Criar um ambiente inclusivo é essencial ao contratar pessoas com deficiência para o seu time. As empresas com 100 funcionários ou mais já têm que destinar parte das vagas a esse público, mas é preciso ir além de só cumprir o número para gerar inclusão.
O que é um ambiente inclusivo?
Esse conceito é usado para designar um ambiente onde há diversidade de perfis, no qual todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades e se sintam valorizadas pela gestão. Para tanto, algumas medidas são essenciais para atingir esse objetivo e tornar o local de trabalho inclusivo:
- Liberdade para manifestar suas opiniões;
- Dar chances iguais de crescimento;
- Garantir a acessibilidade ao ambiente;
- Formar lideranças inclusivas.
Quais as vantagens de ter um ambiente inclusivo?
Ter um ambiente inclusivo no trabalho é benéfico para todos, porque leva a um clima de união entre os colaboradores. Assim, aumenta a satisfação geral das equipes, o que reduz a rotatividade. Para as pessoas com deficiência que entram no mercado de trabalho isso também é essencial para que se sintam parte da empresa.
Isso reflete de modo positivo na imagem da empresa perante o mercado, tanto em relação a clientes e fornecedores, como para atrair talentos com deficiência para sua empresa.
Como criar um ambiente inclusivo ao contratar pessoas com deficiência?
A preocupação em criar um ambiente inclusivo deve iniciar antes mesmo da contratação, ou seja, ainda na seleção. O papel da equipe de seleção, portanto, é de vital importância porque é o primeiro canal de contato com o candidato e deve refletir os valores da empresa
Quando se pensa na contratação de pessoas com deficiência, isso se torna ainda mais importante. Como se sabe, de acordo com o tamanho da empresa é preciso cumprir um mínimo de funcionários nessas condições pela Lei de Cotas. Porém, para garantir a inclusão desse grupo dentro da empresa, é preciso observar alguns pontos importantes desde a seleção.
1 – Defina a vaga destinada a esse perfil
Ao definir quais vagas serão abertas para candidatos com deficiência é preciso conhecer quais são os detalhes do cargo. Não se trata de adotar uma postura capacitista, mas sim analisar de forma objetiva se será preciso algum tipo de adaptação no ambiente de trabalho a depender do tipo de limitação da pessoa.
Certos tipos de cargos, são boas opções e algumas empresas optam por abrir essas vagas para todos, tenham ou não deficiência. Isso reflete a tendência atual em se criar um ambiente inclusivo em que se analisam as competências ao invés de aspectos físicos.
2 – Crie um ambiente inclusivo para a entrevista
No momento da entrevista, o recrutador deve deixar o candidato confortável e respeitar o seu tempo. Outro ponto importante é não fazer perguntas invasivas sobre a deficiência, exceto aquelas que sejam referentes à função.
Vale ainda cuidar com a acessibilidade ao local para tornar o ambiente inclusivo. Caso seja possível, pode questionar o candidato se prefere realizar a entrevista de modo virtual.
3 – Como avaliar o currículo do candidato?
Nessa etapa da entrevista com candidatos com deficiência, é preciso focar nas qualificações técnicas. Afinal, se a pessoa tem as atribuições exigidas e se sente apta, é preciso avaliar apenas se preenche os requisitos esperados para a vaga. Nesse ponto, é possível a aplicação de testes de perfil ou para avaliação, desde que seja o mesmo processo para todos.
4 – Cuidados com o espaço físico criam um ambiente exclusivo
Para garantir um ambiente inclusivo, verifique se o espaço destinado às entrevistas é adaptado para receber o candidato, com rampas ou elevadores, por exemplo. Isso evita que a pessoa se sinta mal ao ter que mobilizar outras pessoas para ajudá-la.
Qual a importância de um ambiente inclusivo dentro das empresas?
Criar um ambiente inclusivo na empresa demonstra o dever social da organização. Além disso, traz para os demais membros da equipe a chance de aprender a conviver com as diferenças de forma saudável.
Ao abrir a chance para a contratar pessoas com deficiência, pode descobrir novos talentos que trazem uma visão nova para o negócio. Fora isso, ao se sentirem incluídas no ambiente de trabalho, tendem a ser mais produtivas.
Conscientização das equipes
Esse é um passo muito importante para ter um ambiente inclusivo na empresa, por isso, é essencial manter ações que sejam claras sobre a necessidade de se adaptar às diferenças. Cabe ainda às lideranças observar o processo de adaptação das pessoas, para que conte com o apoio dos demais colegas e se sinta bem para reportar qualquer problema.
Qual o papel do RH na criação de um ambiente inclusivo?
A área de Recursos Humanos tem um papel essencial no momento da seleção, quando se faz o primeiro contato com o candidato com deficiência. Além disso, em paralelo aos cuidados durante a entrevista, é preciso também ter um bom diálogo com o gestor da área na qual a pessoa vai trabalhar. Com isso, é possível realizar as adaptações para a pessoa se apresentar para o início do trabalho.
Outra função importante do RH na criação de um ambiente inclusivo é, portanto, trabalhar ações de conscientização das equipes, que podem ocorrer por meio de:
- Palestras e rodas de conversa;
- Treinamentos;
- Feedbacks;
- Materiais como e-books e newsletters.
Tudo isso colabora para que o ambiente de trabalho seja mais diverso e haja união entre os funcionários. Afinal, promover a inclusão de pessoas com deficiência para que alcancem seu lugar no mercado de trabalho e tenham chances iguais reflete de modo positivo para a empresa.
Essa é muito mais do que uma exigência legal, mas sim uma forma de gerar um impacto social para o meio onde a empresa está inserida. Por isso, é essencial que haja uma mudança na cultura a fim de engajar todos. São mudanças pequenas, mas que merecem a atenção de todos.