É muito comum ter dúvidas na hora de divulgar as vagas PCD. Isso porque, elas precisam ser atraentes e deixar os candidatos confortáveis. Então, se você quer contratar pessoas com deficiência a dica é apostar na inclusão nos processos seletivos.
Divulgue as vagas PCD no setor interno
Para uma empresa funcionar bem todo time precisa estar sempre alinhado. Portanto, quando surgir essas vagas passe a novidade para os funcionários. Assim, eles podem se candidatar através de um projeto de escalada ou, até mesmo, indicar alguém próximo.
Ofereça um plano de carreira
A maior motivação de um funcionário é a chance de crescer dentro da empresaa. Então, para tornar a vaga mais atraente, seja sincero. Ou seja, alinhe todas as expectativas e passe todas as informações importantes, como:
- Média de tempo para conseguir uma promoção;
- Árvore de escalada.
Caso haja líderes com essas condições, você pode incluir esse fato na entrevista ou até mesmo na ficha da oportunidade. Assim, o candidato vai se sentir incluído e confortável. Afinal, ele não vai estar sozinho.
Muito cuidado com as exposições
Toda autodivulgação precisa ser feita na medida certa. Isso porque, é muito fácil ficar parecendo algo forçado. Além disso, tente não expor o nome do funcionário que tem o cargo de liderança. Assim, você evita possíveis constrangimentos.
Quais benefícios são obrigatórios?
Alguns benefícios são direito das pessoas com deficiência, como jornada de trabalho especial. Existem outros pontos que esses profissionais devem usufruir. Desse modo, para você ficar alinhado, veja quais são eles:
- Estabilidade e vale transporte.
- Salários sempre iguais;
Quando for anunciar vagas PCD, tenha ciência desses pontos. Assim, você vai conseguir se planejar conforme a situação. Quanto ao tempo de trabalho, todo valor é proporcional. Ou seja, se ele trabalhar menos terá uma remuneração menor.
Não faça distinções entre funcionários
Ficou claro que o salário é igual para todos. Contudo, muitas vezes as empresas têm bônus por desempenho. Nesse ponto, caso você ofereça esse benefício, lembre-se de incluir todos, inclusive as pessoas com deficiência.
Conte com ajuda de um profissional para divulgar as vagas PCD
As pessoas só se candidatam às vagas que acham atraentes. Porém, por uma questão social, quando se trata de indivíduos com deficiência, esse processo fica mais difícil. Então, para te ajudar, invista em um especialista. Afinal, ele vai saber como despertar os interesse.
Tenha cuidado para divulgar propostas que estejam de acordo com a realidade da empresa. Porque, de nada adianta conseguir contratar um colaborador se no final não conseguir cumprir com as promessas feitas.
Por que usar a ergonomia para divulgar as vagas PCD?
A ergonomia visa adequar as questões físicas e psicológicas com o trabalho. Dessa forma, ela vai entender e resolver questões que afetem pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, como:
- Falta de instalações adequadas;
- Descriminação por parte dos colegas.
Pessoas com deficiência tendem a sair muito dos empregos e em pouco tempo. Contudo, isso não é bom para a empresa. Isso porque, isso pode gerar um custo maior e ocasionar falta de entregas. Ainda mais, se o que causou o desligamento era fácil de resolver.
Ainda tem mais
Se a empresa tiver pedidos de demissões em alto fluxo, as vagas PCD serão menos atraentes para as pessoas com deficiência. Uma vez que, elas ficarão inseguras sobre o lugar. Afinal, a vida delas já é difícil. Então, não há motivos para se arriscar ainda mais.
Quem pode se candidatar às vagas PCD?
O Decreto 5.296/2004 diz quem são as pessoas com deficiência. Além disso, essa norma diferencia os quadros. Logo, para evitar maus entendidos na hora de contratar, veja quais se enquadram em cada grupo.
- Física: alteração parcial ou completa de alguma parte do corpo;
- Auditiva: perda total, bilateral ou parcial de quarenta e um decibéis;
- Múltipla: junção de mais de uma deficiência;
- Visual: cegueira quando a acuidade visual é igual ou menor a 0,05;
- Mental: funcionamento intelectual muito mais baixo do que a média.
Esses pontos são cruciais. Afinal, quando há uma abertura de vagas várias pessoas se inscrevem. Inclusive, quem não se encaixa nesse grupo. Então, é uma forma de filtrar e escolher os candidatos certos.
A deficiência física não engloba tudo
Fazer uma tatuagem e colocar brincos, altera o corpo. Contudo, isso não faz com ela seja uma pessoa com deficiência física. Afinal, para se enquadrar nesse grupo precisa ter dificuldade para executar funções como andar, correr, entre outras.
Por que as pessoas sem deficiência se candidatam a vagas PCD?
Os motivos que levam as pessoas do público geral a se candidatar a vagas exclusivas PDC são diversos. Isso porque, cada indivíduo é único e têm as suas razões. Contudo, existem alguns fatores genéricos, como:
- Falta de atenção;
- Necessidade e desespero.
Algumas pessoas ficam muitos anos longe do mercado de trabalho. Dessa forma, elas acabam se candidatando às vagas PCD com a esperança de conseguir um novo emprego.
Como treinar o RH e a gestão?
Uma boa forma de deixar todos alinhados para a entrevista é com cursos. Portanto, antes mesmo de abrir as vagas, ensine o seu time a lidar com essas pessoas. Assim, todo processo será bom para todos.
O treinamento precisa ir além da contratação
Para que o indivíduo continue na empresa, ele vai precisar se sentir bem mesmo após a seleção. Então, mostre à gestão como abordar pessoas com deficiência e como lidar com cada tipo.
Quais são as vantagens das vagas PCD?
As vagas PCD mostram o quanto a empresa é humana. Além disso, a principal vantagem é dar a oportunidade para que esse indivíduo mostre todo o seu potencial. Assim, ele poderá fazer contribuições únicas.
Nunca deixe de acompanhar esse profissional
Todo indivíduo precisa ser visto de perto para evoluir. Isso porque, dessa forma você vai conseguir exaltar as partes boas e melhorar as ruins. Assim, ele se sentir bem e com vontade de crescer.
Existem pessoas de todos os tipos que merecem ter oportunidades iguais. Então, nenhum ponto específico faz com que um seja melhor do que outro. Por isso, qualquer um pode trazer contribuições inigualáveis.