Você já pensou na estratégia de inclusão e diversidade da sua empresa? Essa estratégia tem funcionado?
Queremos propor algumas dicas para o projeto de diversidade e inclusão da sua empresa sair do papel.
Toda mudança empresarial precisa estar conectada a cultura da empresa. Do contrário, será um esforço mecânico, que não atinge todos os âmbitos dela, só um cargo ou setor.
Como fazer para gerar, dentro da empresa, uma mudança de larga escala?
Começando!
É isso mesmo, temos a tendência de pensar que só vale a pena mudar quando o resultado é rápido, mas projetos de diversidade e inclusão de pessoas com deficiência (assim como qualquer projeto de diversidade) exigem atenção constante, e muitas vezes começam com pequenos passos.
Afinal, não queremos uma empresa onde as pessoas com deficiência sejam apenas contratadas, queremos empresas onde elas estejam de fato incluídas.
Todas as pessoas são diversas, carregam uma história particular e com as pessoas com deficiência isso não é diferente.
Por isso, precisamos enxergar e reconhecer que são muito mais do que as suas deficiências. São compostas por diversas outras características como sua orientação sexual, etnia, raça, gênero, idade, além de suas experiências de vida, valores, habilidades, competências e conhecimentos.
É isso que torna cada pessoa única e é com esse olhar que a empresa deve trabalhar qualquer ação para efetivamente incluir a todos.
Então, anote essas dicas para sua empresa avançar em diversidade e inclusão:
Estabeleça metas e comunique internamente:
Ao estabelecer metas de diversidade e inclusão, será possível entender
– Aonde a empresa está;
– Aonde quer chegar;
– Em quanto tempo.
Assim, tendo esses dados em mãos, será possível começar a comunicação interna, que para ser eficiente, deve alcançar todo o corpo de colaboradores.
- Perceba os primeiros resultados:
Identificar os primeiros resultados será fundamental, porque dessa forma a empresa poderá ajustar o que não funcionou, comunicar (e também ouvir) os colaboradores a respeito e continuar fazendo o que deu certo.
Ou seja, se pergunte sempre o que você já fez até aqui, o que deu certo e o que pode melhorar.
- Baseando em diversidade e inclusão, tenha sempre em mente onde a empresa quer chegar
Já dissemos como é importante ter metas.
Porém, as metas só fazem sentido se forem baseadas em um propósito maior do que números. Como a estratégia de inclusão de pessoas com deficiência da sua empresa, pode gerar impacto positivo?
- Continue trabalhando em prol da diversidade e inclusão
Mesmo depois que a estratégia for implantada com sucesso, o trabalho não terá terminado.
Até porque o mercado, objetivos da empresa, colaboradores, mudam. E é para que os ganhos em diversidade não se percam, é importante manter a atenção e o foco em continuar incluindo.
- Mapeie as minorias
Para que seja oferecido aos colaboradores um ambiente seguro, autônomo e de igualdade de oportunidades, é necessário saber quem são as pessoas que sua empresa está alcançando.
Primeiramente, conheça as necessidades e os desafios que esse grupo enfrenta, dentro e fora e da empresa.
Escutar seus colaboradores é uma das melhores maneiras de entender onde a empresa precisa melhorar.
Falamos mais sobre o recrutamento e seleção aqui: https://iigual.com.br/blog/2020/04/22/5-dicas-para-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-na-sua-empresa/
A inclusão de pessoas com deficiência dentro das empresas é só o começo de uma jornada de inclusão na sociedade, que está ao alcance de todos. A iigual tem trabalhado para garantir esse ambiente dentro das empresas. Tendo empregado mais de 18k de pessoas, desde pessoas com deficiência, idosos, mulheres e LGBT+, em diversos ramos. Juntos, acreditamos em um mundo para todos, sem rótulos.