A diversidade é um tema cada vez mais falado e não podia ser diferente nas empresas. Portanto, conheça mais sobre o assunto e aprenda termos inclusivos, como equidade, para aplicar no ambiente de trabalho.
Entenda o tema
A sociedade atual é um conjunto de pessoas que vivem em contato direto entre elas. Assim, é preciso que a pluralidade seja respeitada e deve-se entender que o termo pode se referir a:
- Diferentes classes sociais;
- Raças e etnias;
- Necessidades de cuidados especiais;
- Idades;
- Culturas ou religiões;
- Sexualidade e gênero.
O respeito deve fazer parte da cultura de todos e devem existir normas para que não seja esquecido. Aliás, este também é um tema importante pois é uma construção de valores que cria laços de comunidade.
O que é diversidade?
O termo se refere ao convívio e a relação direta de pessoas com nítidas diferenças mas com ligações entre si. Assim, é um tema que nunca deve ser esquecido em um local de colaboração.
Qual a sua importância?
Conhecer o tema favorece o desenvolvimento pessoal e dentro do trabalho em geral. Afinal, no mundo existe pluralidade e o convívio deve ser natural, pois todos passam por vários grupos durante a vida. Por isso, conheça os termos essenciais para isso a seguir.
1- Equidade de oportunidades
Este termo se remete à igualdade de tratamento para que todos se desenvolvam com a mesma facilidade. Dessa forma, o senso de justiça deve ser uma cultura da empresa, além de empregar medidas no comportamento da gestão como:
- Reconhecimento feito de forma imparcial;
- Cada ser precisa de uma atenção diferente;
- Tratamento neutro, mas com retidão.
É preciso tratar todos por igual, mas também ser flexível ao interpretá-los em particular. Assim, todos são regidos pelas mesmas leis, mas cada um teve uma chance diferente na vida e é preciso entender isso.
2- Inclusão?
É um conjunto de medidas que visa engajar pessoas que pertencem aos grupos de minorias nas empresas. Dessa forma, ajuda a combater a divisão e torna natural a multiplicidade nestes locais.
Sua função é manter o controle social e a integração de pessoas que vivem à margem da sociedade. Portanto, junto às políticas de diversidade, torna o lugar mais leve, pois suas diferenças são os fatores que aproximam os sujeitos.
Inclusão e diversidade
Os termos podem se confundir, mas a inclusão tem a ver com uma mudança na cultura da equipe. Entretanto, a diversidade se refere à questão de representação, mas ambos os termos têm relação direta.
Promover a equidade de oportunidades é nobre e importante para a empresa. Assim como criar formas de mostrar ao pessoal como as diferenças entre elas não limitam as suas capacidades.
3- Diversidade sexual
O fator sexualidade também deve ser algo impessoal e nunca deve-se usar a palavra opção. Pois, a ciência já entende que essa questão ou até mesmo o gênero abrange áreas de estudo além da biologia e não são uma escolha.
Qual a forma correta de falar?
O machismo e a heterossexualidade impactam as vidas de mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+. Aliás, essa sigla aumenta com o decorrer do tempo para incluir mais pessoas, o que contribui para a multiplicidade, pois:
- GLS era uma sigla machista para o movimento;
- Lésbicas, gays, bissexuais e transexuais foram as primeiras;
- Queer são pessoas que não se consideram cisgêneros;
- Intersexual vem para anular o termo hermafrodita, antes usado;
Há também os assexuais e pansexuais, além dos não-binários não se rotulam como homem ou mulher e não se enquadram em seus padrões. Assim, fica mais fácil de entender o que quer dizer cada letra.
O símbolo de adição foi incluso como forma de acolher mais sexualidades que também serão aceitas. Portanto, ainda não se deve tratar a sigla como completa para não excluir as demais formas de amar
4- Acessibilidade em locais de diversidade
É dever da empresa construir um ambiente que facilite a locomoção das pessoas com mobilidade reduzida, além do tratamento por igual. Logo, é ideal que sejam feitas rampas para que não haja danos para ninguém.
Mais medidas que ajudam a diversidade
Existe uma lei que exige que haja um espaço livre para o fluxo de pessoas em cadeiras de roda. Mas essa não é a única regra, também é necessário incluir informações em braile, por exemplo.
Além destas normas, você pode tomar mais medidas para que o local continue agradável. No entanto, sempre se atualize e preste atenção nas mudanças da sociedade para alinhar à rotina da empresa.
Cuidado com o que fala
Todas as palavras que são usadas para se referir a alguém que podem causar algum tipo de dor não devem ser usadas. Então, substituir algumas frases favorece o respeito mútuo e ajuda a pensar melhor antes de falar.
Dizeres impróprios
Na sociedade existem frases que são ditas por costume mas que escondem um insulto por trás do seu sentido. Com isso, deve-se evitar sempre o seu uso, bem como estimular a cobrança de todos ao verem coisas como esta.
O que evitar em ambientes de diversidade?
Substitua apelidos e não se refira a ninguém com frases que podem ferir de alguma forma. Então, nunca use a raça ou a etnia de alguém como forma de se dirigir a ela, nem traços do seu corpo, além de:
- Usar a frase Pessoas com Deficiência;
- Evitar termos pejorativos;
- A sexualidade do outro não lhe diz respeito;
- Sua opinião nem sempre é bem-vinda.
Os líderes devem focar em manter a relação de todos em sua heterogeneidade. Assim, deve ser tratado qualquer caso de injúria de imediato, para evitar novas ações como essa na empresa.
Como se reeducar?
Para apoiar a diversidade, se coloque no lugar do outro e pense como queria ser tratado. Dito isto, pratique a empatia e siga essas dicas que podem te fazer refletir mais sobre a inclusão:
- As pessoas não escolhem como irão nascer;
- É seu dever respeitar a todos;
- Todos têm emoções e dores;
- O respeito vai voltar para você.
Mais do que se policiar, é preciso entender que o insulto afeta várias áreas da vida de alguém. Portanto, sempre pense antes nas suas falas e aprenda a viver em um mundo de heterogeneidade.