COMO SE ADAPTAR À QUARENTENA SEGUINDO O EXEMPLO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Tempo de leitura: 4 minutos

A pandemia do novo vírus COVID-19 nos obriga a mudar alguns hábitos e adotar o isolamento social. A adaptação ao novo tempo pode ser muito mais simples se aprendermos com quem domina o assunto. Saiba como se adaptar à quarentena da melhor maneira.

O mundo virou de cabeça para baixo, por todos os lados só se ouve falar sobre uma coisa: novos casos de infecção pelo Corona vírus. E para reduzir a transmissão, o governo tem adotado algumas medidas preventivas, fechando estabelecimentos públicos, paralisando as aulas ao redor do estado e pedindo a todos que não saiam de casa. Esse novo tempo pede medidas especiais para cada um se adaptar à quarentena.

Muitos de nós sentimos uma imensa dificuldade em sair da rotina para aderir ao isolamento social, mas essa medida é, hoje, a de maior resultado e importância, e por isso, para ajudar você a passar por esse momento de maneira leve e proveitosa, trouxemos algumas formas de se adaptar ao novo seguindo o exemplo dos mestres da adaptação: as pessoas com deficiência. Dá uma olhada nessas dicas:

  • Seja paciente:

As coisas voltarão ao normal, os locais públicos reabrirão, as lojas voltarão a vender, voltaremos a visitar nossos avós. Mas o momento, agora, exige de nós paciência para não colocar em risco a nossa vida, e de todos que estão ao nosso redor. Quando olhamos para o caso de uma pessoa que tem alguma deficiência (sendo ela física, intelectual etc) , podemos notar que sempre foi necessário que o mesmo desenvolvesse paciência, tanto com pessoas que não sabem lidar com as mais diversas situações, quanto para atravessar alguns percalços que não são novidade, mas que dificultam a qualidade de suas vidas.  Seja paciente consigo mesmo, com os que estão ao seu redor, e com o momento de isolamento.

  • Aprenda todos os dias:

A quarentena nos dá, diariamente, uma oportunidade nova de aprender. Toda pessoa que possui alguma deficiência sabe aprender o novo, de novo. Eles nos dão um exemplo ao dominar tarefas das mais diversas formas. O seu tempo em casa pode ser um momento de aprendizado sem igual, você pode estudar idiomas, desenvolver um hobbie, tocar um instrumento ou se aperfeiçoar na sua profissão. Diversas plataformas online disponibilizaram cursos gratuitos de diversos temas. Aproveite!

  • Não se deixe levar pelo medo:

Sim, o cenário é preocupante e tem sido considerado por muitos como caótico. Mas não precisamos nos desesperar. Você pode se adaptar à quarentena. Diariamente pessoas com deficiência e seus familiares por todo o mundo encaram o medo frente a frente, e passam por ele sem pestanejar. O medo – do futuro, da falta de oportunidade etc.- não os paralisa! Pelo contrário, é por vezes um combustível para lutar por mudanças, acessibilidade e um mundo mais igualitário. Diante das notícias ruins, respire fundo e enfrente o seu medo!

Estamos em dias únicos, onde temos a oportunidade de aprender a viver com mais empatia, sendo mais humanos, por muito tempo andávamos presos ao egoísmo, olhando apenas para nós mesmos e nossos interesses. Talvez esse seja o momento ideal para repensarmos nossos valores e olhar para cada ser humano sem preconceitos e rótulos. Podemos formar um mundo melhor, começando hoje.


Olá, nós somos a Iigual uma consultoria de inclusão e diversidade no mercado de trabalho.

Nós acreditamos na igualdade. E valorizamos as diferenças!

A iigual acredita na igualdade de oportunidades para todos.

Se você precisa contratar pessoas com deficiência e talentos diversos está no lugar certo. 🙂

Trabalhamos por um mercado de trabalho inclusivo, que valoriza a diversidade, que enxerga cada profissional com respeito pelas suas diferenças e além de suas limitações ou qualquer outra característica isolada.

Se você precisa contratar talentos diversos nos mande uma mensagem (11 97410 6303). Será um prazer conversar.

Se você quer se candidatar em nossas vagas para profissionais com deficiência clique aqui:

https://iigual.pandape.com.br/

Os sócios fundadores da iigual são Andrea Schwarz e Jaques Haber, um casal com mais de 20 anos de experiência como empreendedores sociais na área da inclusão diversidade no mercado de trabalho.

Juntos, já incluíram mais de 18.000 pessoas com deficiência, de todas as raças e etnias, gêneros, idades e perfis diversos em quase 1000 grandes empresas.

Quer sua empresa mais inclusiva, mais diversa, mais iigual?

Então conecte-se com a gente!

Andrea Schwarz

  • Linkedin

http://linkedin.com/in/andrea-schwarz

  • Instagram

dea_schwarz

Jaques Haber

  • Linkedin

http://linkedin.com/in/jaqueshaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *