5 Vantagens das palestras sobre diversidade e inclusão na sua empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

Palestras sobre inclusão tem efeito positivo na empresas.

Nuvem de palavras com o título "Cite três palavras associadas com inclusão"
E os termos esccritos: empatia, liberdade, amor, respeito, ntegração paciência, igualdade, participação, justiça, confiança, valores, biológica, abertura,cadeirante,acessibilidade entre outras escritas durante palestras

Na imagem acima, uma nuvem de palavras formada durante palestras.

Inclusão está sempre relacionada com diversidade, mas seu conceito também está associado com empatia, igualdade, respeito, oportunidade, participação, liberdade, pertencimento, responsabilidade e tantas outras palavras positivas.

Uma empresa inclusiva só tem a ganhar. A empresa, as pessoas e a sociedade ganham. Não há perdedores no processo de inclusão.

Uma das maneiras mais eficazes de acelerar o processo de inclusão de uma empresa é através de ações culturais como palestras, webinários, talks, lives, entre outras.

Propiciar momentos de informação, troca, conversa sobre o tema diversidade e inclusão, de forma presencial ou online, virtual, é fundamental.

Existem muitas maneiras de tornar uma empresa mais inclusiva, mas se não houver uma conscientização sobre a importância da inclusão, a estratégia morrerá antes mesmo de cumprir o seu objetivo.

Listamos, então, 5 vantagens das ações culturais, como palestras, semanas de inclusão, eventos em geral, para você não perder a oportunidade de promover avanços na sua empresa:

1 – Mudar o mindset dos líderes.

nuvem de palavras com o título "Cite três benefícios de uma empresa inclusiva", com os termos igualdade, engajamento, inovação, dinâmica, pessoas felizes, clima organizacional, exemplos inspiradores, evolução, pluralidade, capacidade entre outros, escritos durante palestras

Essa imagem, assim como a anterior, foi formada pelos líderes de uma empresa em que palestramos no modelo online.

Todas essas palavras vieram deles! E isso é sensacional!

Fazer com que os líderes de uma empresa se tornem inclusivos fará com que todos os avanços sejam mais significativos, com muito mais impacto em toda a empresa.

Até porque, não adianta somente um setor na empresa ser inclusivo, todos precisam ter esse objetivo em comum.

Por isso as palestras para esse público são tão importantes, mudar o mindset dos líderes mudará também a cultura da empresa.

Aliás, temos isso em mente quando palestramos para essas pessoas.

2 – Facilita a implantação de uma estratégia

Como já mencionamos algumas vezes, mudar uma cultura não inclusiva, para uma empresa que preza pela inclusão de pessoas com deficiência, diversas e plurais pode não ser fácil.

Nesse caso, as palestras ajudam a formar e implantar a ideia de inclusão de pessoas com deficiência.

Isso porque ao aprender mais sobre o assunto, a consequência é que haja uma valorização da causa, com mais pessoas abertas a fazer a inclusão acontecer.

3 – Conscientização

Toda ação cultural promove conscientização.

Porém, para que haja inclusão de pessoas com deficiência deve haver uma conscientização de todos os colaboradores. Assim, poderão entender alguns aspectos que andam junto com o trabalho de incluir, como:

– as pessoas com deficiência não são limitadas, elas podem trabalhar normalmente, basta que tenham recursos de tecnologia assistiva e acessibilidade para suas necessidades específicas;

– assim como qualquer pessoa, pessoas com deficiência têm conhecimentos e talentos que trarão benefícios ao ambiente de trabalho;

– trazem soft skills importantes para o ambiente de trabalho como capacidade de superação, empatia, superação, capacidade de inovação e respeito às diferenças.

Entre muitas outras barreiras que, através da conscientização, podem ser rompidas.

4 – Alinha o propósito

Trazer pessoas que são referência em um assunto para dar uma palestra ou fazer algum evento dentro da sua empresa tem mais um benefício: alinha a visão e o propósito dos colaboradores com a empresa.

Isso mesmo, como os colaboradores poderão compreender melhor o motivo e a importância das ações de inclusão, fazer parte desse processo será mais prazeroso.

Além disso, os colaboradores mudam a percepção que tem da empresa, que passa a ser mais humana em suas contribuições para a sociedade.

5 – Engaja os colaboradores

Mais do que participar, o senso de responsabilidade por um projeto de inclusão deixa de ser do gestor ou do RH, para fazer parte de todo o quadro de funcionários da empresa.

Consequentemente, os avanços em inclusão acontecem ainda mais rapidamente, já que toda a cultura da empresa começa a mudar, em todos os níveis da hierarquia.

Falamos sobre trabalhar com a inclusão neste texto: https://iigual.com.br/blog/wp-admin/post.php?post=180&action=edit

Mesmo na pandemia esses esforços podem continuar acontecendo, via vídeo chamada, durante o home office. Falamos sobre isso aqui no blog:

Já deu pra perceber que as ações culturais só trazem benefícios dentro da empresa, não é? Conte para nós como essas ações acontecem na sua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *