A necessidade de um programa de inclusão se tornou mais forte, ainda mais com a promoção da diversidade, um tema muito presente hoje. Assim, há alguns projetos já em andamento no país e que servem de exemplo para se ter uma empresa diversa e inclusiva.
O que é um programa de inclusão?
É uma iniciativa que as empresas estão em busca de implantar em suas rotinas para garantir um local diverso. A ideia é atrair e reter talentos dos grupos de minorias que, no geral, são excluídos, porém, por meio desse tipo de programa, vão ganhar mais espaço e atenção, a fim de fazer a diferença e agregar muito a sua equipe.
O que é uma estratégia de inclusão?
Existem estratégias de diversidade e inclusão que buscam não apenas incluir pessoas com deficiência ou de etnia, religião e sexualidades diferentes. Porém, visa também criar um projeto com estruturas organizacionais para tornar um ambiente diverso, solidário, respeitoso e igualitário. Assim, aplicar essa iniciativa é uma forma de gerar maior crescimento e mais responsabilidade para a empresa.
Qual o objetivo da inclusão?
O objetivo da inclusão é gerar equidade de oportunidades, assim, como proporcionar um ambiente mais diverso, além de propiciar diferentes visões em um mesmo aspecto. Dessa forma, um método de estratégia que busca alavancar as empresas a partir da diversidade.
Importância da inclusão
A importância da inclusão é algo que não cabe em palavras, visto que, mesmo com a evolução em muitos aspectos no mundo, ainda existem alguns grupos de minorias que não estão incluídos na sociedade como um todo. Esse, aliás, é o caso das pessoas com deficiência, tal qual, inclusive foi criada uma lei para incentivar essa inserção e pressionar as empresas a se adaptarem a ela.
Quais os processos de inclusão?
A inclusão utiliza um processo de políticas públicas como um meio de inserir as pessoas excluídas, bem como, usa ações temporárias ou definitivas que visam diminuir a desigualdade que vem de gerações. Assim, com a aplicação de um programa de inclusão, garante-se a equidade.
Tipos de inclusão
O Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu a não descriminação por identidade de gênero e orientação sexual considerando-os crime. Entretanto, existem outros tipos de inclusão, são eles:
- Pessoas com deficiência e em situação de rua;
- Negros;
- LGBTQIAP+;
- Social.
Alguns tipos demandam mais informação para garantir que seja mais específico, assim, inclusão social é um tópico que merece um tema próprio para melhor explorar o assunto.
Inclusão social
Esse tipo de inclusão possui alguns outros tópicos, já que essas pessoas sofrem exclusão pelo que representam ou o que são. Assim, há um certo distanciamento desses grupos nos âmbitos da vida social, por exemplo:
- Exclusão étnica;
- Econômica;
- De gênero;
- Patológica;
- Sexual.
Como já dito, existem diversos tipos de inclusão, porém esse é um importante tópico por ser o mais usual. Assim, é fundamental garantir que a democracia prevista na constituição é protegida pela sociedade civil.
Quais são os programas de inclusão?
No Brasil, há alguns projetos com a implantação do que chama programa de inclusão, mas também há leis com promulgação que versam sobre o tema. Assim, cabe citar:
- Proteção das mulheres contra a violência doméstica: lei nº 11.340/2006;
- Criminalização do racismo no Brasil: lei nº 7.716/1989;
- Garantia de direitos às pessoas idosas: lei nº 10.741/2006;
- Casamento homossexual: resolução nº 175/2013 do Conselho Nacional de Justiça;
- Cotas para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho: lei nº 8.213/1991;
- Lei de cotas para alunos negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência: lei nº 12.711/2012
É uma evolução muito grande essas normas, porém, ainda é preciso fazer novos projetos para implantar nas empresas. Além de que um programa de inclusão é importante e oferece diversos benefícios.
Quais são os principais projetos de inclusão?
Os principais projetos de inclusão no Brasil que possuem o fim de diminuir a desigualdade são:
- Auxílio Brasil (antes era Bolsa Família);
- PROUNI ( Programa Universidade para Todos);
- Minha casa verde e amarela (antiga Minha casa minha vida).
Quais os benefícios da inclusão?
Há diversos benefícios de implantar um programa de inclusão, já que aumenta a tolerância, melhora a convivência, cria empatia e respeito, gera um ambiente organizado e uma boa estrutura. Essas pessoas que estão nos grupos de minorias não são um percentual de caridade, são indivíduos com distintos pontos de vista com muito potencial.
Essa luta vem de anos, a diversidade é uma pauta que gerações buscam implantar na sociedade, nas empresas e nas normas. Ainda tem muito o que progredir, mas esses projetos são um grande passo à frente.
Como elaborar um programa de inclusão?
Não há uma receita certa, mas existem algumas dicas que podem ajudar a implantar um programa de inclusão em sua empresa. Cabe citar, encontrar uma forma de encaixar a diversidade de acordo com a realidade do ambiente. Assim, divulgar da forma certa, além de fornecer treinos para aqueles que já estão no quadro para não divergir.
Com uma cultura organizacional sem uma equipe diversa, tem-se um ambiente homogêneo com poucas oportunidades de se ter ideias criativas. Com isso, algumas ações são necessárias para garantir o sucesso desses programas e estimular novas soluções em seu negócio.
Como fazer funcionar o programa de inclusão?
Para fazer com que o programa de inclusão funcione é preciso seguir uma organização e uma estrutura, pois tudo que tem um passo a passo tende a dar certo. Então, o segredo é fazer conforme foi dado e fazer alguns ajustes para adaptar imprevistos que podem acontecer.
Ações para o programa de inclusão
Não adianta querer um ambiente mais diverso e não obter na liderança inclusões de grupos de minorias. Ou seja, não só a base do quadro, mas toda a estrutura precisa se compor por essas pessoas. Entretanto, não é só isso, é preciso incluir:
- Palestras;
- Treino.
Incentivar os funcionários a se adaptarem ao novo, acima de tudo, pois as pessoas possuem certo receio de novidades, entretanto, só assim é possível ter uma empresa inclusiva.
Consultoria
Existem pessoas e plataformas que possuem experiência e conhecimento para ajudar as empresas a alcançarem o sucesso nessa área. Dessa forma, para o programa de inclusão não é diferente, é possível contratar alguém que ficará responsável por organizar o projeto e colocá-lo em prática.
iigual
A iigual é uma empresa que foca em pessoas com deficiência, diversidade, empatia, recrutamento e seleção de grupos diversos. Desse modo, possui uma consultoria de inclusão de excelência que tem muito a agregar ao seu negócio para que ele seja um local de trabalho igualitário e saudável.