A gestão da diversidade e inclusão nas empresas é um tema bem atual, mas não são todas que aplicam ações para promover a D&I. Então, saiba como ter um ambiente inclusivo de trabalho, a fim de obter as vantagens que isso pode trazer ao seu negócio.
Por que ter uma gestão da diversidade e inclusão?
Os motivos para se ter uma gestão da diversidade e inclusão são a maior atração de talentos e a geração de ideias mais inovadoras. Essas duas razões são as mais óbvias, no entanto, há muitas outras.
Não importa a sua área de atuação ou porte da sua empresa, ter líderes e gestores inclusivos para adicionar práticas para promover a D&I é essencial. Logo, entenda com mais detalhes as vantagens para a firma e a sociedade.
Vantagens para o seu negócio
Um estudo da McKinsey revelou que empresas que possuem times diversos em questão de etnia, gênero e raça, têm uma performance financeira superior do que as suas concorrentes do mercado.
Já a pesquisa da Accenture, por outro lado, mostrou que as equipes que atuam em um local de trabalho que oferece equidade de oportunidades são seis vezes mais inovadoras em suas ideias e soluções.
Ainda, constatou-se que negócios com uma eficaz gestão da diversidade e inclusão atraem mais talentos. Afinal, a maioria dos candidatos hoje tem uma preocupação maior com a cultura de uma empresa.
Por último, o levantamento também demonstrou que 63% dos líderes acreditam em uma cultura de inclusão e em sua importância para os negócios serem bem-sucedidos.
Auxilia nas mudanças sociais
Investir em D&I contribui para criar mudanças no mercado de trabalho, bem como, na sociedade. Oferecer emprego e chances de se desenvolver de forma profissional a diferentes grupos sociais ajuda no:
- acesso a direitos trabalhistas;
- maior geração de renda;
- chance de ascensão social.
Como aplicar a gestão da diversidade e inclusão?
Desenvolver a educação corporativa e ter uma liderança diversa são as principais formas de aplicar a gestão da diversidade e inclusão. Então, veja como aplicar a D&I em seu negócio de modo assertivo para gerar um impacto positivo em sua firma.
Invista na educação corporativa
Uma boa gestão da diversidade e inclusão não pode deixar de lado a educação corporativa. Dessa forma, a empresa pode abordar distintos assuntos sobre D&I em forma de:
- workshops;
- cursos;
- palestras;
- treinamentos.
O foco dos líderes e gestores, acima de tudo, deve ser para sensibilizar os seus colaboradores e informá-los sobre:
- equidade de gênero;
- vieses inconscientes;
- inclusão dos grupos LGTBQI+;
- racismo;
- comunicação não violenta;
- linguagem inclusiva nas áreas de marketing e comunicação.
Exemplos de linguagem inclusiva na prática
É essencial ter atenção na forma como as marcas se comunicam com o público, ainda mais na área de marketing. Isso quer dizer, portanto, evitar usar o gênero masculino como padrão e deixar os termos do modo mais genérico possível.
Ao se referir a alguém que possui alguma deficiência, exclua o tom capacitista e palavras como “inválido” ou “aleijado”. Dessa forma, use “pessoa com deficiência”.
Para os grupos étnicos, por outro lado, tenha cuidado e evite utilizar o termo “índio”, invés disso dê preferência a “indigena”. No lugar de “tribo”, o mais adequado é “aldeia”.
Tenha consistência em sua gestão da diversidade e inclusão
A constância é um dos principais pontos quando se fala em gestão da diversidade e inclusão. Afinal, de nada adianta aplicar um programa de modo pontual ou isolado, precisa ter continuidade.
É vital que se vá além das datas especiais como Dia da Consciência Negra ou Mês do Orgulho LGBTQI+. O seu negócio precisa ter uma agenda regular, só assim será possível mudar a cultura da empresa.
Aplique uma liderança diversa
Não pode faltar em sua empresa o constante estímulo ao avanço da carreira de sua equipe. Desse modo, isso inclui aplicar ações como programas para:
- desenvolver os seus talentos negros;
- mentorias para criar lideranças femininas;
- coaching executivo para grupos de minorias.
Exemplos de minorias sociais
As chamadas minorias sociais incluem, por exemplo, as pessoas com deficiências, LGBTQI+, indígenas, mulheres, imigrantes e idosos.
Contrate um serviço de consultoria
Um plano de ação é essencial para analisar o presente cenário de D&I em sua empresa, a fim de aplicar a gestão da diversidade e inclusão. Conte com a iigual para ajudá-lo a criar ações em seu negócio para promover mais igualdade, empatia e oportunidade.
Faça ações voltadas para as minorias da sua empresa
Líderes e gestores devem focar em seus grupos de minorias, a fim de conhecer as suas demandas. Tal ação é vital antes de iniciar o processo de gestão da diversidade e inclusão de forma correta. Dentre eles, vale destacar, por exemplo:
- grupo LGBTQI+;
- pessoas com deficiências;
- negros;
- comunidade índigena;
- idosos;
- mulheres;
- imigrantes e refugiados.
A inclusão deve ser trabalhada de modo singular com cada um deles, aliás, com ferramentas distintas para se adequar às necessidades de cada minoria.
Confira os resultados da sua gestão da diversidade e inclusão
Os Indicadores-Chave de Performance ou KPIs são usados em diferentes áreas e possuem recursos para monitorar as suas ações de D&I em seu negócio. Acima de tudo, checar os resultados é essencial para ter programas cada vez mais assertivos.
Com isso, então, é possível identificar pontos de melhorias e também de acertos para ter uma gestão da diversidade e inclusão mais eficaz em sua empresa.
A gestão da diversidade e inclusão é uma vantagem competitiva?
Adotar uma gestão da diversidade e inclusão é uma vantagem competitiva, pois garante benefícios tanto para a equipe quanto para o sucesso da empresa. No entanto, é preciso superar todos os desafios e contar com o suporte de especialistas como a iigual.
Isso para que a firma não se guie com base em modismos e achismos, mas sim em dados concretos a partir dos resultados dos KPIs, bem como, das ferramentas que usar para implantar a D&I em seu negócio.