Os tipos de comunicação interna em uma empresa mostram quais são os valores e cultura dela. Para as que buscam se tornar mais inclusivas, analisar esse aspecto é essencial.
O que é comunicação?
Comunicação é um conceito amplo que envolve a interação entre duas ou mais pessoas, processo no qual ambos participam como emissores ou receptores da mensagem.
Ela é usada em todos os espaços como educativos, profissionais e familiares. Assim, pode ocorrer de diversas maneiras. Nas empresas, então, um dos conceitos mais importantes é o da comunicação interna.
Comunicação acessível
Trata-se da maneira de interagir com os colaboradores, bem como do modo que eles respondem a essas interações. Aliás, com a inclusão de pessoas com deficiência, é preciso também pensar em acessibilidade na linguagem.
Nesse processo, portanto, é preciso prestar atenção não apenas em quem interage, mas também se a mensagem consegue atingir a todos do mesmo modo. Ou seja, há equidade de oportunidades para quem deseja ouvir e falar dentro da empresa.
Quais são os tipos de comunicação?
Os principais tipos de comunicação em uma empresa são: verbal, escrita, visual, vertical, horizontal e diagonal. Então, entenda a que se refere cada uma no contexto corporativo e como elas impactam o ambiente interno.
1- Verbal
É o tipo mais usado no dia a dia de várias pessoas, já que se trata do uso da palavra falada. Assim, em uma empresa, ela ocorre de modo constante entre membros de uma equipe ou setor. Além disso, ela também é muito importante em eventos como:
- palestras;
- reuniões;
- confraternizações.
Nessas ocasiões, a interação pode ocorrer de várias maneiras e é uma chance de incentivar boas relações entre as suas equipes.
Linguagem e preconceito
A comunicação verbal está repleta de aspectos culturais bons e ruins que se traduzem em palavras ou expressões que podem ofender uma minoria social. É o caso, por exemplo, do capacitismo, preconceito contra as pessoas com deficiência.
Termos como inválido, incapaz e demente são alguns exemplos das palavras ligadas a esse grupo de modo errôneo. Então, é preciso trabalhar a comunicação nas empresas para que isso não ocorra.
2- Escrita
A escrita é um dos principais tipos de comunicação em uma empresa, afinal, trata-se da modalidade mais usada para diversos fins. Em síntese, a gestão e os colaboradores podem interagir por meio de:
- e-mails;
- blogs;
- slides;
- memorandos;
- jornal mural.
Nesse caso, os textos oficiais da empresa se dirigem a uma grande diversidade de pessoas. Mulheres, homens, idosos e pessoas com deficiência são os principais exemplos disso.
3- Visual
Os tipos de comunicação em uma empresa também incluem os recursos visuais usados em seus blogs, apresentações e vídeos. Por exemplo, alguns dos formatos mais usados são:
- gráficos;
- imagens;
- diagramas;
- símbolos;
- arte;
- esboços.
Eles servem muitas vezes para tornar uma ideia mais clara para o público e também para deixar o texto ou o slide mais didático. Trata-se de opções interessantes para tornar seus materiais mais compreensíveis para pessoas diversas.
4- Vertical
É um dos tipos de comunicação da empresa que se refere a hierarquia, então, a vertical é a que ocorre entre diferentes níveis. Assim, ela pode ser feita tanto de cima para baixo quanto o inverso, de líderes para liderados, por exemplo.
É a mais usada para informar sobre objetivos, solicitar demandas ou apresentar novas ideias. Então, de modo geral, seu público é mais amplo.
5- Horizontal
Por outro lado, a horizontal também é um dos tipos de comunicação mais usados em empresas. Trata-se das interações que ocorrem entre pessoas que trabalham no mesmo nível hierárquico, ou seja, que possuem funções ou poderes parecidos em um setor.
6- Diagonal
O tipo diagonal é usado para informar pessoas de diferentes níveis da hierarquia sobre o mesmo assunto. É usada em diversos contextos, como mensagens motivacionais, diretrizes, projetos e normas da empresa.
Por que conhecer os tipos de comunicação é importante para uma empresa?
Os tipos de comunicação são usados para diferentes fins e podem atingir pessoas diversas. Em síntese, é preciso prestar atenção que eles servem para:
- consciência organizacional;
- alcançar a todos os membros das suas equipes;
- valorizar cada funcionário.
Com isso, a empresa consegue direcionar melhor seus materiais, bem como pensar em atingir o maior número de pessoas. Isso significa melhorar o relacionamento com o time e promover uma cultura inclusiva.
Como os tipos de comunicação afetam a inclusão na empresa?
Os tipos de comunicação afetam a inclusão, já que por meio da linguagem é possível tanto incluir quanto excluir ou ofender um grupo. Então, é importante ter em mente que esse é um processo que não ocorre apenas com a inserção de pessoas em seu negócio.
Para que a inclusão ocorra de fato, é preciso pensar em várias ações e uma delas se refere à comunicação. Afinal, é como a empresa pode mostrar sua posição em relação às minorias como pessoas com deficiência.
As pessoas com deficiência visual ou auditiva, por exemplo, precisam de opções alternativas para consumir um conteúdo.
Comunicação inclusiva
Comunicação inclusiva se refere a ação de reduzir barreiras na hora de interagir com pessoas diversas por meio da fala, escrita ou mídias digitais. Dessa forma, a empresa abre espaço para a diversidade.
Para conseguir aplicar esse conceito, é preciso pensar em construir textos e outros materiais que todos possam entender. Além disso, deve-se prestar atenção em não ofender ou excluir um grupo com o uso de algumas palavras e expressões.
Uso de vários formatos de materiais
Uma das opções para os materiais digitais é apostar em vários formatos, já que isso é importante tanto para quem possui uma deficiência ou não. Inserir legendas em imagens e vídeos e ter uma tradução em LIBRAS são alguns exemplos.
Use os tipos de comunicação na sua empresa
Agora você já conhece os tipos de comunicação essenciais de uma empresa e como eles afetam a inclusão de grupos diversos. Mas para aplicar isso, em especial se está no início dessa transição de cultura, uma boa opção é contratar uma consultoria.
A consultoria serve para avaliar e traçar planos para que o seu negócio possa incluir pessoas com deficiência e outros grupos de modo eficaz. Portanto, estude as melhores opções e trabalhe com esse valor de inclusão.