratem profissionais com deficiência.
Embora a obrigação, não seja o motivo ideal de contratar profissionais com deficiência, essa lei tem ajudado muitas pessoas com deficiência a conseguirem uma oportunidade de mostrar que são qualificados para trabalhar, assim como qualquer outro profissional.
Além disso, por causa da lei de cotas, muitas empresas estão passando a enxergar os benefícios que podem ter por contratar pessoas com deficiência para fazer parte do seu quadro de funcionários.
Diante desses benefícios as empresas querem cada vez mais proporcionar um ambiente de trabalho que apoie de forma eficaz os profissionais com deficiência.
Se esse é o seu objetivo, preparamos esse artigo que vai te ajudar a colocar em prática algumas estratégias para apoiar eficazmente funcionários com deficiência
Incorpore a acessibilidade em todos os processos da empresa
Uma empresa que contrata profissionais com deficiência, sabe que ela precisa fornecer ferramentas de acessibilidade para que o funcionário possa realizar o seu trabalho da melhor maneira.
No entanto, a acessibilidade precisa ser pensada em todos os aspectos da empresa. Todos os processos, inclusive o de recrutamento, precisam ter ferramentas de acessibilidade disponíveis. É necessário que desde a divulgação das vagas de empregos ferramentas de acessibilidade digital sejam usadas para alcançar um maior número de candidatos.
Além disso, ainda no processo de recrutamento e seleção, é necessário fornecer acessibilidade estrutural e de comunicação para que os candidatos possam se locomover da melhor forma no local da entrevista e também consigam se comunicar de forma justa com o entrevistador, seja por meio de um intérprete de LIBRAS ou de documentos em braile.
Eduque os líderes
Um problema relativo à inclusão que muitas empresas possuem, é a resistência dos líderes em contratar profissionais com deficiência e apoiar os profissionais com deficiência que já fazem parte da equipe na empresa.
Isso acontece muitas vezes pela falta de conhecimento que os líderes possuem em relação a pessoas com deficiência. E o conceito equivocado amplamente divulgado referente a pessoas com deficiência é bem negativo. Então, geralmente os líderes desinformados aceitam esses conceitos e acreditam neles.
Diante disso, é muito importante conscientizar os líderes sobre os benefícios que os profissionais com definição podem proporcionar para a empresa, além de desmistificar conceitos errôneos.
Modifique seus arranjos de trabalho
É importante lembrar que uma empresa precisa apoiar pessoas com vários tipos de condições e não só apoiar eficazmente funcionários com deficiência.
Por exemplo, profissionais com TDAH, dislexia e autismo, podem achar difícil luzes brilhantes, ruídos altos e padrões pesados nas paredes.
Considere fornecer iluminação natural, fones de ouvido com cancelamento de ruído e uma sala silenciosa para onde possam se retirar ou permitir que trabalhem em casa.
Tecnologias assistivas podem ser implementadas, como leitores de tela para ampliar a tela, tecnologia de reconhecimento de voz, sistemas de loop auditivo ou telefones amplificados.
Além de ajustar seu local de trabalho, pense na maneira mais conveniente de os trabalhadores com deficiência viajarem para o escritório.
O transporte público é acessível para eles? Caso contrário, considere providenciar transporte ou permitir que eles trabalhem de casa com flexibilidade.
Forneça treinamento de preconceito inconsciente para todos os funcionários
Muitos funcionários sem deficiência podem acabar tomando algumas atitudes e usar termos para se referir aos colegas com deficiência de forma discriminatória. Mesmo que essas coisas não aconteçam de forma mal intencionada, não deixa de ser preconceito e de ofender as pessoas com deficiência.
Diante disso, é importante fornecer treinamento de conscientização adequado para que toda a equipe possa contribuir para a inclusão dos profissionais com deficiência.
É importante lembrar que esse treinamento não deve ser apenas uma palestra a cada ano. É necessário treinamento constante para combater qualquer tipo de preconceito, seja ele inconsciente ou consciente
Crie planos de carreira para funcionários com deficiência
Esse ponto é muito importante para apoiar de forma eficaz os funcionários com deficiência de sua empresa. Muitas empresas não dão oportunidade de crescimento para profissionais com deficiência, muitas vezes por causa de preconceitos.
E isso pode gerar muitas consequências negativas, tanto para o funcionário que passa anos na mesma função, como também para a própria empresa que não promove pessoas qualificadas por serem pessoas com deficiência.
Pesquisas apontam que empresas que possuem PCDs em cargos de liderança, conseguem vantagem competitiva em relação a outras empresas que não fazem isso. Então, a sua empresa só tem a ganhar se promover profissionais com deficiência qualificados.
Solicite apoio de uma consultoria especializada em PCDs
Para apoiar os funcionários com deficiência da sua empresa de forma eficaz, você pode contar com a ajuda de uma consultoria especializada em PCDs. Uma consultoria especializada pode fornecer o conhecimento e experiência que você precisa para apoiar de perto os funcionários com deficiência de sua empresa.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe essas informações com outros empresários e profissionais de RH para que eles também possam apoiar de perto os profissionais com deficiência. Ao fazer isso, você se tornará parte de uma grande mudança que está apenas começando!
A Iigual já incluiu mais de 20 mil PCDs no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber