Se todos na sua equipe fossem exatamente como você, as coisas provavelmente seriam mais fáceis. As pessoas responderiam antes mesmo de você perguntar e todos atenderiam às suas expectativas de forma perfeita.
Mas felizmente essa não é a realidade do mundo! Possuímos uma diversidade de pessoas quase infinita, seja por características de personalidade ou físicas. Você como um bom líder deve aprender a lidar com cada pessoa, independentemente das suas características.
Ter uma equipe diversificada não se trata mais de uma questão social. Pesquisas mostram que empresas que possuem colaboradores com características distintas obtêm melhores resultados em diversos campos do negócio.
Mas para que essa diversidade seja aproveitada de forma eficaz, é necessário que os líderes sejam inclusivos, promovendo uma cultura na empresa que abrace a todos, independentemente do sexo, cor ou deficiência.
Pesquisas também apontam que quando o líder dá o exemplo de manter o ambiente de trabalho inclusivo, os outros funcionários que não se enquadram em grupos de minorias, acabam sendo incentivados por meio do exemplo do gestor a promover também um ambiente inclusivo.
Para te ajudar a aprimorar as suas habilidades para gerir uma equipe diversa, desenvolvemos esse artigo que vai mostrar a importância, os desafios e algumas dicas para você liderar uma equipe com pessoas de características diferentes.
Importância de ter uma equipe diversa
Por mais que a mídia constantemente foque na importância da diversidade, as empresas demoraram um pouco para entender a necessidade de contratar funcionários diversos. Isso, por sua vez, gerou um grande atraso nas instituições no que diz respeito a formar equipes diversificadas.
Quando a sua empresa prioriza a contratação de minorias, como pessoas com deficiência, você está evoluindo a sua empresa para outro patamar. Isso com certeza vai te deixar à frente dos seus concorrentes.
Além disso, trabalhar com uma equipe diversa pode proporcionar alguns benefícios notáveis para toda a equipe e para a própria empresa. Ter uma equipe diversa pode proporcionar o seguinte:
- Inspirar a criatividade e impulsionar a inovação
- Aumentar a compreensão do mercado local
- Fomentar a sensibilidade cultural
- Desbloquear oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional
Desafios de gerenciar uma equipe diversa
Mesmo que gerenciar uma equipe diversa proporcione benefícios claros, precisamos te deixar atento aos desafios que podem surgir, para que você não se desanime no caminho quando enfrentá-los.
Esses desafios geralmente são impostos por você mesmo, pois se trata principalmente de questões pessoais que você precisa vencer.
O primeiro desafio pode ser a sua inexperiência. Liderar uma equipe diversa envolve conviver e lidar com pessoas que possuem experiências e expectativas diferentes das suas. Algumas dessas experiências talvez você nunca tenha passado e nem sabe como lidar.
Para exemplificar, digamos que na sua equipe você tenha alguns funcionários com deficiência, mas você nunca lidou com pessoas com deficiência, não sabe como se referir a eles da forma certa e nem o que cada deficiência envolve.
Outro desafio que você precisa lidar para liderar uma equipe diversa são seus próprios preconceitos. Às vezes, mesmo que nossa autoconsciência possa nos ajudar a identificar algumas lacunas na diversidade, nossos preconceitos podem nos impedir de ver os outros.
Por exemplo, talvez você ache que possuir uma equipe com negros e homossexuais vai preencher a lacuna de diversidade na sua empresa. Mas a diversidade vai muito além disso. Você precisa deixar seus preconceitos, mesmo que inconscientes de lado e contratar também pessoas com deficiência e outros grupos.
Coisas que um líder precisa desenvolver para liderar a equipe
Existem algumas habilidades que um bom líder deve desenvolver para gerir uma equipe diversa. Essas habilidades devem ser desenvolvidas com o objetivo de transformar a empresa em um ambiente totalmente inclusivo.
Uma das habilidades essenciais que precisa ser desenvolvida é a gestão de conflitos. Em uma equipe diversa podem surgir alguns conflitos que muitas vezes destaquem preconceitos dos membros da equipe. Você como lidar precisa estar preparado para intermediar essas situações.
Se você tem dificuldade nesse sentido, talvez seria interessante realizar um treinamento em com toda equipe, incluindo você, para que todos aprendam a lidar com conflitos. Esse treinamento pode abordar várias questões necessárias.
Outras habilidades que o líder precisa desenvolver são habilidades de inteligência emocional e autoconsciência. A autoconsciência vai te ajudar a lidar com seus próprios sentimentos e pensamentos em relação a sua equipe. A inteligência emocional vai te ajudar a lidar com os sentimentos e pensamentos dos outros.
3 dicas para liderar uma equipe diversa
Finalmente, vamos ver algumas dicas de liderança para gerir uma equipe diversa de forma efetiva.
Escute para entender, não para responder
A chave para se comunicar e se conectar com funcionários de todas as origens e pontos de vista diferentes em relação ao local de trabalho é escutar.
Conheça cada funcionário e suas preferências, tanto pessoal como profissional. Descubra o que eles estão pensando e sentindo e aprenda a quais mensagens e motivadores eles respondem melhor.
Em seguida, descubra o que os motiva a colaborar como uma equipe. Líderes que podem entender e aceitar as preferências, aspirações, valores e crenças das pessoas e construí-los criarão uma equipe mais engajada, produtiva e bem-sucedida.
Seja o líder
Seu papel como líder é preparar sua equipe para o sucesso e se sua equipe for bem-sucedida, você também será.
Reúna-se com sua equipe e trace um propósito e uma visão claros e crie um roteiro para o futuro. Pense sobre as barreiras e desafios que podem obstruir o sucesso de sua equipe e colha sua diversidade de ideias.
Seja flexível
Todas as pessoas têm coisas muito diferentes acontecendo em suas vidas pessoais e, como resultado, nem todos podem se comprometer com os horários de trabalho tradicionais 100% do tempo.
Mostrar flexibilidade e sensibilidade aos desafios das pessoas fora do local de trabalho fará com que você ganhe respeito e confiança. Isso também permitirá que você atraia e retenha talentos reais e, provavelmente, melhore a produtividade como resultado.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também tenham acesso a essas dicas importantes. Ao fazer isso você estará fazendo parte de uma mudança que está apenas começando.
A Iigual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.
Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e acesse as redes dos nossos fundadores:
Andrea Schwarz
http://linkedin.com/in/andrea-schwarz
Jaques Haber