TRABALHANDO A INCLUSÃO NA CULTURA DA EMPRESA

Ações culturais têm potencial para revolucionar a sua empresa, e podem ser uma excelente maneira de trabalhar as estratégias de inclusão.

Toda empresa comprometida com o seu desenvolvimento oferece meios para que seus colaboradores continuem crescendo, tanto profissionalmente como nas habilidades interpessoais.

Você já pensou em como faz diferença, para a cultura da empresa, realizar palestras, sensibilizações, semanas temáticas (por exemplo, uma semana da diversidade), entre outros?

Como costumamos dizer, incluir é muito diferente de contratar. Algumas empresas podem pensar que basta contratar pessoas com deficiência para serem inclusivas.

Mas isso não é verdade.

A inclusão é um processo, que tem efeito cascata, não deve ser uma preocupação do RH, mas de todos os líderes, gestores, coordenadores, e deve alcançar os colaboradores também.

Para isso, uma das melhores estratégias ao investir na mudança cultural da sua empresa é trazer pessoas que são referências no assunto, para falarem, ensinarem, sensibilizarem a respeito da inclusão.

Inclusive, você pode levantar os dados necessários para entender a comunidade de pessoas com deficiência.

Quem tem relevância no meio? Quem tem ensinado as boas práticas de inclusão através da sua experiência?

Após entender quem pode ajudar, é importante planejar as palestras, treinamentos e eventos que ocorrerão.

Antes da pandemia, era necessário pensar em gastos de deslocamento, locação de alguns espaços para a realização dos eventos, entre outros.

No entanto, o mundo agora é digital. Por isso, ficou ainda mais fácil “trazer” palestrantes e referências da área, já que agora as reuniões podem acontecer remotamente, de forma online.

E até a palestra ou a ação planejada para mudar a cultura da empresa também se torna mais inclusiva, uma vez que pessoas de todos os lugares e diferentes estados também poderão participar.

Nós, da iigual, temos visto a cultura de muitas empresas mudarem radicalmente, através desses trabalhos de inclusão.

Fazemos palestras para a alta liderança das empresas (leia aqui https://iigual.com.br/blog/2020/06/01/5-vantagens-das-palestras/) porque dessa forma, a empresa pode se tornar inovadora, colaborativa e responsiva às mudanças do mundo e das necessidades dos seus clientes; assim como para gestores, RH, e colaboradores em geral.

Para cada público, existe uma abordagem diferente e customizada, que deve ser considerada para servir ao papel de cada um na construção de um programa de inclusão.

Quanto mais conhecimento seus colaboradores e gestores tiverem a respeito de inclusão, mais proveitoso será o processo de incluir pessoas com deficiência na empresa, que consequentemente, terá um ambiente cada vez mais aberto, humano e positivo.

Andrea Schwarz

“É muito fácil enxergar a limitação de uma pessoa com deficiência. O desafio é enxergar além, aquilo que a pessoa é capaz de fazer” Andrea é uma mulher forte, pró ativa e determinada, empreendedora social, casada e mãe de dois filhos. Empreendedora social é cofounder da iigual consultoria especializada em inclusão e diversidade no mercado de trabalho criada com base em sua experiência de vida ao adquirir uma deficiência e se tornar cadeirante aos 22 anos de idade. Para ela não existe desafio que não possa ser superado. Ama viajar, moda e curtir sua família e amigos. Conheça mais sobre ela no seu perfil do LinkedIn

Postagens recentes

As empresas mais ricas do mundo estão preocupadas com diversidade e inclusão?

Boa parte das empresas mais ricas do mundo se destacam não apenas pela quantia imensa de capital que possuem, mas…

2 dias atrás

Entenda como as empresas que contratam para trabalhar pela internet podem ser mais inclusivas

Entenda que as empresas que contratam para trabalhar pela internet não apenas podem, como devem estar atentar as questões de…

3 dias atrás

Desvendando a tecnologia assistiva: ferramentas para inclusão efetiva

A tecnologia assistiva é muito importante para que a inclusão aconteça de forma eficaz. Isso porque, são os recursos que…

4 dias atrás

Estratégias de diversidade e inclusão das empresas multinacionais

Há muitas empresas multinacionais que se destacam por adotar práticas e políticas que tornam o ambiente de trabalho um local…

5 dias atrás

A importância das habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho

Ter pessoas na equipe com habilidades socioemocionais é vital, em especial, para as empresas que querem criar um ambiente de…

6 dias atrás

Valorize as competências interpessoais para promover espaços inclusivos

Em um mundo que valoriza a diversidade, é crucial ter boas competências interpessoais para criar espaços inclusivos. Além disso, essas…

1 semana atrás

Este site usa cookies.