As palestras sobre recrutamento inclusivo é um recurso que as empresas podem se favorecer. Usá-las para informar e educar seus empregados sobre assuntos pertinentes à inclusão. Então, neste artigo entenda o que é e veja 8 dicas de temas para seus eventos.
O que é um recrutamento inclusivo?
Recrutamento inclusivo são as medidas, processos e práticas que compõem todos os elementos envolvidos para contratar os candidatos. Sendo assim, com a intenção aumentar a inserção de nomeações bem-sucedidas. É um elemento vital da estratégia de diversidade e inclusão de qualquer empresa. Pois é a maneira mais eficaz de aumentar a inclusão em todos os aspectos protegidos e além.
Como fazer um recrutamento inclusivo?
Às vezes, criar uma equipe diversa pode ser um desafio. Pois a criação de práticas de recrutamento inclusivas pode impedir que seus empregados trabalhem de forma mecânica. E assim, fazer com que eles se esforcem mais para criar uma força de trabalho diversa.
Para melhorar seus processos de captação para serem mais inclusivos, aqui estão algumas práticas indicadas que você deve considerar:
- Eduque sua equipe;
- Amplie sua pesquisa de candidatos;
- Escolha as ferramentas de suporte certas;
- Crie um banco de talentos diverso;
- Envolva diversas pessoas no processo para contratar.
8 temas de palestras sobre recrutamento inclusivo
Assim que as empresas reconhecem o valor da inclusão no local de trabalho, os líderes dedicarão mais recursos. E por isso, irá promover palestras sobre recrutamento inclusivo.
Do ponto de vista da empresa, atrair inclusivos não apenas ajuda a acabar com a rejeição. Mas, também impacta de forma positiva na atração e retenção de talentos. O caso de inclusão é claro. Mas por onde você deve começar. Então, continue lendo, vamos explorar alguns temas para palestras sobre recrutamento inclusivo que as empresas podem utilizar em um processo para trazer inclusão.
1. Política de diversidade e inclusão em palestras sobre recrutamento inclusivo
Uma política de inclusão indica as bases para toda a sua empresa. Portanto, é um primeiro passo crítico para fazer processos para recrutar inclusivos. Sendo assim, incentive uma política de inclusão que imponha:
- Diálogo com respeito entre todos os empregados;
- Práticas e processos que possam mostrar todos os grupos e ponto de vista;
- Contribuir para a grupo que servem para apoiar grupos menores;
- Processos de RH para mitigar e gerenciar condutas não toleráveis.
Uma vez definido o tema. Em seguida, informe toda a empresa e inclua uma discussão aberta onde os empregados tenham a chance de fazer perguntas ou levantar seus anseios. E uma ótima tática são as palestras sobre recrutamento inclusivo.
2. Treinamento em diversidade para palestras sobre recrutamento inclusivo
Falar sobre treino inclusivo é preciso, e nesse sentido, para educar os empregados e abordar cismas no local de trabalho. Mas, isso é crítico para os gerentes que tomarão decisões para contratar, onde o viés inconsciente pode contribuir para o contraste da força de trabalho. Cientistas de Harvard acharam dois dos tipos mais eficazes para treinos de inclusão que são:
- Tomada de perspectiva. O processo de colocar-se no lugar de outra pessoa;
- Definição de metas. Pedir aos membros que definam metas claras.
Uma outra forma de utilizar são as palestras sobre recrutamento inclusivo, que traz muito conteúdo para os empregados e ao mesmo tempo traz descontração.
3. Palestras sobre recrutamento inclusivo com métricas de contratação inclusivas
Definir métricas de recrutamento inclusivas garante saldos medíveis e atribui as partes de interesse. Assim, como uma base para melhoria contínua. Mas, vai depender do seu negócio. Essas diretrizes podem ter relação com o aumento da contratação de grupos excluídos.
Então, deve-se melhorar o feedback dos empregados em relação à inclusão ou ambos. Por exemplo:
- Atingir 50% de atuação feminina em cargos executivos em 24 meses;
- Elevar a porcentagem de empregados minoritários em 15% em 12 meses;
- Elevar os pontos dos empregados em 20% em 12 meses.
4. Diversidade e inclusão em sua marca empregadora
Revise sua marca de empregador para garantir que a inclusão seja clara tanto na linguagem quanto nas imagens que você usa. Portanto, assegure de que isso seja constante em todos os canais relevantes. E nesse sentido, incluir a página de carreiras do seu site, o perfil da empresa no LinkedIn e outros perfis de mídia social.
Poderá usar palestras sobre recrutamento inclusivo, para instruir seus empregados. E assim, consolidar sua empresa como modelo de inclusão.
5. Revise o idioma em seus anúncios de emprego
Tome cuidado com os anúncios de emprego, garanta que as frases usadas façam sentido para homens e mulheres. No entanto, se não houver este cuidado pode resultar em mais homens que concorrem a funções específicas.
A empresa de software australiana Atlassian colocou isso à prova e reformulou seus anúncios de emprego. E assim, em dois anos, a empresa elevou em 80% o número de mulheres contratadas para cargos técnicos.
6. Use palestras sobre recrutamento inclusivo para promover flexibilidade no local de trabalho
A adoção de uma política de trabalho flexível ajuda a atrair e reter talentos diversos e a promover uma força de trabalho inclusiva. Então, vai depender da sua empresa, os temas abordados de trabalho flexível podem incluir:
- Horário de trabalho regular flexível;
- A opção de trabalhar em casa;
- Compartilhar trabalho;
- A opção de comprar licença adicional.
7. Matriz de contratação
Uma matriz para contratar é um documento para avaliar os objetivos e as aptidões dos candidatos com base apenas em critérios em relação ao trabalho. Pois, ao avaliar os candidatos, instrua seus gerentes que contratam a preencher, e incluir:
- Uma lista das principais aptidões, know how ou requisitos para a função;
- Uma pontuação para cada candidato em uma escala de 1 a 5 para cada função.
Use esta matriz para ajudar a eliminar cismas e garantir que as decisões para contratar sejam justas e inclusivas.
8. Revisão de seus processos como tema para palestras sobre recrutamento inclusivo
Por fim, revise regularmente seus processos em relação às métricas de inclusão que você identificou para acompanhar seu desempenho. Portanto, desenvolver uma estratégia de recrutamento inclusiva é um processo contínuo e que precisará ser ajustado periodicamente para continuar a atingir seus objetivos.
Como um processo seletivo pode ser mais inclusivo?
Os profissionais de RH de hoje são responsáveis por mais do que funcionários. Sendo assim, eles também precisam entender e ajudar a conduzir a direção tática e a política de inclusão de uma organização. As obrigações dos profissionais de RH de hoje não se resumem a uma única função. No entanto, seu papel está voltado a manter uma força de trabalho feliz e saudável.