Como a comunicação pode mudar seu projeto de inclusão

Tempo de leitura: 3 minutos

Dentro das empresas, as falhas de comunicação ainda afetam o desenvolvimento dos projetos de inclusão. Saiba como você pode mudar esse fato!

imagem com vetores de computadores, gráficos, setas e um microfone, representam a comunicação eficaz dentro da empresa

Uma das maneiras mais eficientes de incluir pessoas com deficiência dentro de uma empresa é efetuando um plano de ação.

Ou seja, líderes, gestores e a equipe de RH (ou aqueles que trabalham exclusivamente com foco em inclusão), juntos, desenvolverem uma estratégia abrangente, para estabelecer metas e as formas de desenvolver os projetos de Diversidade e Inclusão.

No entanto, sabemos que em muitos casos, esse não é um trabalho fácil.

Em diversos momentos, a ideia do projeto de D&I chega à liderança, mas não avança e não é executada conforme o planejado.

Mas se nem tudo são flores, é necessário, primeiramente, identificar o que está atrapalhando a inclusão dentro da empresa.

Conforme uma pesquisa realizada pela PwC, um dos erros mais comuns acontecem nas falhas de comunicação.

Toda estratégia de D&I bem sucedida tem um grande engajamento da liderança. Esse é um dos pilares importantes para desenvolver dentro da empresa.

A comunicação regular a respeito da diversidade como um princípio e as atualizações a respeito das prioridades e dos resultados fazem diferença para que a empresa como um todo seja mais inclusiva.

De acordo com uma pesquisa da PwC, 63% dos líderes relataram estar comunicando sobre diversidade e inclusão.

Por conseguinte, o número de empregados que relatam que a organização onde trabalham fornece informações e comunicação sobre inclusão, deveria ser superior aos 63%.

Mas não é isso que acontece. Apenas 42% dos funcionários, das 25 indústrias entrevistadas, afirmaram que as empresas estão comunicando e investindo na mensagem de diversidade e inclusão.

Por não haver uma comunicação eficiente sobre o trabalho realizado para incluir pessoas com deficiência, muitos colaboradores sentem que o tema não é abordado, e muitos líderes sentem que a mensagem é transmitida, mas não chega onde deveria.

E por que um problema como esse pode atrapalhar o plano de diversidade e inclusão da sua empresa?

Pois sem um diálogo eficaz, não é possível para a empresa avançar e melhorar, os colaboradores não se sentem realmente inclusos, e outros nem sequer percebem os esforços da organização, nesse aspecto.

Como resultado, o plano de ação não sai do papel.

Qual é, então, uma boa maneira de melhorar a comunicação dentro da empresa?

Reconhecer que a comunicação é a primeira barreira a ser trabalhada para que esses valores possam ser desenvolvidos verdadeiramente na empresa é o passo mais importante.

A partir desse ponto, os gestores, líderes e RH podem buscar maneiras práticas de aplicar e transmitir os princípios.

Uma das formas mais vantajosas de conscientizar todos os funcionários a esse respeito, é com palestras.

Leia mais: vantagens das palestras online

Por causa da pandemia, hoje sabemos que é possível realizar palestras de qualquer lugar, para qualquer empresa. 

A internet se mostrou uma ferramenta muito útil e através dela é possível comunicar de maneira eficaz, tanto o funcionário que está em home office, quanto aquele que está trabalhando presencialmente na empresa.

O objetivo principal, que é conscientizar e informar sobre as ações de D&I dentro da empresa, se cumpre através de um evento como esse.

Já a comunicação regular (que é outro fator relatado na pesquisa como um dos que precisam ser melhorados), pode ser exercida de diversas maneiras, como em reuniões curtas, semanalmente; através de boletins informativos etc.

A comunicação eficaz vai tornar sua estratégia de inclusão mais eficiente, já que através disso é possível escutar seus colaboradores, aprender no que é preciso melhorar, e comemorar o que já foi alcançado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *