Cada vez mais, é provável que sua empresa tenha mais funcionários de uma ampla variedade de origens sociais, religiosas e culturais. Uma diversidade de funcionários é uma grande vantagem para promover uma atitude produtiva no local de trabalho e impactar positivamente a visão externa de sua empresa. Uma organização diversificada e inclusiva é aquela que valoriza as coisas que tornam as pessoas únicas. Diversas empresas não apenas reconhecem, mas também celebram o fato de que pessoas com origens, habilidades e atitudes diferentes trazem novas ideias e pontos de vista para a experiência dos funcionários.
Essas organizações tratam a diversidade como uma vantagem, incentivando as experiências de vida e culturas individuais dos funcionários no ambiente de trabalho.
Abraçar a diversidade também afeta seus clientes, fornecedores e partes interessadas externas. Muitas organizações estão mais bem equipadas para tornar seus serviços relevantes e acessíveis a seus clientes em potencial.
Muitas organizações baseiam-se em uma ampla gama de pontos de vista e experiências para que possam ouvir e atender às diversas necessidades de seus clientes. As empresas líderes consistentemente mantêm a diversidade como uma prioridade para ganhar força em um mercado cada vez mais competitivo.
Se você também quer ter essa vantagem competitiva no meio corporativo, se destacando diante de outras empresas, clientes e fornecedores, precisa começar a pensar em construir uma cultura de diversidade e inclusão na sua empresa.
Para te ajudar com isso, desenvolvemos esse artigo que vai mostrar o poder que uma cultura inclusiva pode proporcionar para a sua marca e também vamos te mostrar algumas estratégias que podem te ajudar a construir uma cultura inclusiva.
Benefícios da inclusão para a sua marca
Uma cultura inclusiva pode proporcionar vários benefícios para a sua empresa. Mas quando o assunto é a marca da sua empresa, você pode observar 3 vantagens principais que podem ser adquiridas por meio da diversidade e inclusão.
Atrai talentos diversos
Além de atrair clientes com a sua marca, você também deseja atrair talentos qualificados para a sua empresa. Muitas empresas argumentam que não conseguem contratar pessoas qualificadas para assumir determinadas funções. No entanto, empresas podem estar peneirando demais os candidatos com base em estereótipos preconceituosos.
Em uma empresa inclusiva, as portas sempre estarão abertas para contratar pessoas com base nas suas qualificações e não pela sua aparência, cultura ou gênero. Se você construir uma cultura inclusiva, vai conseguir os melhores talentos para a sua empresa.
Fica a frente da concorrência
Infelizmente a maioria das empresas ainda relutam em construir uma cultura inclusiva. Entretanto, pesquisas mostram que a inclusão vai estar no futuro das grandes empresas e as empresas que não começarem a promover a inclusão a partir de agora, vão ficar para trás.
Se você quer que a sua empresa tenha um futuro de sucesso, então precisa começar a criar estratégias para construir uma cultura inclusiva. Se você fizer isso, pode conseguir vantagens competitivas desde já.
Além disso, uma força de trabalho diversificada melhora a capacidade da empresa de envolver uma base de clientes diversificada e ter sucesso em um número maior de mercados.
Aumenta o engajamento
Além de atrair talentos e clientes, a inclusão também melhora a sua marca diante dos funcionários que já fazem parte da sua empresa. A inclusão tem como base o bem-estar dos funcionários e promove neles um sentimento de pertença.
Com esse sentimento de acolhimento, os funcionários se sentem mais motivados e comprometidos com o desenvolvimento da empresa em que trabalham.
Estratégias para construir uma cultura inclusiva
Esses foram apenas alguns benefícios que a inclusão pode proporcionar para a sua marca. Mas para colher esses e outros benefícios da inclusão, é importante começar a colocar em prática estratégias que te ajudem a promover uma cultura inclusiva.
Treine os líderes e os funcionários
É importante que todos dentro da empresa se conscientizem sobre a necessidade da inclusão. Para que isso aconteça de forma efetiva, pode ser necessário promover treinamentos com todas as pessoas na empresa, incluindo os líderes.
Quando os líderes e todos os outros funcionários estão envolvidos em promover a inclusão, o processo de construção de uma cultura inclusiva pode ser bem mais fácil.
Crie um conselho de diversidade e inclusão
Um conselho de inclusão é ideal para ajudar a colocar em prática as estratégias de diversidade e inclusão. Esse conselho pode ser ainda mais vantajoso se pessoas de grupos de minorias que trabalham na empresa fizerem parte dele.
Não tolere nenhum tipo de discriminação
Seja você profissional de RH ou empresário, é importante ter em mente que em uma cultura inclusiva não há nenhum espaço para preconceito e discriminação. Sendo assim, se eventos de discriminação acontecerem na empresa, é importante agir para cortar o mal pela raiz.
Invista em acessibilidade
Outro ponto muito importante que também faz parte da inclusão, é a acessibilidade. Uma empresa inclusiva precisa investir em acessibilidade. Como mencionamos, em uma empresa inclusiva, os funcionários precisam se sentir acolhidos e benquistos, mas como um funcionário com deficiência pode se sentir assim em uma empresa que não promove nem os meios de ir e vir dos funcionários?
Dessa forma, as empresas inclusivas precisam ter em mente que a acessibilidade é indispensável.
Foque no bem-estar dos funcionários
Em uma empresa inclusiva, todos os funcionários, não importa se são de grupos minoritários ou não, precisam se sentir acolhidos pela empresa e a empresa precisa promover um ambiente de bem-estar para todos.
Peça ajuda uma consultoria especializada
Se você tiver dificuldade em colocar em prática essas estratégias, você pode pedir ajuda de uma consultoria especializada em diversidade e inclusão. Uma consultoria especializada pode te ajudar a construir uma cultura inclusiva de forma efetiva na sua empresa.
Se você gostou do nosso artigo, compartilhe essas informações com outros empresários e profissionais de RH, para que eles também tenham acesso a esse tipo de conhecimento importante.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil PCDs no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber