ACESSIBILIDADE DIGITAL: VOCÊ SABE O QUE É?

Você sabe o que é acessibilidade digital?

Você sabe o que é acessibilidade digital?

Muitas pessoas acham que acessibilidade se resume a rampas na entrada de edifícios, elevadores com numeração em braile ou banheiros para cadeirantes.

Na verdade, a acessibilidade vai muito além da arquitetura de um local. Você já pensou em como um deficiente visual faz compras pela internet, utiliza as redes sociais ou aplicativos de transporte por exemplo? Imagine a dificuldade que uma pessoa surda ou cega tem em usar uma internet que não é desenvolvida pensando nela.

Além disso, acessibilidade digital é uma variedade de recursos que proporcionam uma navegação e interação na internet por qualquer pessoa (independente das dificuldades), sem ajuda de ninguém. Em uma web acessível, todas as pessoas conseguem entender e interpretar o conteúdo dos sites e redes sociais.

Por isso, a acessibilidade digital não serve apenas para pessoas com deficiência, mas também para idosos e pessoas com baixo letramento.

Embora hoje em dia o mundo esteja conectado e as empresas atendam seus clientes online, laboratórios disponibilizem o resultado de exames pela internet, alguns documentos só podem ser solicitados via web. É de extrema importância que cada vez mais a web seja um lugar para todos.

Segundo a W3C (órgão que regulamenta a acessibilidade digital) apenas 2% dos sites governamentais brasileiros são acessíveis. E quando falamos dos sites gerais, somente 1% deles são acessíveis.

Mas afinal, o que é um site acessível? É o site que deve seguir algumas regras básicas de programação, essas regras servem para que uma pessoa possa aumentar a fonte dos textos, mudar o contraste, e também disponibiliza opção de acessibilidade para surdos, entre outros recursos. Você pode ler mais sobre algumas dessas normas no site da W3C .

Por fim, acessibilidade na web é uma pauta que precisa de atenção, e você pode hoje fazer parte do time que constrói uma internet sem barreiras.

Afinal, em uma internet acessível, todos saem ganhando.

Jaques Haber

“Você muda o mundo quando muda sua cabeça” Jaques é um visionário, otimista por natureza, focado e persistente. Casado com Andrea e pai de dois filhos. Empreendedor social é cofounder da iigual consultoria especializada em inclusão e diversidade no mercado de trabalho. Para ele sucesso se mede pela capacidade de gerar impacto positivo. Ama tecnologia, praticar esportes e comer. Sempre ao lado de sua família e amigos. Conheça mais sobre ele no seu perfil do LinkedIn

Postagens recentes

As empresas mais ricas do mundo estão preocupadas com diversidade e inclusão?

Boa parte das empresas mais ricas do mundo se destacam não apenas pela quantia imensa de capital que possuem, mas…

1 dia atrás

Entenda como as empresas que contratam para trabalhar pela internet podem ser mais inclusivas

Entenda que as empresas que contratam para trabalhar pela internet não apenas podem, como devem estar atentar as questões de…

2 dias atrás

Desvendando a tecnologia assistiva: ferramentas para inclusão efetiva

A tecnologia assistiva é muito importante para que a inclusão aconteça de forma eficaz. Isso porque, são os recursos que…

3 dias atrás

Estratégias de diversidade e inclusão das empresas multinacionais

Há muitas empresas multinacionais que se destacam por adotar práticas e políticas que tornam o ambiente de trabalho um local…

4 dias atrás

A importância das habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho

Ter pessoas na equipe com habilidades socioemocionais é vital, em especial, para as empresas que querem criar um ambiente de…

5 dias atrás

Valorize as competências interpessoais para promover espaços inclusivos

Em um mundo que valoriza a diversidade, é crucial ter boas competências interpessoais para criar espaços inclusivos. Além disso, essas…

1 semana atrás

Este site usa cookies.