Como o employer branding afeta o recrutamento e seleção de pessoas com deficiência: quem nunca sonhou em trabalhar em uma empresa como o Google que atire a primeira pedra! Empresas como essa é um grande exemplo de employer branding.
Employer branding significa marca do empregador. Empresas com employer branding são na verdade empresas dos sonhos de todos os candidatos talentosos.
Esse tipo de empresa possui uma imagem interna e externa muito atrativa para os funcionários que já estão lá e para as pessoas que anseiam por uma oportunidade de trabalhar em uma empresa assim.
O employer branding é a identidade de uma empresa bem sucedida que valoriza os seus funcionários. É aquela empresa que oferece uma remuneração justa, possibilita horários de trabalho flexíveis e dá oportunidades a grandes talentos.
Empresas com a employer branding são empresas inclusivas que são reconhecidas em contratar pessoas com deficiência além do número de cotas exigidas.
Mas é importante ressaltar que o employer branding começa de dentro para fora. A empresa precisa ter funcionários satisfeitos, para atrair outros funcionários talentosos.
Se você é profissional de RH talvez esteja curioso para saber como o employer branding pode ser construído. Além disso, se você possui funcionários com deficiência, é necessário saber como isso pode afetar esses funcionários e todos os outros.
Para saber mais fique com a gente e continue lendo esse artigo!
A importância do employer branding no recrutamento
Os recrutadores agora estão adotando uma abordagem mais proativa para atrair e encontrar os melhores candidatos, incluindo aqueles que não estão procurando ativamente por emprego.
Embora possa parecer impossível competir com grandes empresas com nomes de marcas proeminentes, o employer branding pode, na verdade, ser sua arma secreta para atrair os melhores candidatos.
Um employer branding forte tem duas vezes mais probabilidade de ser vinculada à consideração do emprego em comparação com uma marca forte da empresa. Isso significa que desenvolver sua marca de empregador pode ajudá-lo a nivelar o campo de jogo na guerra por talentos.
Pode ser um desafio conseguir novos talentos qualificados, mas se você tiver employer branding, esses talentos irão até você.
Além disso, ter uma marca bem reconhecida te ajuda a reter os talentos que você já possui na sua empresa. Os funcionários que trabalham em empresas com employer branding fortes investem mais e apresentam taxas de rotatividade mais baixas.
E funcionários mais produtivos significam mais crescimento do negócio. Os funcionários felizes sentem orgulho de fazer parte de sua empresa e podem se tornar embaixadores da marca. Por exemplo, eles podem indicar candidatos adequados e criar uma impressão positiva por meio do boca a boca. Isso por si só pode ajudar a melhorar sua marca de empregador sem aumentar seus gastos com marketing.
O employer branding além de conseguir novos talentos com facilidade e reter os funcionários existentes, também ajuda a reter os clientes da empresa. As pessoas querem comprar de empresas que tratem bem seus funcionários. Uma marca de empregador ruim pode fazer com que questionem sua confiabilidade e seriedade.
Como uma empresa pode construir employer branding
Diante de tantos benefícios, talvez você esteja se perguntando como a sua empresa pode criar uma marca do empregador positiva. O primeiro passo é examinar de perto a cultura atual da sua empresa.
Descubra o que as pessoas pensam sobre você como empregador, verificando sites de avaliações de funcionários e clientes e conduzindo pesquisas de funcionários e candidatos. Em seguida, converse com sua equipe para identificar o que precisa ser melhorado.
Inicie uma discussão em toda a empresa e pergunte aos líderes e funcionários como eles veem a cultura da sua empresa. Geralmente, é melhor fazer isso em um ambiente de workshop.
Não se preocupe se as opiniões divergirem, pois é exatamente assim que você fará progresso para criar a cultura da empresa que você e seus candidatos pretendem.
Além disso, um conflito entre sua organização e um funcionário pode manchar a marca da sua empresa.
Quando sentem que estão certos, os funcionários hesitam muito menos em divulgar histórias de trabalho horríveis hoje em dia. E seja por boca a boca ou nas redes sociais, os comentários negativos sobre sua empresa podem se espalhar como um incêndio e ter o poder de arruinar sua reputação.
A melhor forma de evitar tal cenário, além de garantir que todos os seus colegas se comportem de maneira adequada no ambiente de trabalho, é manter os atuais funcionários satisfeitos e manter um bom relacionamento com seus ex-funcionários.
Os candidatos a vagas de emprego também podem divulgar a experiência negativa de um processo seletivo. Por esse motivo, você precisa garantir que sua organização seja capaz de oferecer uma experiência de candidatura de alta qualidade, para todos os candidatos, durante todo o processo de contratação.
Como o employer branding pode afetar o processo seletivo de PCDs
Agora que está claro o que o employer branding, a importância disso e como uma empresa pode fortalecer a sua marca vamos ver como isso afeta o processo seletivo de pessoas com deficiência.
Em suma, o employer branding afeta o recrutamento e seleção de pessoas com deficiência de forma positiva. Isso porque empresas com a marca forte geralmente possuem uma política de inclusão muito favorável, que faz parte da própria cultura da empresa.
Além disso, empresas com employer branding prezam pela qualificação e talento do candidato na hora de realizar a contratação. Sendo assim, pessoas com deficiência que são bem qualificadas podem ser contratadas com base nas suas qualificações.
Empresas com uma marca positiva também contratam pessoas com deficiência não só por causa da lei de cotas, mas essas empresas estendem diversas oportunidades também para PCDs.
Empresas com employer branding forte promovem a inclusão desde a contratação até a retenção de funcionários com deficiência e dos funcionários sem deficiência.
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A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
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Jaques Haber