A cultura e clima organizacional são dois conceitos bem diferentes, mas que funcionam juntos. Portanto, toda empresa precisa de ambos para que consiga criar um bom ambiente de trabalho. Dessa forma, o local tende a crescer e contar com colaboradores produtivos.
Diferença entre cultura e clima organizacional
Trata-se de dois aspectos, que não são sinônimos, mas podem se completar. Assim, investir em ambos faz com que uma empresa se torne cheia de pessoas motivadas. Por isso, tem relação com esses itens de uma organização:
- Valores;
- Crenças.
Envolve também a forma que os funcionários entendem sobre o seu local de trabalho. Portanto, a cultura tem a ver com as regras e valores que dão rumo ao jeito de agir de colaboradores. Enquanto o clima, é o espaço gerado pelas práticas que as pessoas têm.
Aspectos
Com a cultura e clima organizacional é possível trazer sucesso para os negócios. Mas, tanto os colaboradores quanto os líderes, precisam saber como atuar na empresa. Por isso, a prática é sempre a melhor forma para entender esses conceitos.
São estratégias que melhoram o local de trabalho, mas também o desempenho dos funcionários. Assim, os conceitos podem criar uma empresa próspera e com muito mais produção. Torna-se mais fácil gerenciar esses dois conceitos e usá-los.
O que é cultura organizacional
Ela pode ser vista como a identidade de alguma organização, como se fosse um norte. Dessa forma, mostra como os colaboradores lidam com crises, oportunidades, clientes e entre outros. Contudo, tem alguns princípios a seguir com esse conceito:
- Hábitos;
- Ética.
As crenças e valores também entram na formação do conceito dessa cultura. Mas, esses pontos servem para moldar a forma de agir e pensar de todos na empresa. Seja desde aqueles que a administram até chegar por dentro de suas equipes.
Construção
Um dos maiores pontos de diferença entre cultura e clima organizacional é a forma que são feitos. Por exemplo, a cultura possui alguns pilares, como trabalho em equipe e gestão de conflitos. No entanto, também é ideal para criar o respeito às diferenças.
Muitas empresas estão a contratar pessoas com deficiência e essa cultura pode ajudar. Assim, um local que entende sobre o quanto a inclusão é essencial, tem mais sucesso. Portanto, o respeito gera uma base vital para ter uma firma produtiva.
Cultura e clima organizacional andam juntos
Quando se sabe mais sobre o conceito da cultura, torna-se possível entender o clima. Por exemplo, mostra como as equipes notam a qualidade do local de trabalho. Então, ele pode trazer uma série de sensações dentro da empresa, seja:
- Positivo;
- Negativo;
- Motivacional.
O clima é capaz de gerar impacto até mesmo quando clientes entram em uma loja. Assim, eles podem perceber que o espaço é bom para ficar ou não. Contudo, o conceito é criado com base total nas relações que surgem no dia a dia dos funcionários.
Espírito de equipe
Uma liderança que participa, junto com uma boa equipe, cria o clima positivo. Além disso, ele sempre tem alguma chance de mudar, diferente da cultura. Dessa forma, gera a necessidade de medir o quanto os funcionários estão satisfeitos dentro do trabalho.
Funciona até mesmo para empresas que contratam as pessoas com deficiência. Por exemplo, dá para notar se o ambiente de trabalho está confortável para todos. Caso esteja com uma boa inclusão, tem mais chances do local se manter com um clima bom.
Prática de cultura e clima organizacional
Com o uso desses conceitos dentro de uma empresa, os resultados podem se tornar ótimos. Porque, ambos criam um senso de motivação e isso gera funcionários mais produtivos. Portanto, o ambiente se torna ideal para que todos possam ter:
- Criatividade;
- Alegria;
- Melhor comunicação.
A confiança entre os setores também cresce e ajuda a mostrar a preocupação com o bem-estar de todos. Assim, os funcionários podem notar que tem muito a oferecer e que estão inclusos a todo momento. Por isso, usar os conceitos é uma grande solução.
Uso completo
Quando se usa a cultura e clima organizacional dentro de uma empresa, é possível ver quem atende às exigências. Por exemplo, é mais fácil de ver se há funcionários dispostos a cumprir sua missão. Mas, também os mantém dentro do propósito.
É uma ótima forma de gerar equidade de oportunidades entre os colaboradores. Com um local acessível, as pessoas com deficiência podem atender ao que a empresa pede. Assim, torna-se mais fácil criar um ambiente que seja produtivo e com muito conforto.
Criar mudanças na cultura e clima organizacional
Deve-se entender que a cultura é um processo difícil de receber mudanças. Por isso, é preciso pensar em um plano a longo prazo, caso seja necessário. Dessa forma, o clima também sofre com alterações, ainda mais quando os objetivos são:
- Ter mais desempenho;
- Mudar hábitos;
- Escolher novas práticas.
Mudar as crenças e hábitos de funcionários que já trabalham na empresa, é bem difícil. Por exemplo, ter foco em criar mais desempenho, é preciso adaptar a todos com novos prazos e metas. Então, gera uma responsabilidade em cima de qualquer um que trabalhe no local.
Forma de pôr em prática
Há maneiras de criar uma cultura e clima organizacional que sejam fortes e bem cuidados. Assim, os valores e missão da empresa, sempre devem ser divulgados a todos. Contudo, cada pessoa da equipe precisa saber dos motivos de estar ali e do que faz parte.
Por o valor de cada funcionário no alto, ainda mais quando se trata de pessoas com deficiência, é essencial. Porque é a forma de todos verem que são importantes para aquele local. Ou seja, que sem sua presença, a empresa não traria tão bons resultados.
Ouça a todos
Cada pessoa precisa ser ouvida, a respeito de suas ideias e necessidades. Assim, os conceitos se tornam mais eficazes para que tenha resultados na produção de todos. A motivação é o ponto essencial para que as técnicas se desenvolvam por completo.
Importância dos conceitos
Ao usar esses aspectos dentro do ambiente de trabalho, se torna mais fácil de crescer. Contudo, a prática pode ajudar a criar um espaço inclusivo para que todos possam trabalhar. Portanto, pessoas com deficiência e toda a diversidade podem dar seu melhor.
Ter sinais positivos e uma grande satisfação ao trabalhar, é essencial para gerar boa produção. Então, qualquer empresa que investe nesses conceitos, consegue ter resultados. Por isso, deve-se fazer o possível para criar um local de trabalho confortável a todos.