Case de sucesso: empresas que dão um exemplo de diversidade e inclusão

Tempo de leitura: 3 minutos

Hilton, Sodexo, Mastercard, esses são apenas alguns dos exemplos de empresas que tem investido na inclusão como princípio, e estão na lista das mais inclusivas de 2020 nos Estados Unidos, e tem ensinado diversas outras a seguirem o mesmo rumo.
empresas e inclusão representada por blocos com símbolo de pessoas com deficiência, em uma mesa

Temos o costume de avaliar uma empresa de acordo com o serviço oferecido.

Se os preços são acessíveis a nossa realidade, se os produtos tem qualidade…

Utilizamos uma régua muito curta ao escolher onde consumir e qual empresa apoiar (porque quando você compra um produto de empresa X, está apoiando o trabalho que ela desenvolve).

É claro que todos esses fatores são importantes, mas conhecer os valores éticos e sociais de uma empresa também é necessário.

Isso porque ao apoiar uma empresa, você está apoiando também aquilo que ela acredita.

Consumir de um negócio que se importa com a inclusão e a diversidade é uma ótima maneira de chamar a atenção das demais empresas para que também abracem essa causa.

Algumas companhias nos Estados Unidos têm dado um exemplo no que diz respeito a inclusão, e tem ensinado diversas empresas a fazerem o mesmo.

Por exemplo, de acordo com a DiversityInc, a principal pesquisa que avalia a diversidade e inclusão nas empresas estadunidenses. Ela foi realizada com base em dados colhidos com mais de 1000 funcionários.

Essa pesquisa determinou o ranking das empresas que mais se destacam em inclusão.Confira alguma empresas inclusivas em 2020:

Confira algumas empresas inclusivas em 2020:

Em primeiro lugar, Wells Frango & Company;

No segundo lugar, Northrop Grumman Corporation;

Terceiro, Dow;

No quarto lugar, a empresa do ramo de hotelaria, Hilton; Seguida por Sodexo, Eli Lily and Company e Mastercard, no 5°, 6° e 7° lugar, respectivamente.

O que o DEI – Disability Equality Index – diz sobre a inclusão nessas empresas

O DEI é uma iniciativa desenvolvida por líderes empresariais e especialistas e defensores dos direitos das pessoas com deficiência.

Essa ferramenta qualifica as empresas, com notas de 0 a 100 em diversos aspectos da inclusão e diversidade dentro dos negócios.

Alguns resultados obtidos pelas pesquisas revelam o quanto as empresas americanas são um verdadeiro case de sucesso:

84% das empresas firmam compromissos com a diversidade e inclusão, mencionando as pessoas com deficiência.

54% possuem um conselho de diversidade com a inclusão de pessoas com deficiência em foco.

Para notarmos que esse compromisso é real: 93% das empresas mencionam empregar um executivo sênior, reconhecido mundialmente como pessoa com deficiência.

Mas o que isso reflete na imagem e no trabalho exercido por essas empresas?

Certamente todas elas são grandes referências mundiais em seus ramos.

Com proporções no mercado e influência em quase todo o globo.

Quando essas empresas assumem um compromisso com a inclusão, notam uma melhora na imagem corporativa, crescimento na identificação de consumidores com os valores do negócio, impacto positivo gerado na sociedade, etc.

O mais importante: uma empresa preparada para receber todas as pessoas, e extrair o melhor de cada colaborador, independentemente de possuir ou não alguma deficiência, conquista muito mais clientes, se torna muito mais resiliente e enfrenta melhor as crises.

Leia mais: Práticas para tornar o mercado de trabalho mais inclusivo

As empresas que se destacaram em seu trabalho com inclusão e diversidade no ano de 2020 nos deixam um exemplo: é possível incluir e tornar a sociedade um lugar mais aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *