Diversidade e inclusão são assuntos que estão na moda nos últimos anos. As pessoas falam muito de diversidade e inclusão, mas será que essas pessoas também entendem tudo o que está envolvido na diversidade e inclusão e sabem como colocá-las em prática?
Embora muitos falem sobre diversidade e inclusão, a maioria das pessoas não sabem nem o conceito correto dessas palavras e por não saberem o conceito, acabam menosprezando a importância da diversidade e inclusão.
Mesmo estando sempre lado a lado, existem algumas diferenças entre diversidade e inclusão. A diversidade está relacionada a aspectos físicos, origens, culturas e escolhas. Já a inclusão está relacionada ao sentimento que as pessoas diversas possuem a determinado ambiente ao determinada atitude. Em um lugar inclusivo, as pessoas precisam se sentir acolhidas e benquistas; precisam se sentir úteis e importantes.
Quando o assunto é rede social, esse conceito não muda. As redes sociais precisam incluir pessoas diversas e dar espaço para que todas as pessoas possam se expressar e se destacar em meio a tanto preconceito e discriminação que também acontece nas midias sociais.
Se você tem uma empresa, ou é profissional de RH, saiba que a diversidade e inclusão também é muito importante nas redes sociais da sua empresa. Neste artigo vamos abordar mais informações sobre esse assunto e te dar algumas dicas para aumentar a diversidade e a inclusão nas redes sociais da sua empresa.
A inclusão e a acessibilidade digital estão conectadas
Ser verdadeiramente inclusivo nas redes sociais significa encontrar maneiras de tornar o conteúdo fisicamente acessível e visivelmente diverso. As pessoas querem acesso ao conteúdo e querem se ver representadas nele.
Acessibilidade e representação estão intimamente ligadas: o conteúdo precisa ser projetado para conectar comunidades, não excluir pessoas ou envergonhar por omissão. Todos devem se ver refletidos na marca.
O efeito disso é humanizar a sua marca. Pensando em termos de inclusão, primeiro apresenta uma imagem de uma marca que entende a necessidade de representação diversa.
Se as pessoas não puderem acessar seu conteúdo, seja fisicamente ou emocionalmente, elas serão excluídas de sua mensagem, quer você queira ou não. A nova geração de consumidores não aceitará isso.
O que significa ser diverso e inclusivo nas redes sociais?
Como mencionamos, diversidade se refere às várias qualidades físicas e mentais, personalidades e características que existem em nossa sociedade. Já a inclusão se refere à capacidade das pessoas de reconhecer essas diferenças, apreciá-las e respeitá-las.
Quando você vê e ouve a diversidade na sociedade, quando está consciente de sua presença, com um grande interesse em aprender mais, você é verdadeiramente inclusivo e se torna uma parte valiosa da sociedade.
Nos negócios, diversidade e inclusão não terminam com a adição de algumas pessoas diversas em suas equipes ou em uma postagem em uma rede social. Desde a maneira como você se representa para seu público, sua mensagem, tom, escolha de palavras e imagens, até a forma como você se envolve com sua comunidade online, a diversidade e a inclusão devem ser inerentes à forma como uma empresa funciona.
Lembre-se de que a mídia social é um fórum aberto e que todos têm o direito de expressar suas opiniões e elogiar seus favoritos. Quando você trata a todos com o respeito que um ser humano merece, você é genuinamente inclusivo.
Por que é importante para uma empresa ser diversa e inclusiva nas mídias sociais?
É importante porque sua mídia social deve refletir quem você é. Cada empresa tem uma equipe de pessoas com diversidade cultural, moral e individual. Ao representar isso em sua voz na mídia social, você também poderá atrair um público diversificado para fazer parte de sua comunidade online.
Nenhuma empresa deve alienar qualquer pessoa de seu público. Se você fizer isso, não apenas estará excluindo uma parte da população, mas também estará ofendendo outra grande parte da população, que perderá o respeito e o interesse por você.
O que acontece quando uma empresa não é inclusiva nas redes sociais?
Como mencionamos, ninguém quer apoiar uma empresa que exclui. Dessa forma, a falta de diversidade e inclusão nas redes sociais vai diminuir significativamente o envolvimento da comunidade com a sua empresa e consequentemente vai diminuir a receita também.
Ser exclusivo afetaria tanto a imagem de sua marca que sinaliza para seu público atual que você não se preocupa com eles o suficiente para lidar com inclusão e diversidade como um tópico importante. Ninguém quer apoiar uma empresa que não os priorize.
Quais são algumas maneiras de incorporar a inclusão em suas atividades de mídia social?
A acessibilidade no conteúdo digital é logicamente muito importante para promover a inclusão nas redes sociais. Descrições de imagens, legendas para vídeos, linguagem simples são pequenas coisas que você pode fazer, mas que fazem uma grande diferença.
Além disso, mostre nas redes sociais por meio de fotos e vídeos como o ambiente da sua empresa também é inclusivo e diversificado. Peça para seus funcionários deixarem depoimentos e marcarem a empresa em fotos que eles tiram no ambiente de trabalho.
Como saber se a sua estratégia de mídia social é diversa o suficiente?
O feedback é tudo. Peça a pessoas de uma variedade de origens diferentes que revisem seu conteúdo e estratégia para que você tenha várias perspectivas para dizer quando você não está sendo inclusivo.
Além disso, é importante também fazer uma análise do seu perfil. Volte algumas postagens para analisar as postagens que você fez anteriormente. Tente perceber os pontos que devem ser aprimorados quando o assunto é diversidade e inclusão.
Você também pode pedir ajuda de uma consultoria especializada em diversidade e inclusão, para que elas possam fazer uma análise mais profunda da diversidade e inclusão da sua empresa, e aponte para você o que precisa ser feito.
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A Iigual já incluiu mais de 20 mil PCDs no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
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