A acessibilidade no home office deve ser um ponto de atenção para as empresas que optam pelo trabalho remoto. Portanto, conheça as medidas que podem garantir uma melhor qualidade do ambiente laboral, para as pessoas com deficiência, mesmo em casa.
O que é acessibilidade?
Esse conceito abrange as medidas que visam eliminar as barreiras para que as pessoas com deficiência estejam presentes em todas as atividades. Nesse sentido, não fica restrita a mudanças físicas no ambiente, mas também atua de outras formas, como:
- Acessibilidade na comunicação;
- Metodológica, ou seja, aquela que visa tornar o ensino mais acessível;
- Programática, que decorre de leis com ações para chegar à igualdade.
Com essas ações, o que se busca é a inclusão de pessoas com deficiência em todos os setores da vida social. Por isso, há leis voltadas a garantir condições iguais entre as pessoas.
Por que incluir a acessibilidade no home office?
O trabalho é um meio de promover a inclusão das pessoas na sociedade. Por outro lado, a versão remota está cada vez mais em alta e já é a realidade em muitas empresas. Então, é essencial pensar em formas de ter mais acessibilidade no home office.
Regras para contratação de pessoas com deficiência
De acordo com o censo do IBGE, as pessoas com algum tipo de deficiência são 24% das pessoas no país. Por isso, a lei passou a incentivar que se contratem as mesmas, conforme o número de empregados.
As empresas com mais de 100 pessoas em seus quadros devem destinar de 2% a 5% de suas vagas para pessoas com deficiência. Ainda, quem contrata cada vez mais tem se tomado consciência sobre a relevância dessa inclusão.
Quem se enquadra como pessoa com deficiência?
Para cumprir o número de pessoas com deficiência exigido, são incluídas, além da deficiência física, auditiva, visual e mental. Fora esses casos, qualquer limitação física, ainda que não seja definitiva, pode gerar o direito à pessoa a entrar no regime de cotas.
Quais os principais elementos do home office?
Na rotina do trabalho em casa, alguns itens são muito comuns para as funções diárias, como notebook, mesa, e cadeira. Além disso, alguns recursos são muito comuns na rotina do home office:
- Aplicativos de reuniões online, como o Zoom, Google Meet ou Teams;
- Programas para controle de tarefas, como o trello, por exemplo;
- Recursos para guarda de arquivos, tais como Google Drive e Onedrive;
- Ferramentas de controle de jornada.
De acordo com o tipo de atividade que a pessoa faz, os itens usados no dia a dia podem variar. Além disso, no caso dos funcionários com deficiência alguns ajustes são necessários para tornar esses recursos acessíveis.
Conheça alguns programas para a acessibilidade no home office
Alguns tipos de apps tem recursos valiosos para facilitar a interação com funcionários com deficiência. Então, conheça alguns desses programas e como podem ajudar nas funções de trabalho.
Zoomtext
Esse recurso ajuda pessoas com baixa visão, pois amplia tudo o que consta na tela do computador. Portanto, ele faz a leitura de traduz em áudio o que é escrito, bem como as ações em programas.
Handtalk
Faz a tradução em tempo real do que é dito para a linguagem de sinais, voltado para pessoas com problema de audição. Ainda, para aqueles que não dominam as libras, tem a opção de legendas.
Outlook
Muito usado, o programa de e-mails tem funções para inclusão de pessoas com deficiência. Desse modo, pode ser incluída a opção nos textos para que sejam lidos em apps de leitura de tela. Além disso, dá para aumentar o tamanho das fontes para melhorar a leitura.
Google Meet
O programa de reuniões online tem recurso de legendas para permitir o melhor acesso ao que é dito nos fóruns. Portanto, é uma boa opção para pessoas surdas ou com perda de audição.
Como dá para aumentar a acessibilidade no home office?
Para tornar o ambiente mais acessível, é preciso atender às demandas de cada funcionário, de acordo com suas condições. Por isso, cabe aos gestores mapear essas questões, para poder ajudar.
Esse é um trabalho que envolve diversas áreas, por isso, é uma missão conjunta. Desse modo, o RH pode reunir os dados dos empregados que precisam de atenção para garantir a acessibilidade no home office.
Outras áreas envolvidas
A engenharia do trabalho e o TI também têm papel primordial para a inclusão das pessoas com deficiência. Nesse sentido, fora da sede da empresa, é preciso dar apoio aos empregados em caso de problemas técnicos ou de ergonomia.
Saiba as principais adaptações de acordo com o tipo de deficiência
Cada tipo demanda meios diferentes para melhorar o acesso dos funcionários com deficiência. Por isso, confira como adaptar o local de trabalho e os recursos para a rotina, no caso a caso.
Dificuldade visual
As pessoas com baixa visão ou cegas em geral usam leitores de telas, então, deve-se optar por programas que tenham esse recurso. Além disso, recursos como descrição em áudio fazem a tradução de imagens para os ouvintes com problemas de visão.
Os apps de reuniões online, são uma grande ajuda para manter contato com os outros colegas de trabalho. No entanto, é bom analisar quais tem mais recursos de inclusão, como legendas, por exemplo.
Pessoas com deficiência auditiva
Nesse caso, para garantir a acessibilidade no home office, as legendas em reuniões virtuais são o recurso mais usado. Ainda, a tradução em língua de sinais também é uma opção para fazer os eventos online mais inclusivos.
Deficiência mental e motora
As pessoas com deficiência física, podem precisar de um móvel especial, ou algum ajuste para melhor postura. Nesse caso, a empresa deve checar e se o caso deixar que o funcionário leve os itens de trabalho para casa.
Já no caso de dificuldade intelectual, o ideal é ver como evolui o trabalho. Assim, se for o caso, ajuste as cobranças e metas para esses funcionários, pois podem levar mais tempo para se adaptar ao novo formato.
Como as empresas devem se preparar para garantir a acessibilidade no home office?
No intuito de garantir a adaptação dos funcionários com deficiência no home office, é preciso planejar essa migração. Assim, é dever do gestor orientar todos os agentes para apoiar no processo, para facilitar a rotina.
Uma ação conjunta entre os setores da empresa, desde o RH até a informática podem ajudar. Nesse sentido, saber o que cada funcionário precisa e prover tudo o que for preciso em termos técnicos.
Oportunidade
Com o aumento das vagas no modo remoto, crescem as chances das pessoas com deficiência de entrar no mercado de trabalho. Desse modo, com pequenos ajustes, essas pessoas podem cumprir suas funções com a mesma eficiência.
Para isso, é preciso mudar a visão de empresas e seus empregados, para acolher as pessoas com deficiência. Ter uma abordagem mais inclusiva, por parte de todos, é uma das formas de melhorar a acessibilidade no home office.