As medidas inclusivas são ações que buscam garantir a igualdade de chances, apesar de seus desafios ou pontos pessoais. No local de trabalho, adotar isso significa promover a equidade, ao criar um clima onde todos têm respeito e valor.
Quais são as 7 medidas inclusivas para adotar na sua empresa?
Existem sete medidas inclusivas que você pode adotar para que todos se sintam bem no ambiente de trabalho. Aliás, essas ajudam a tornar o local mais acessível e justo para todos, ainda mais para as pessoas com deficiência.
1- Tornar o ambiente físico acessível para pessoas com deficiência
Algumas pessoas têm desafios para andar, enxergar ou ouvir. Por isso, é importante tornar o ambiente físico da empresa acessível para todos. Isso significa que tudo precisa ser adaptado, como por exemplo:
- portas;
- elevadores;
- banheiros.
Rampas, piso tátil e placas em braille também são essenciais para ajudar as pessoas com deficiência a andarem pela empresa sem se machucar.
2- Oferecer treinos e cursos para a equipe sobre a inclusão
Muitas vezes, as pessoas não sabem como agir ou falar com alguém que tem uma deficiência. Por isso, importa oferecer cursos para a equipe da firma sobre a inclusão dessas pessoas. Dessa forma, todos saberão como agir e como ajudar.
3- Garantir que o processo seletivo seja inclusivo
O processo de seleção deve ser acessível para todas as pessoas, inclusive para as que têm deficiência. Ou seja, a empresa deve dar opções para essas poderem ir para as entrevistas e testes.
Vale mencionar, além disso, que a firma deve estar preparada para oferecer as trocas no local de trabalho caso a pessoa que foi passou nos testes precise.
4- Promover a inclusão na empresa, contrate pessoas de diferentes origens
A inclusão é muito importante em uma empresa. Isso significa que ela deve contratar pessoas de diferentes origens. Pois, isso ajuda a criar um ambiente inclusivo e justo, além de trazer diversas visões e ideias para ela.
5- Dar recursos assistivos
As pessoas que têm deficiência podem precisar de recursos assistivos para realizar as suas atividades no dia a dia da empresa. Por isso, importa que ela tenha, por exemplo:
- cadeiras de rodas;
- lupas eletrônicas;
6- Garantir que as políticas internas da empresa sejam justas para todos
As políticas internas da empresa devem ser inclusivas e justas para todos. Assim, isso significa que ela deve oferecer chances iguais para crescer, sem julgar. Além disso, ela deve garantir que o salário e horários sejam justos.
7- Ouvir e dar valor às opiniões das pessoas com deficiência.
Ouvir e dar valor às opiniões dessas pessoas é uma medida importante para tornar a empresa mais inclusiva. Pois, isso significa que ela deve estar disposta a ouvir as sugestões e opiniões, e tomar medidas para atender aos seus desejos.
Como medir o sucesso das medidas inclusivas adotadas na empresa?
As medidas inclusivas adotadas pelas empresas precisam ser vistas para garantir que estão a ajudar de fato as pessoas. Assim, para medir o sucesso delas, importa ter os pontos que vão indicar isso, como por exemplo:
- o número de pessoas com deficiência na firma;
- quantos cursos sobre foram dados;
- a satisfação dessas pessoas.
Vale mencionar, dessa forma, que a firma pode verificar se está sendo efetiva em promover a diversidade e, se preciso for, ajustar as suas estratégias.
Os indicadores de sucesso para medir a inclusão de pessoas
Para avaliar a inclusão de pessoas com deficiência, existem vários pontos de medidas que podem ter uso. Por exemplo, a firma pode medir o número dessas pessoas em sua equipe ou a eficácia das adaptações que foram feitas para garantir o acesso.
Esses, então, vão ajudar a empresa a entender se ela está ou não a promover a inclusão e a buscar soluções para melhorar as suas práticas.
Como adaptar o processo de recrutar com medidas inclusivas?
Para as medidas inclusivas para atrair e recrutar pessoas com deficiência, as firmas precisam adaptar os seus processos. Assim, isso pode incluir o uso de uma fala inclusiva nas descrições de vagas, e ainda mais:
- dar cursos para sensibilizar o RH;
- participar em feiras de emprego voltadas para essas pessoas.
E empresa, dessa forma, pode ampliar sua base de pessoas para contratar e garantir que está promover a inclusão em seus processos seletivos.
Estratégias para atrair e recrutar
Além de adaptar o processo, as firmas também podem adotar outras coisas para atrair e recrutar. Dessa forma, isso inclui a oferta de estágio e trainee para esse público, bem como a parceria com locais de ensino que atendam essas pessoas.
Também é importante oferecer suporte durante o processo de seleção, como ter um intérpretes de Libras e materiais em Braille, para garantir a inclusão desde o início.
Como fornecer suporte para pessoas com deficiência?
Para garantir a inclusão dessas pessoas, as empresas precisam dar suporte. Assim, isso pode incluir trocas no local de trabalho, a oferta de itens assistivos, bem como o curso para os colegas e gestores sobre as limitações delas.
É importante também estar aberto a fala e as certas limitações de cada pessoa, para garantir que todos possam realizar as suas atividades do dia a dia sem precisar de ajuda e com segurança.
Medidas inclusivas: como garantir o acesso físico e digital?
Para que todas as pessoas possam trabalhar juntas, é importante ter medidas inclusivas que garantem que o local de trabalho seja acessível, no físico e no digital. Assim, isso significa que as pessoas com deficiência devem ter acesso a:
- rampas;
- elevadores;
- banheiros adaptados.
Também importa que o site e os recursos digitais da firma possam ter uso por pessoas diferentes, como as com deficiência visual ou auditiva. Assim, todos terão as mesmas chances de participar e contribuir.
Como criar um local de trabalho inclusivo com medidas inclusivas?
Ter medidas inclusivas para criar um local de trabalho inclusivo significa que todas as pessoas, apesar de como são, possuem respeito e valor.
Isso pode ser feito através de medidas, como dar cursos sobre inclusão para todos, ter regras que evitem o preconceito e garantir que essas pessoas tenham o que for preciso para fazer o seu trabalho de forma eficaz no dia a dia.
Também é importante ouvir os desafios e opiniões delas e garantir que elas tenham chances iguais para crescer dentro da empresa como qualquer outro alguém.