A educação nas empresas é uma estratégia que tem como foco promover o aprendizado constante da equipe de uma firma, o que vai ajudar tanto no desenvolvimento profissional de cada colaborador quanto para fazer um negócio crescer e ter mais sucesso.
O que é a educação nas empresas?
Também chamada de educação empresarial, essa é uma maneira dos negócios capacitarem o seu quadro de pessoal de modo constante, de acordo com as demandas da corporação.
Com isso, entende-se que é um plano contínuo, portanto, não deve ter uma data de início, meio e fim. Um exemplo de educação nas empresas são as firmas que contam com um LMS em seu dia a dia.
Para quem não sabe, este é um tipo de ambiente virtual de aprendizado para os times das organizações. Neste espaço, então, ficam disponíveis:
- treinamentos;
- cursos diversos.
Tudo para que o seu quadro de pessoal se torne mais capacitado tanto em relação às demandas do negócio quanto em assuntos essenciais como diversidade e inclusão.
A educação nas empresas no Brasil
Saiba que a educação corporativa ainda não é tão presente no país, um cenário que precisa mudar, a fim de não colocar em risco a competitividade entre as empresas. De acordo com um panorama feito em 2018:
- os funcionários americanos recebem 33h de treinos por ano;
- já os colaboradores do Brasil ganham apenas 21h.
Apesar da diferença, houve um avanço nesse sentido, já que em 2015, esse número chegava a 16h de treinos anuais. Além disso, nos EUA, as firmas investem muito mais nessa área, como se pode ver abaixo:
- norte-americanos gastam cerca de U$1.252 por ano nos treinos de cada funcionário;
- brasileiros gastam cerca de R$ 788 por ano nos treinos de cada funcionário.
Esse valor também contempla as firmas de grande porte do país. Entretanto, a boa notícia é que cada vez mais negócios se deram conta do quão essencial é treinar e capacitar o seu quadro de pessoal, isto é, investir forte em educação nas empresas.
Quais são as vantagens da educação nas empresas?
Antes de saber como colocar esse conceito em prática em seu negócio, entenda os principais benefícios que essa ideia pode trazer para a sua firma e a expansão dela no mercado.
Maior chance de desenvolver líderes inclusivos e diversos
As lideranças nas empresas têm a missão tanto de motivar a equipe quanto de servir de exemplos para ela. Eles precisam simbolizar a cultura do negócio, os valores e aliar saberes técnicos para orientar, bem como, acolher os seus liderados.
Mais do que isso, quando se fala em educação nas empresas, é preciso desenvolver a ideia de ensinar a liderar tendo como pilares também a D&I.
Employer branding mais forte
Um employer branding inclusivo requer investir em seu time de forma constante. Afinal, essa é a maneira mais eficaz tanto de atrair talentos diversos quanto de reter os que você já possui em sua firma.
Isso é essencial para tornar o seu negócio mais produtivo, além de inovador. Já que, pessoas que sentem que possuem valor em uma corporação, ficam mais engajadas com a empresa e com isso, contribuem muito mais para o sucesso da marca.
Inovação
A inovação é uma consequência natural quando se tem um quadro de pessoal que passa por treinos e capacitações constantes. Manter-se por dentro das tendências e mudanças do mercado é essencial, sem dúvida, essa é uma característica que todo profissional deve ter.
Mais importante ainda é quando a própria empresa estimula esse processo e oferece recursos para tal. Portanto, a geração de novos saberes entre uma equipe diversa, de fato, vai resultar em ideias muito mais inovadoras para o seu negócio.
Como aplicar a educação nas empresas para promover a diversidade e inclusão?
Veja um passo a passo com dicas práticas, a fim de começar o processo de promover a D&I em seu negócio por meio da educação nas empresas.
1º – Conheça as demandas da sua firma
Reúna o seu time e faça um levantamento das demandas do seu negócio. Dessa forma, veja o que está bem estabelecido e o que ainda precisa melhorar em cada setor, tendo como base os objetivos da sua empresa.
2º – Faça um plano de ação
De acordo com tudo o que foi mapeado na etapa anterior, crie um plano de ação com um cronograma. Além disso, tenha como foco sempre as dores da sua firma e equipe, por exemplo:
- como está o investimento em acessibilidade no local de trabalho?
- D&I faz parte do processo de seleção da empresa?
- seu quadro de pessoal é acolhedor com pessoas com deficiência?
- há equidade de oportunidades em seu negócio?
Não adianta fazer esse tipo de apuração sem ter a concreta intenção de cumprir com todas as questões apresentadas pelos seus funcionários.
3º – Execute o seu plano de ação
Quando se fala em educação nas empresas, essa é uma das etapas mais importantes. Já que é o momento de definir as temáticas dos cursos e dispor dos mesmos em uma plataforma como o LMS, a fim de que o seu time já inicie os aprendizados.
4º – Monitore os resultados
Crie uma metodologia para analisar os resultados dessa iniciativa. Esta, por sua vez, pode ser pesquisas de satisfação ou colher o feedback do seu quadro de pessoal ao final de cada curso e treinamento.
Quais são os desafios da educação nas empresas?
Mesmo diante de tantas vantagens, a educação nas empresas também enfrenta desafios em sua aplicação. Dentre eles, os principais entraves são:
- longo tempo de treino;
- dificuldade em mensurar os resultados;
- custos altos;
- ausência de engajamento.
Saiba, entretanto, que é possível superar todos esses obstáculos com a tecnologia como aliada. Ainda mais com plataformas de LXP ou Learning Experience Platform.
Qual é a importância da educação nas empresas?
A educação nas empresas é crucial, já que permite uma maior conexão entre os seus funcionários diversos com as metas da firma e do seu nicho de atuação. Então, crie um plano de ação e comece a implantar o quanto antes.