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Comunicação interna: o que é, objetivos e como usá-la para promover a inclusão

admin by admin
5 de janeiro de 2023
in Inclusão
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A comunicação interna é um dos recursos que a empresa pode usar para promover a inclusão e fazer com que ela se torne um dos valores do negócio. Por isso, é essencial entender quais são os objetivos e como aplicá-la.

O que é comunicação interna?

Comunicação interna é um conjunto de esforços para interagir, informar e educar os colaboradores de uma empresa. Ela favorece a transparência, bem como melhora as relações entre as pessoas e entre elas e o local de trabalho.

Objetivos

O principal objetivo de ter uma interação interna mais forte é informar suas equipes sobre o que ocorre na empresa e evitar fofocas. Assim, pode-se alinhar todos os que trabalham com os seguintes aspectos da organização:

  • discursos;
  • metas;
  • objetivos;
  • resultados.

Com isso, as pessoas se sentem mais valorizadas e a cultura organizacional se fortalece. As pessoas, portanto, se motivam a adotar a visão do negócio e a buscar melhores resultados.

A comunicação interna também serve para alinhar seu time quanto a questões de inclusão e diversidade. Afinal, ela é um meio para divulgar a cultura da empresa e, ao mesmo tempo, informar sobre as metas nesse sentido.

Como usar a comunicação interna para a inclusão e diversidade?

Use comunicação interna para ouvir, valorizar e promover a inclusão dentro do espaço de trabalho. O primeiro passo é conhecer o perfil do seu público interno e trabalhar para interagir com ele de forma assertiva.

Conheça os canais que as pessoas mais usam e use uma linguagem que todos possam entender. Por exemplo, se há um público diverso em sua empresa, o ideal é procurar um padrão de comunicação que sirva para todos.

Eduque o cliente interno

Educar o seu público interno significa difundir práticas que estão ligadas aos valores e missões do negócio. Por exemplo, para incentivar a inclusão, pode-se trabalhar com a comunicação inclusiva.

Essa é uma das maneiras de melhorar o ambiente de trabalho para acolher pessoas com deficiência, por exemplo. Mas serve também para evitar outras formas de preconceito como racismo.

Valorize ideias

Vale destacar que a comunicação interna não deve ocorrer apenas da gestão para os demais funcionários. Essa interação vertical pode ter o sentido inverso, já que os que atuam em diversas funções podem apontar problemas e oferecer sugestões de solução.

Para promover a inclusão, todos precisam de equidade de oportunidades de crescer e interagir com a gestão da empresa. 

Ouça seu público interno

A melhor forma de descobrir quais são os pontos de melhoria é ouvir o seu público. Crie formulários e pergunte sobre questões de diversidade e inclusão, isso vai ajudar a formar um quadro geral da situação.

Elimine ruídos na comunicação

Outro ponto crucial ao buscar definir uma cultura de comunicação não violenta é prezar pela clareza em seus posts de blog, emails e murais. Além de informar as metas de produção, vendas ou marketing, é preciso mostrar quais são os valores da empresa.

Isso quer dizer que as metas de diversidade e inclusão também devem fazer parte da sua interação com todo o time. Assim, as pessoas poderão se sentir mais valorizadas, bem como mais acolhidas em seu espaço de trabalho.

Tenha um padrão de comunicação

Ter um padrão de comunicação interna é essencial para que todos fiquem cientes sobre o que ocorre na empresa. Não se deve confundir isso com usar apenas um canal, mas sim garantir que todos terão acesso às mesmas informações, valores e missão.

Tudo isso contribui para criar um ambiente seguro e em que as pessoas também se sentem confortáveis para sugerir, opinar e levar problemas à gestão. 

Comunicação interna: A imagem mostra uma reunião de trabalho.
A comunicação interna pode ocorrer tanto em reuniões presenciais quanto em canais de interação online – Imagem de fauxels em Pexels

Promova a conscientização

As pautas de diversidade e inclusão não devem aparecer em sua comunicação interna apenas em datas simbólicas. Ou seja, elas devem fazer parte da cultura e do dia a dia da empresa a fim de incentivar a mudança.

Os emails que envia para seu time também podem abordar questões como o capacitismo, o racismo e a desigualdade de gênero. Aliás, vale destacar também quais são as ações da empresa para combater tudo isso e incentivar cada pessoa a realizar o seu papel.

Acompanhe os indicadores

Para saber o resultado de todas essas ações, é crucial acompanhar as métricas como a redução de turnover e pesquisas de clima organizacional.

Use diferentes ferramentas para comunicação interna

A comunicação interna deve ocorrer em diferentes canais a fim de atender ao perfil e rotina de todo o seu time. Então, pode-se usar ferramentas online e offline dentro e fora do local de trabalho como:

  • newsletter;
  • TV corporativa;
  • reuniões presenciais;
  • email;
  • rede social corporativa;
  • intranet;
  • mural.

As palestras e reuniões presenciais são muito importantes, mas nem sempre é possível engajar todas as equipes nelas. Assim, uma newsletter ou uma rede social corporativa favorecem a interação fora da empresa.

A diversidade e comunicação são conceitos que andam juntos na prática, por isso, invista em diferentes canais para atingir a todos. Não é preciso usar todos, pesquise o que é mais adequado para seu público interno.

Vantagens de usar a comunicação interna para promover inclusão

Usar a comunicação interna para promover a inclusão favorece a retenção de talentos e os relacionamentos no local de trabalho. Ao tornar esse tema uma pauta crucial para seu negócio, as pessoas se sentirão mais valorizadas e acolhidas.

Melhora do clima organizacional

Um dos pontos positivos de investir na interação interna é incentivar a cooperação e o trabalho em equipe. Com isso, há uma redução de conflitos, estresse e as pessoas conseguem desenvolver bons relacionamentos no trabalho.

Retenção de talentos

Usar a comunicação da empresa como meio para promover a inclusão favorece a redução de turnover. Afinal, um dos motivos que pode levar uma pessoa com deficiência a sair da empresa é a falta de inclusão por parte de seus colegas de trabalho.

Por outro lado, quando tanto seus colegas quanto a empresa como um todo oferecem oportunidades de crescer, ele percebe que é valorizado. Assim, há uma maior retenção de talentos.

Comunicação interna: A imagem retrata pessoas dando as mãos.
A comunicação interna para promover a inclusão favorece o trabalho em equipe e a motivação – Imagem de fauxels em Pexels

Aumento de produtividade

Outra vantagem de investir e incentivar a interação é o aumento de produtividade das suas equipes. Isso porque ter boas relações no trabalho reduz os conflitos e aumenta a motivação.

Portanto, mostre ao seu público interno qual a posição da empresa em relação à inclusão e diversidade, bem como os valores dela. Com isso, é possível engajar seu time e melhorar o ambiente de trabalho para atrair e reter talentos diversos.

Caso ainda não saiba como colocar isso em prática, o ideal é procurar um serviço de consultoria. Assim, é possível entender qual é o papel da sua empresa na inclusão de pessoas com deficiência.

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SOBRE A IIGUAL

Somos uma consultoria com foco na inclusão e diversidade no mercado de trabalho. Ao longo de 20 anos de atuação já ajudamos a incluir mais de 18.000 pessoas com deficiência em cerca de 1.000 grandes empresas. Nosso propósito é construir um mercado de trabalho inclusivo com oportunidades iguais para todos. Inclusão, Diversidade, Empatia, Respeito, Oportunidade e Igualdade estão no DNA da iigual. Venha mudar o mundo com a gente 🙂

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  • Jessica M em DIVERSIDADE COMO MOTOR DE INOVAÇÃO

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