Como comemorar o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência

Tempo de leitura: 4 minutos

Conscientizar as pessoas sobre inclusão nem sempre é fácil, não é mesmo? Por isso, para o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, trouxemos ideias de ações comemorativas para a data.

um homem branco, cadeirante de rodas, de cabelos castanhos sorrindo enquanto segura um celular. Atrás dele duas mulheres e um homem trabalhando em computadores. Imagem utilizada para dia mundial das pessoas com deficiência.

No dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência.

Essa data surgiu no ano de 1992 e foi criada pela ONU com o objetivo de informar a população sobre os assuntos relativos às pessoas com deficiência.

Além disso, também busca conscientizar a todos sobre inclusão.

Tanto para quem já está desenvolvendo uma estratégia de D&I, quanto para quem ainda não começou, voltar a atenção dos colaboradores para esse dia pode ser uma boa maneira de gerar mais consciência e inclusão.

Por que você deve investir em ações de conscientização no dia 3 de dezembro?

Se você ouve falar no McDia Feliz, duas coisas podem vir imediatamente a sua mente:

Big macs e a saúde de crianças e adolescentes que sofrem com doenças como o câncer.

Com uma campanha aparentemente simples, milhares de pessoas anualmente voltam os olhos para a questão da saúde infantil.

Da mesma forma, comemorar as datas relativas às pessoas com deficiência gera maior senso de responsabilidade (com relação à inclusão e acessibilidade em todos os meios).

Assim, cada vez mais pessoas são impactadas e têm os olhos abertos quanto ao seu papel na inclusão.

Então o que pode ser feito na sua empresa?

Algumas ações e eventos podem ser realizados para trazer a tona a pauta de D&I, por exemplo:

1 – Reconhecer os colaboradores

Ouvir seus colaboradores com deficiência pode mudar o clima institucional na sua empresa.

Nessa data tão importante, tire um tempo para escutá-los, entender suas demandas, promover os melhores funcionários. Não há melhor maneira de reconhecer os talentos!

Aproveitar o dia para premiar os colaboradores que fizeram um trabalho excepcional ao longo do ano também é uma boa forma de gerar um senso de orgulho e gratidão. 

2 – Palestras com palestrantes com deficiência

Diversas empresas descobriram como as palestras podem ser grandes aliadas na promoção de valores. Trazer palestrantes com deficiência (via online ou presencial) é uma ótima forma de conscientizar e aprender sobre como melhorar o trabalho com pessoas com deficiência dentro da empresa. Além disso, deixa o colaborador bem informado sobre o motivo daquela comemoração. No ano de 2020 a iigual realizou diversas palestras para empresas, que puderam destravar seu potencial para inclusão;

3 – Ações com influencers da área

Por que não trazer influencers ou pessoas que dominam o tema da inclusão para conhecer os colaboradores? Hoje, através da internet, é possível unir quem fala com quem precisa ouvir a mensagem. Buscar pessoas com influência e conhecimento sobre a vida das pessoas com deficiência pode tornar o dia ainda mais significativo;

4 – Contratar pessoas com deficiência

Trazer pessoas com deficiência para cargos mais estratégicos e de liderança também é uma forma de ter uma empresa mais inclusiva. Além disso, ter pessoas com deficiência na liderança pode significar um aumento de produtividade, melhora na imagem institucional, maior facilidade em lidar com imprevistos e trabalhar sob pressão, etc. Quando você emprega pessoas com deficiência em cargos estratégicos, está dizendo para toda a empresa (e sociedade) que as pessoas com deficiência são importantes para a empresa, que elas têm voz ativa e podem contribuir mais;

5 – Torne seu site acessível

Existem softwares específicos para tornar os sites acessíveis sem maiores dificuldades.

Um deles é a EqualWeb, que com apenas um clique pode instalar 31 funcionalidades que tornam seu site um lugar para todos, de acordo com as diretrizes internacionais de acessibilidade digital.

Leia mais sobre acessibilidade digital: Inclusão digital: porque você precisa pensar nisso

6 – Inclua pessoas com deficiência nas campanhas publicitárias

Com certeza sua empresa divulga os seus serviços de alguma maneira.

Já imaginou o quanto a imagem de uma pessoa com deficiência tem força para  alcançar milhares de outras?

Esse é o poder da representatividade: gerar conexão com consumidores que se identificam com quem estão vendo representar a marca.

Através de uma publicidade inclusiva a empresa demonstra seu posicionamento sobre inclusão, e motiva outras a fazerem o mesmo.

E não se esqueça: a verdadeira cultura inclusiva se constrói, essas ações devem continuar a longo prazo, e não apenas no dia internacional das pessoas com deficiência. 

Se realizadas de forma constante, constroem um ambiente inclusivo e de igualdade de oportunidades para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *