Um ambiente de trabalho saudável gera funcionários motivados. Mas, um local cheio de tensões e sem inclusão, resulta em uma baixa produção geral. Assim, o ideal é buscar soluções urgentes. Então, confira 9 dicas que irão ajudar a melhorar o clima na empresa.
Como tornar o ambiente de trabalho mais saudável?
Para tornar o ambiente de trabalho mais saudável, comece por qualificar a liderança, já que bons líderes oferecem diversas vantagens. Então, veja essa e outras dicas a seguir.
1 – Qualificar a liderança melhora as relações
A qualificação dos líderes é vital para trazer o melhor ambiente possível na firma. Afinal, há quem peça demissão de uma empresa por causa de maus gestores. Então, para evitar que isso ocorra, treine aqueles que têm a função de chefiar os demais.
Vantagens de ter bons líderes
Um líder inclusivo, além de ser um exemplo, motiva toda a equipe a dar o melhor de si. Dessa forma, cresce ainda mais as relações de trabalho entre todos. Como resultado, os seus funcionários produzem mais e com isso, quem ganha é a empresa.
2 – Incentive as boas relações no ambiente de trabalho
Motive a boa relação entre todos da equipe na empresa, sempre dando força a eles para confiar uns nos outros. Mas, essa é uma tática que requer um esforço geral. Todavia, é algo que tem seu retorno certo quando bem feito.
Ressalte a importância das relações
Isso é vital para que cada colaborador tenha noção do quão valiosa são as relações de trabalho. Nesse sentido, sempre dê dicas de como manter o melhor ambiente possível. Por exemplo, ajudar os colegas que precisam de auxílio e respeitar as diferenças.
3 – A comunicação otimiza o ambiente de trabalho
Uma boa comunicação é o fator principal para conectar as relações profissionais. Desse modo, é possível ter um ambiente de trabalho leve e calmo. Por isso, seja direto no diálogo com os funcionários, mas de forma que crie vínculos.
Otimize a comunicação da empresa
Uma boa forma de otimizar a comunicação da firma é por meio de histórias. Afinal, esse é um dos métodos que mais fazem as pessoas absorverem uma informação. Então, gere uma conexão com todos por meio disso e torne o espaço mais agradável.
4 – Diversidade também contribui para um bom ambiente
A diversidade também é um fator que pode deixar a empresa com um ambiente mais leve. Porque, terá mais inclusão de pessoas para a troca de conhecimentos e vivências. Com isso, traz benefícios para todos da equipe, bem como, para a firma.
Quanto mais diverso, maior o reconhecimento
Saiba que quanto maior a diversidade na empresa, mais ela será bem vista em seu nicho. Desse modo, a inclusão de pessoas com deficiência gera mais valor para um negócio. Assim, a equidade de oportunidades será para todos e de forma justa.
5 – Oferecer benefícios melhora o ambiente de trabalho
Todo funcionário quer ser reconhecido pelo seu empenho, por isso, oferecer benefícios é uma ótima forma de mostrar o seu valor. Assim, o ambiente de trabalho fica mais produtivo, pois a equipe saberá que a firma pode lhe honrar com:
- Incentivos;
- Recompensas;
- Presentes;
- Regalias.
Entre tantas outras formas que tem de estimular um bom colaborador. No entanto, vale lembrar que esse ato não é só em dinheiro. Nesse sentido, sempre avalie outros meios de fazer com que o empregado se sinta valorizado.
Identifique o que eles querem receber
Muitas vezes não é nada radical, mas uma ação simples como um dia de folga no aniversário. Por isso, é muito importante que a liderança busque saber o que pode agradar o seu time, sem afetar a produção da empresa no geral.
6 – Dê liberdade para feedbacks dos funcionários
Quando os funcionários sentem serem ouvidos, a boa relação cresce. Nesse sentido, deixe mais brechas para que eles deem suas opiniões. Desse modo, o gestor terá mais dados para otimizar a organização da empresa, além de benefícios como:
- Avaliação de toda equipe de maneira recorrente;
- Mais clareza nas informações;
- Clima melhor e mais leve.
Entre outras vantagens que são importantes para aumentar as conexões no trabalho. Então, faça com que isso seja mais frequente dentro da firma. Assim, o ambiente fica mais saudável, porque eles irão perceber que há uma escuta ativa.
7- Incentive a equipe a cuidar da saúde
Mais uma das dicas para tornar o clima da empresa mais leve é incentivar os funcionários a cuidarem tanto da saúde física quanto da mental. Assim, eles irão exercer suas funções com muito mais empenho. Mas, para isso, a firma deve oferecer recursos a eles.
Exemplos de incentivos de cuidados
Alguns exemplos disso são planos de saúde, odontológicos, descontos em academias, supermercados e restaurantes. Mas, não somente isso, há outros como terapia, aulas de meditação e palestras sobre bem-estar.
8- Reconhecer boas ações no ambiente de trabalho ajuda
Essa é uma forma de motivar o funcionário. Bem como, valorizar o seu esforço e suas ações para a produtividade da firma. Contudo, sempre ponha em prática os atos de empatia e gratidão para com todos.
Adote o hábito de celebrar
Celebrar o bom desempenho do seu time é outra forma de dar valor a quem está ali todos os dias se dedicando. Por isso, adote esse hábito para que o ambiente de trabalho fique mais leve. Contudo, brindes e bônus também são maneiras de mostrar gratidão.
9 – Crie eventos fora do ambiente de trabalho
Essa é uma das boas formas de tornar o clima da empresa mais leve. Isso porque, faz com que os funcionários tenham uma relação mais sólida. Bem como, aumenta a conexão e a parceria entre eles, contudo, alguns exemplos de eventos externos para fazer são:
- Almoço aos finais de semana;
- Rodízios e jantares;
- Happy hour depois do expediente;
- Confraternização.
São algumas dicas que podem ajudar a fortalecer os laços entre os colaboradores. Pesquisas apontam que as pessoas trabalham melhor com os amigos. Como resultado, a produtividade da firma cresce.
Investir nas equipes torna o ambiente de trabalho saudável?
Uma das formas de ter um ambiente de trabalho saudável e produtivo é adotar medidas de desenvolvimento das equipes. Isso ajuda a motivar as pessoas e mostra que a empresa se preocupa com o seu progresso na carreira dentro da organização.
Esse tipo de ação pode ocorrer por meio de treinamentos e workshops internos, para capacitar os funcionários sobre assuntos relevantes para o dia a dia. Além disso, é possível oferecer subsídios para cursos externos.
Essas medidas beneficiam a empresa à medida que a equipe atinge maior perfeição técnica ao longo do tempo. Também, reduz a rotatividade e, por consequência, os gastos em treinamento de novos funcionários e pagamento de rescisões com a saída de pessoas.
Como identificar um ambiente de trabalho saudável?
Para avaliar se há um ambiente de trabalho saudável dentro da empresa é preciso observar aspectos como rotatividade, produtividade e a reputação da companhia. Alguns meios de obter essas informações são:
- pesquisas de clima internas;
- análise do tempo médio de empresa dos empregados;
- avaliações em plataformas de emprego;
- feedbacks em entrevistas demissionais.
Fazer essa análise interna de forma criteriosa é um dos meios de melhorar o clima e engajar os funcionários em torno dos objetivos da empresa. Por isso, é essencial que os gestores encarem as críticas de forma construtiva e reconheçam os pontos de melhoria.
Pesquisas de clima
Essa é uma das formas de entender a percepção das pessoas que trabalham na companhia sobre vários aspectos, tais como:
- liderança;
- oportunidades na carreira;
- acessibilidade;
- relacionamento entre a equipe;
- respeito e inclusão.
Para aumentar a participação e a veracidade das respostas, o ideal é usar recursos que permitam que cada pessoa responda às questões de forma anônima. Dessa forma, haverá menor receio de retaliações.
Análise da rotatividade
Quando a empresa tem um alto índice de turnover, ou seja, a saída de pessoas após um curto espaço de tempo no emprego, é preciso entender qual a razão para esse tipo de decisão.
Há vários aspectos a considerar, tais como, faixa salarial, chances de crescimento e perfil da liderança, entre outros. Por isso, é válido observar se esse é um problema geral, ou se ocorre com maior frequência em um setor.
Avaliações em plataformas de emprego
Vale a pena ainda mapear as menções à empresa em sites de avaliações. Afinal, esse tipo de exposição pode afetar de forma negativa a reputação da marca e ainda dificultar a atração de novos talentos.
Feedback na demissão
Quando uma pessoa se desliga ou é demitida da empresa, é comum que o RH faça uma entrevista para ouvir suas percepções. Esse é um bom momento para saber o que a motivou a sair, caso tenha sido sua decisão, e como seria possível melhorar.
Vale a pena incentivar um ambiente de trabalho mais saudável?
Cada uma dessas dicas são importantes para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa e torná-la mais produtiva. Então, analise bem e com muita atenção para executar todas com precisão. Assim, ponha em prática hoje mesmo e otimize o clima na sua firma.
Quem ganha é a empresa
Um negócio que tem um espaço saudável tem mais chances de sucesso. Porque seus colaboradores trabalham com mais motivação, foco e empenho, afinal, tem seu valor reconhecido. Por fim, é uma ideia que vale a pena pôr em prática.