A diversidade é ideal em uma empresa, afinal, é ela quem melhora as relações entre as pessoas. Além disso, equipes diversas inovam e faturam mais, de acordo com a McKinsey. Sendo assim, veja mais sobre como promover essa estratégia em seus negócios.
O que é diversidade?
Segundo o dicionário, é tudo aquilo que é diferente, variado, diverso. Ou seja, engloba o que é plural e não igual. No contexto social, não é diferente, sendo a convivência de pessoas diferentes em aspectos como:
- Orientação sexual;
- Gênero;
- Cultura;
- Etnia;
- Deficiências.
Dito isso, são públicos que estão inseridos em diferentes grupos culturais. Aliás, esse fator está sempre presente no dia a dia, onde se é rodeado de pessoas distintas.
Qual a importância dela?
A diversidade é essencial, porque te dá a chance de crescer como um ser social. Afinal, é por meio dela que se aprende novas tradições, habilidades e costumes. Além disso, com ela, é possível ter uma visão menos egoísta e mais ampla do mundo.
Diversidade no mercado de trabalho
No local de trabalho, ela mantém o mesmo sentido, sendo profissionais diferentes entre si. Aliás, entre esses, os que mais sofrem com a discriminação são:
- População negra;
- Mulheres;
- Pessoas com deficiência.
Para se ter uma ideia, as taxas de empregos mal remunerados e de desemprego são maiores entre os cidadãos negros.
Nas empresas brasileiras, aliás, apenas 2% dos empregados são pessoas com deficiência, apesar de cerca de 24% da população possuir algum tipo dela. Junto a isso, apenas 13% de mulheres ocupam cargos de chefia, sendo em sua maioria ocupados por homens.
Ainda mais, muitas chegam a receber 30% a menos do que indivíduos do sexo masculino que estão no mesmo cargo. Logo, nota-se que apesar da inclusão em progresso, ainda há muito a se fazer para que o trabalho seja um espaço justo para todos.
Equidade ou igualdade
Quando se fala em injustiças, muitos já pensam no termo “igualdade”, porém, talvez não seja a melhor palavra a ser aplicada. Isso porque, ela significa tratar a todos da mesma forma, sem se ater às suas necessidades.
Isso não funciona, pois, imagine uma corrida onde alguns estão em um lugar mais suave, enquanto os outros estão em um trajeto repleto de obstáculos. Logo, se vê que ambos podem até estar em caminhos com distâncias iguais, mas, possuem circuitos diferentes.
A equidade de oportunidades,portanto, é o termo certo para tratar esse assunto. Já que, significa tratar as pessoas de formas distintas, levando em conta o que elas precisam.
Ela pode ser desenvolvida por meio de estratégias, a fim de reduzir as adversidades e reconhecer, por fim, as desigualdades.
Diversidade no ambiente de trabalho
A diversidade no trabalho tem relação a incluir pessoas com diferentes perfis. Assim, não basta apenas dar uma chance a elas, mas sim acreditar que elas podem ajudar de forma relevante para alcançar as metas da empresa.
Para ter mais produtividade, é essencial ter uma equipe motivada. Nesse sentido, o sentimento de pertencer a um grupo e ter boas relações dentro dele está bastante ligado à produção que ela terá.
Ela é essencial também para que a empresa tenha uma conexão com um maior leque de clientes. Isso porque, quanto mais os membros forem diferentes, mais fácil será se comunicar com um público variado.
Vantagens da diversidade cultural no trabalho
A seguir, veja quais os prós de agregar distintas culturas no local de trabalho:
- Reduz conflitos;
- Mais respeito dentro da empresa;
- Inovação;
- Melhora a imagem da marca;
- Aumento de bons resultados gerais;
- Maior criatividade.
Em um local com pessoas diversas, isso faz com que todos eles sintam-se importantes e apreciados. Isso, por sua vez, tem um aumento na produção e quebra barreiras sociais.
Como promover a diversidade na empresa
Sendo assim, veja alguns passos que podem te ajudar a aumentar a diversidade em sua empresa:
- Avalie o quadro de funcionários;
- Tenha atenção ao processo de recrutamento e seleção;
- Avalie a cultura da empresa;
- Tenha um diálogo interno.
Entenda os motivos do porquê contratou as pessoas que estão em sua empresa e analise se ela busca sempre o mesmo tipo de empregado. Além disso, faça um estudo para saber se existe exclusão de algum grupo dentro dela.
Ainda mais, a promoção da diversidade não deve estar apenas no papel, mas também no dia a dia de trabalho. Por isso, tenha uma comunicação interna que dê valor ao acolhimento, às diferenças e o respeito.
Qual o papel do RH?
Um dos desafios do RH é estar atento às seleções que buscam manter sempre o mesmo padrão de escolha. Pois, muitas continuam fazendo distinções entre a etnia, orientação sexual ou a religião do candidato.
Buscar funcionários nos mesmos locais, com as mesmas formações, irá transformar a empresa em um lugar sem diversidade. Portanto, rompa com isso e amplie as vagas de emprego para vários grupos sociais.
Treinamento sobre diversidade na empresa
Saiba que treinar as pessoas da sua empresa pode ser bastante eficiente para a promoção da inclusão também. Hoje em dia, existem algumas ações práticas que podem ajudar nisso.
Mentorias
Promova mentorias onde as pessoas se dividem em pares, a fim de refletir sobre a consciência cultural e a diversidade. Aliás, vale lembrar que é legal a dupla ter detalhes em comum para que não haja conflitos.
Eventos
Faça palestras para que os funcionários possam falar uns com os outros de forma mais informal e troquem experiências. Dessa forma, permita que todos possam se expressar, para que assim, novas opiniões e visões sejam conhecidas.
Histórias reais
Insira histórias de vidas reais no treinamento, para que todos possam ver que existem pessoas que tiveram uma longa jornada até chegar onde estão. Dessa forma, você leva os empregados a refletir sobre a luta que outros passam no dia a dia.
Os problemas na falta de diversidade
Veja quais são os problemas de não promover essa ação em sua empresa:
- Pouca criatividade;
- Mais conflitos;
- Baixa produção;
- Menos engajamento.
Ao levar em conta todos esses contras, dá para concluir que os lucros da empresa também irão sofrer impactos negativos. Portanto, invista na diversidade e em um local de trabalho inclusivo, a fim de se tornar a mudança que quer ver no mundo.