Atualmente, muitas empresas estão começando a desenvolver políticas de diversidade e inclusão para diversificar a sua força de trabalho e serem reconhecidas por isso.
Mesmo que muitas pessoas pensem que a diversidade se limita a gênero, raça e cultura, ela vai muito além disso e todos os tipos de diversidade devem ser levados em conta na hora de diversificar a mão de obra de uma empresa.
Um tipo de diversidade que muitas vezes é deixado de lado pelas empresas é a diversidade de PCDs. Empresários ainda possuem muito preconceito em relação a esse grupo de pessoas, pois acham que elas não são capazes de realizar o trabalho tão bem quanto uma pessoa sem deficiência.
Mas esse pensamento é totalmente equivocado e acima de tudo, preconceituoso. Pessoas com deficiência possuem qualidades e capacidade de trabalhar, tanto quanto uma pessoa sem deficiência.
Devido a essas e outras questões é necessário que os empresários e profissionais de RH conheçam as diferentes formas de diversidade, para que possam oferecer oportunidades de trabalho para todos esses grupos de forma igualitária.
Neste artigo vamos abordar justamente os tipos de diversidade que um local de trabalho precisa ter para ser bem sucedido nas políticas de diversidade e inclusão. Mas antes disso, veja qual a importância da diversidade para a sua empresa.
Qual a importância da diversidade no local de trabalho?
Obviamente nenhum empresário deve contratar um grupo minoritário por pena ou para fazer caridade. Na verdade, isso em si seria uma atitude muito preconceituosa. Todo empresário deve realizar contratações pensando nos benefícios que o funcionário pode proporcionar para a empresa e, isso não deve ser diferente ao contratar mão de obra diversa.
Uma empresa pode obter muitas vantagens em contratar mão de obra diversa e essas vantagens devem ser os principais motivos para contratar uma mão de obra diversificada.
Melhor desempenho dos funcionários
Pesquisas mostram que empresas que adotam políticas de diversidade e inclusão, proporcionam um maior acolhimento para os funcionários. Esse acolhimento ajuda os funcionários a se sentirem mais motivados para realizarem as subfunções, aumentando ainda mais o desempenho no local de trabalho.
Mais inovação
A contratação de pessoas com diversas características, traz à tona uma variedade de perspectivas para criação de estratégias e resolução de problemas. Essa diversidade de experiência e opiniões beneficia na tomada de decisões, aumentando a criatividade e produtividade.
Maior receita
Uma das principais vantagens a longo prazo de uma mão de obra diversificada é o aumento dos lucros de uma empresa. Pesquisas mostram que empresas com políticas de diversidade e inclusão, têm uma receita maior e conquistam a participação em mercados maiores quando comparadas a empresas que não possuem políticas de diversidade e inclusão.
Esses resultados podem ser ainda mais especiais se as empresas tiverem líderes com características diversas. Além disso, a diversidade e inclusão também contribuem para uma marca positiva perante os clientes.
Maior pool de talentos
Quanto mais você ampliar a sua rede de diversidade, mais talentos você vai conseguir alcançar. Você pode encontrar os melhores candidatos para preencher as vagas de emprego disponíveis na sua empresa, por eliminar preconceitos inconscientes que servem apenas como barreiras para a diversidade e inclusão no local de trabalho.
Conheça os tipos de diversidade que deve ter em uma empresa
Todos os tipos de diversidade são importantes para que uma empresa consiga conquistar as vantagens mencionadas anteriormente. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre cada tipo de diversidade a seguir.
Raça e etnia
Raça e etnia são fatores muito importantes quando falamos de diversidade no local de trabalho, principalmente quando lembramos das diferentes histórias relacionadas a esses fatores em nosso país e ao redor do mundo.
Por mais que a maioria das pessoas achem que raça e etnia são a mesma coisa, podemos notar algumas diferenças nessas duas características. A raça se refere principalmente a questões biológicas, como cor da pele, cor dos olhos e cabelo, por exemplo. Já a etnia tem mais relação com a geografia e cultura do lugar que a pessoa veio ou pertence.
Pesquisas mostram que a diversidade racial e étnica proporciona resultados significativos para o local de trabalho, pois empresas que possuem esse tipo de diversidade, colhem sólidos retornos financeiros.
Idade e geração
Infelizmente muitas empresas ainda limitam a faixa etária de suas vagas, deixando muitas vezes pessoas com mais idade fora dessa limitação. Para uma empresa que seja atender a todos os tipos de diversidade, é necessário contratar pessoas independentemente da idade que ela possua.
Pessoas com mais idade podem levar para a empresa experiências e qualificações que de outra forma, uma empresa não se beneficiaria.
Gênero e identidade de gênero
Esse também é um tipo de diversidade bem conhecida, visto que muitas empresas evitam contratar mulheres e pessoas que fazem parte do grupo LGBTQIA +. E mesmo que algumas empresas contratem gêneros diferentes, ainda há um forte preconceito relacionado à diversidade de gênero.
É necessário deixar de lado qualquer preconceito de gênero e contratar mais pessoas que estão dentro desses grupos, além de proporcionar um ambiente inclusivo.
Religião
A liberdade religiosa está expressa em lei, como um direito fundamental. Mesmo assim, ainda existe preconceito relacionado a isso no ambiente de trabalho.
Uma empresa com políticas de diversidade e inclusão respeita a religião de todos os funcionários.
Deficiência
Geralmente as pessoas pensam que a deficiência está apenas relacionada a questões físicas, no entanto existem vários tipos de deficiência. As deficiências podem ser classificadas como: deficiência física, deficiência auditiva, deficiência visual e deficiência intelectual.
Se você deseja promover a diversidade, deve incluir pessoas com deficiência na sua empresa, pois elas podem produzir o mesmo desempenho que qualquer outro profissional.
Além disso, não se esqueça de promover a acessibilidade, pois isso também faz parte da inclusão.
Se essas informações foram úteis para você, compartilhe com outras pessoas para que elas também possam ser beneficiadas com esse tipo de conhecimento importante. Ao fazer isso, você estará fazendo parte de uma mudança que está apenas começando.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
@dea_schwarz
Jaques Haber